Web Analytics

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

[Rapidinha] Sangue na blogosfera... o foco está correto?

Bom pessoal,

Agosto foi um mês terrível para a renda variável brasileira no tocante a Bolsa de Valores e FII. E quando muitos achavam que o pior podia ter passado, veio setembro.

Duas quedas fortes seguidas em um ano já ruim de resultados.

Soma-se isso ao fato do dólar ter disparado e atingido a sua máxima histórica.

Ao mesmo tempo, os juros sobem sem parar (e a inflação também), tornando os títulos de renda fixa mais atraentes e, por movimento de oferta x demanda, aumentam o fluxo para os mesmos e diminuem para renda variável...

Afinal de contas, como sobreviver neste caos da renda variável?


A questão é muito mais complexa. Muitos investidores de FII pensam em seus aluguéis e criam n+1 motivos justificando-se. O Soulsurfer é um que sempre os elogia muito. Mas no fim das contas, é só mais um instrumento de renda variável, atrelado ao mercado imobiliário. Não precisa ter feito faculdade pra entender algo simples: se o mercado imobiliário estiver ruim, os FII também irão estar. Não há milagre, é o lastro deles.

Outro que no começo do ano veio falar foi o Troll. O adivinhão dizia que a Petrobras tinha chegado ao fundo na época... rs

Como mencionei algumas vezes, investir no Brasil tem um problema adicional ao dos investimentos nos países de primeiro mundo: moeda fraca. Enquanto formos um país de terceiro mundo, nossa moeda estará sempre na mira do risco. E este ano isto tem se mostrado lindamente.

Gostaria de comentar, rapidamente, um estilo de vida que o Soulsurfer leva, que seria o de ter investimentos no Brasil e depois utilizar este dinheiro para viver e viajar pelo mundo afora (como o mesmo faz agora).

Notem o movimento que está ocorrendo: aluguéis caindo e dólar subindo. O investidor perde nas duas pontas. E quando perde nas duas pontas, perde muito e muito rápido. Só o dólar teve uma alta de quase 50% só este ano e de uns 60% nos últimos 12 meses.

Haja inflação e juros de renda fixa pra acompanhar!

Mas comecei pra falar uma coisa e acabei não falando...

Ao entrar na renda variável, principalmente bem no começo, uma boa dose de ingenuidade e inocência tomava conta de mim. A fórmula do enriquecimento parecia ser simples, de diversas maneiras. Escolha a maneira com a qual você quer ficar rico! rs

Mas a realidade é mais complexa. Bem mais.

Lembro de uma operação que fiz, sem entender nada de opções. Resolvi comprar R$ 900 de umas opções bem OTM da Petrobras. Acho que elas estavam a 0,14. Em um dia, elas foram pra 0,09 e no dia seguinte para 0,07. Nesta época eu era estagiário e estes 900 reais eram em torno de 40% do meu "suado dinheirinho".

Mas pq diabos entrei nisso? O retorno. Eu via aqueles percentuais e pensava que poderia duplicar, triplicar o dinheiro em apenas uma semana, por exemplo. E este é o erro.



O erro não foi operar as opções, instrumento com o qual eu não tinha a mínima ideia de como se comportava. O erro foi investir olhando pro possível retorno, pro lucro.

Este é o maior erro. E é um erro cometido por 99% dos investidores que não conseguem auferir lucro no mercado.

O investidor deve buscar seus investimentos de forma a limitar o prejuízo. E esta mudança de condução numa estratégia de gestão de carteira é fundamental.

E antes que você fale: "Ah, então é só colocar tudo na renda fixa." Bom, veja o dólar aí...

Creio que a maioria dos resultados da blogosfera está atrelada justamente a esse tipo de condução das carteiras...

Depois volto com um artigo mais detalhado sobre o assunto, mas que fique claro: esqueça o retorno! Foque no prejuízo máximo!

Abraços a todos e bom fim de semana!

ps - quem tiver ganhando dinheiro com venda coberta do bostter, levanta a mão!
o Bas.tter ensinou VC perder dinheiro e latir poste aqui
a lista de preços médios tá hilária! kkkkkkkkk

35 comentários:

  1. É por isso que eu prefiro empreendedorismo , pois sempre achei loucura deixar minha grana para ser administrada pela mão dos outros .
    Pois quem ganha de verdade são os caras que tem a máquina na mão , tipo um Buffett , Soros , Lemann da vida .
    O resto só se fode , não é muito diferente de baladas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos devagar, Mauro. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

      O mercado financeiro oferece uma excelente oportunidade de renda variável a muitas pessoas. Nem todos possuem perfil empreendedor.

      No entanto, é necessário entender o que ocorre. Nossa economia hoje vai mal e tudo indica que irá continuar piorando. Então, fica fácil ver agora que foi um mau negócio ter entrado.

      No entanto, se vivêssemos época de ouro, como a década 2000, qualquer coisa ia pro alto.

      O que quis colocar no texto é que é importante que o investidor entenda que o foco dele é na sobrevivência, no prejuízo máximo. Por quê? Simples: quando a época boa voltar, qq coisa sobe, é só surfar.... mas se quebrar a prancha antes, vai surfar como?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Tesouro está fudido somente para quem não levar até o vencimento.

      Excluir
    4. Prezado, contigo a discussão será ou judicial ou por meio do desafio feito no meu blog.

      Excluir
    5. HM, vou deletar seu comentário. Não gosto de ofensas gratuitas no meu blog. Se vc tem algo contra alguém, peço que no meu espaço guarde isso para si. Vou copiar abaixo o seu trecho.

      Soulsurfer,

      desculpe ter deixado passar, mas eu não fiquei no PC ontem; sempre que posso eu vejo, apago essas coisas. Sobre investimentos, não tenho nada a adicionar. Foram apenas duas passagens simples.

      HEAVY METAL - 2 de outubro de 2015 18:51
      Fala, maluco! A merda no Brasil para quem investe se chama RISCO GOVERNO. Estes safafos bolivarianos do PT destruíram nossa economia. Investir em qualquer coisa exceto drogas, se tornou de muito risco. Tesouro está fudido, socialismo só dura enquanto durar a grana alheia. Digamos que você seja um cara avesso a riscos, está com tudo na Renda Fixa. Qual a garantia de receber este dinheiro se algo der errado? Apenas o FGC, ainda assim 250.000,00 por CPF e por instituição. Feliz quem comprou dólar, eu perdi o bonde de comprar 400.000,00 em espécie nos 1,90 - sim, tive esta oferta e não comprei. Achei arriscado demais. Mas , na mesma época o Stulberg publicamente já falava que estava comprado em dólar e "vendido" em Brasil. Perdi uma dica excepcional, de um cara foda e de graça. Vida que segue e você está correto (e muito): haja juros de renda fixa para compensar inflação (real!!!) e a explosão do dólar. Nenhuma renda fixa supera os custos atuais absurdos das coisas no Brasil. Nosso dinheiro está virando pó, nossos juros não cobrem a disparada da inflação real que estamos vivendo e este ciclo vicioso vai cada vez mais cavando um buraco em nosso patrimônio.

      Excluir
    6. Isso mesmo, Dimarcinho, corre pra apagar, até mesmo para não entrar no litisconsórcio com o HM... hehehe

      Excluir
    7. Agressões gratuitas são vetadas.

      Infelizmente ele conseguiu desviar totalmente o foco do post, que é sobre Gestão de Risco, Gestão de Carteira....

      Excluir
    8. É o cúmulo da ignorância alguém investir em LCI, LCA etc, de bancos, e criticar o TD. Sabe qual a confiabilidade de MUITOS bancos, empresas e operações financeiras? Títulos do governo. Não só aqui como em boa parte do mundo.

      TD pode dar m#rd@? Pode claro, tudo pode.
      Mas não tenha dúvida, quando isso ocorrer, as LCx já terão rodado BEM ANTES, mas BEM ANTES mesmo. Detalhe: tesouro pode imprimir dinheiro. #fikadika

      Excluir
  3. O grande problema dos colegas de blogosfera, me incluo na lista, sãos as apostas no sentido de obter grandes lucros em pouco espaço de tempo. Estou coma carteira recheada de micos que foram comprados neste sentido, se eu tivesse feito o feijão com arroz estaria bem melhor hoje. Não compro mais os micos, mas vejo por aí muita gente ainda comprando. E não é só na blogosfera. Por exemplo, vejo familiares e amigos que trabalham na Petrobras comprando PETR4. Eles sabem que a empresa possui alta tecnologia pois trabalham lá, sabem que a empresa não vai falir, e isto dá uma falsa segurança para eles, mas desconsideram pontos básicos: que a empresa irá sofrer qd o petroleo estiver em baixa, irá sofrer quando o dolar aumentar, irá sofre quando o governo executar uma propina, etc. Mas na intenção de obter ganho alto e rápido já que a cotação do papel é extremamente volátil vão lá e compram o papel. No final o sujeito fala: se não der certo vai ficar para longo prazo. Aí eu falo, amigo, não compre Petro, compre Ambev, Cielo, Ultrapar, e minhas palavras entram em um ouvido e saem por outro.

    Enfim, acho que a blogosfera precisa mudar o foco sim, mas a maioria dos colegas está apenas começando, as carteiras mais antigas têm no máximo 4 anos. E o que são 4 anos na vida de uma pessoa que começa aportar nos seus 24? Bora aprender com os erros e bola pra frente, só não ganha dinheiro deste Brasil quem não quer ou não tem acesso às informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uorrem, você está fazendo recomendação de ativos agora? Então pelo menos recomende corretamente, ok?

      Longe de querer defender qualquer empresa, seus motivos para não comprar PETR4 estão todos furados. Várias empresas (não apenas PETR4), irão sofrer com dólar alto e todas vão sofrer com esquemas de corrupção descobertos. A queda do preço do petróleo é a grande responsável pela derrocada da cotação da ação, pois coloca em risco a viabilidade dos projetos da empresa. Mas você é capaz de predizer o que vai acontecer com o preço do petróleo? Ninguém é, e por isso mesmo é direito de cada um ter seus palpites aqui. E o fato de a empresa ser "inquebrável" é, sim, um motivo a ser levado em consideração por quem analisa a entrada no papel. Isso está longe de ser uma falsa sensação de segurança.

      Ninguém tem que comprar apenas uma empresa da bolsa e também é surreal achar que um investidor B&H acerta todas análises. Uma carteira diversificada e balanceada ainda é a chave para o sucesso.

      Para fechar, comete o mesmo erro quem faz all-in em qualquer empresa da bolsa sem contar um insider (o que é crime), seja Petro, seja Ambev. O diferencia dos ganhos nesse caso é a sorte de cada um.

      Excluir
    2. "seus motivos para não comprar PETR4 estão todos furados"
      A discussão começou e terminou nesta frase, nem vou render assunto. Continue comprando sabichão, para não perder do IBOV segundo seu motivo já dito, rs.

      Excluir
    3. Que fatality o Uó deu no Troll.
      Realmente trolleta, vc poderia ter dormido sem essa.
      O Uó está coberto de razão e sim, ele pode recomendar ativos, afinal, tem experiência prática com compra e venda de ativos. E vc, tem VIVT na carteira ? kkkk Tem PETR ? kkkk, fala sério...!

      Poney

      Excluir
    4. Se eu fosse o Trolleta depois dessa me retirava uns 2 meses da blogosfera e voltava de mansinho rs

      Excluir
    5. Concordo em parte com ambos (Uó e Troll).

      Obter ganho alto e rápido é possível, mas não é possível fugir da relação de risco x retorno. Ganhar muito e rápido? Estará correndo um risco altíssimo (basicamente, perder tudo).

      Já concordo com o Troll na questão dos pontos levantados pelo Uó. Sim, a empresa sofre com a alta do dólar. Ao mesmo tempo em que se beneficia de sua baixa. Você sabe do caminho do dólar no tal longo prazo? Da mesma maneira, se o petróleo sobe, ela ganha. Na verdade, era até o contrário: a gestão do governo era tão maluca, que quanto mais alto era o valor do petróleo, maior era o prejuízo (da área de abastecimento... rs) (claro, é bem mais complexo, mas era bem por aí). Mas nas CNTP, petróleo sobe, melhor pra ela. Vc tem como saber como o petróleo irá se comportar nos próximos anos? Lembro que apesar do bafafá de hj sobre a queda do petróleo e isto estar causando uma crise, gostaria de lembrar que os dois choques do petróleo foram por uma ALTA nos preços. Cacete! Pessoal precisa se decidir: quando sobe muito é crise. Quando cai muito é crise. Afinal, como é?! rs

      A Petrobras vive seu melhor momento operacional da história. E vive, também, seu pior momento financeiro.

      E, neste ponto, o Troll se equivocou ao dizer que a empresa é "inquebrável". Ela pode até ser, mas isso será ao custo de muita engenharia financeira, que irá, inevitavelmente, prejudicar o pequeno investidor (como uma capitalização, por ex). A empresa pode estar bem e sobrevivendo, mas isso não quer dizer que, necessariamente, será bom para o acionista. Existem muitas variáveis envolvidas.

      Este é outro ponto muitas vezes esquecido: o que é bom para a empresa não é, necessariamente, bom para o acionista...

      Excluir
    6. A impressão que tenho é que se trata de uma empresa muito boa para trabalhar (lado técnico avançado) mas para o investidor comum (a grande maioria), deve-se manter distância. O cara pode fazer uma bolada em curto tempo, como estes últimos 30% de alta, como também pode amargar uma dilapidação de investimento de metade do capital em poucos meses. Melhor ficar fora. O último que tentou pegar o timing na veia comprou nos 11, rs.

      Excluir
    7. Desde a capitalização que a Petrobras não vem sendo um bom papel para o pequeno investidor, é verdade. Mas os escândalos de corrupção foram a gota d'água.

      Excluir
  4. "O investidor deve buscar seus investimentos de forma a limitar o prejuízo."

    O pior é que você fez isso ao comprar aquelas opções ... Limitou o prejuízo a R$900,00, mas limitou, hehehe. Mas o problema é justamente o que tu falou: o olho cresce e o sujeito enxerga a possibilidade de ganhar "MILHÕES" !! Sem nem saber ao certo se isso é realmente possível. (ao menos do jeito que ele está fazendo)

    Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Zé,

      na verdade eu nunca imaginei que a operação poderia ter dado errado. E, a época, acho que eu tinha uns 3mil, então era arriscar quase 30% de todo o patrimônio (ridículo, mas era) em uma única operação.

      Excluir
  5. Oi, Di Marcinho, acho que só depois dos próximos dois mandatos do Lula, em 2026, será possível analisar essa pretensa incapacidade do PT. Ainda é cedo para saber.

    Sempre votei em PT e vou continuar achando o PSDB ridículo. Logo, votarei em Lula na próxima.

    Se a bolsa a cair, pode ser interessante vender a descoberto. Isso dá lucro de vez em quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Anônimo,

      a incompetência na gestão do PT é notável. Fora a roubalheira, rs

      Lula não volta, ele não é burro...

      Excluir
  6. Se as pessoas se concentrassem mais em comprar ações que odiar partido x ou y, haveria mais lucro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que são duas coisas que podem ter ligação, mas são focos mto diferentes...

      Excluir
    2. Aloisio Mercadante. Marca este nome e a nova urna INDRA (deus da tempestade hindu que faz de tudo para que outros não entrem no seu lugar de indra). E deu.

      Excluir
  7. "Este é o maior erro. E é um erro cometido por 99% dos investidores que não conseguem auferir lucro no mercado.

    O investidor deve buscar seus investimentos de forma a limitar o prejuízo. E esta mudança de condução numa estratégia de gestão de carteira é fundamental."

    Assinado: Bastter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não...

      Bastter é:

      "Trabalhe e invista o dinheiro em boas empresas. Se ela ficar ruim, saia. Se continuar boa, fique."

      Em nenhum momento limita-se prejuízo dessa maneira, mto pelo contrário..... rs

      Excluir
    2. você não tem assistido os videos do bastter

      ele fala muito em não se preocupar com o quanto vai ganhar, mas o quanto pode perder

      ele fala inclusive muito sobre não olhar rentabilidade, que não serve pra nada

      esse seu discurso do post é igual ao do bastter, você pode não aceitar, mas é a mesma mensagem

      Excluir
    3. A rentabilidade não serve pra nada, mas ao mesmo tempo que vem que vigiar o quanto pode perder?

      É sério isso?

      Excluir
  8. dimarcinho, fazia muito tempo que não passava por aqui, mas resolvi vir aqui ver qual foi a treta que estão falando.

    Não entendi nada o tom irônico para o "sangue na blogosfera". Parece até que você está vibrando com as rentabilidades negativas dos blogueiros em RV. Mas a suposta perda no curtíssimo prazo serve de avaliação para estratégias de longo prazo?

    Discordo em partes do trecho "O erro foi investir olhando pro possível retorno, pro lucro. Este é o maior erro. E é um erro cometido por 99% dos investidores que não conseguem auferir lucro no mercado.". Na minha opinião este é o maior erro dos investidores que visam o curto prazo, mas não é o caso da blogosfera que visa a I.F. e o ganho no longo prazo. Neste caso, na minha opinião, o maior erro é inconsistência na manutenção da estratégia no longo prazo.

    Mas fala uma coisa, qual está sendo sua estratégia vencedora? Saiu da RV, é isso? Poderia dar mais detalhes?

    Pelo visto o blog permanece na mesma toada nonsense.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado EI,

      em momento algum vou vibrar com a desgraça alheia. Keine Schadenfreude.

      Depois vc me explica qual a diferença entre o longo prazo e a soma de muitos resultados de curto prazo.

      Como minha estratégia é furada e só tenho prejuízos, como vcs gostam de falar, não vejo sentido em compartilhá-la....

      Pelo visto toada nosense continua mesmo, mas não aqui.... rs

      Excluir
    2. Prezado dimarcinho,

      Que legal, pelo visto está aprendendo alemão também.

      Se você não consegue entender a diferença entre estratégia de longo prazo e de curto prazo fica difícil continuar a conversa.

      Eu gosto de falar que sua estratégia é furada e só tem prejuízos? de onde tirou isso? Estou te perguntando qual a sua estratégia vencedora em um momento de turbulência como este. Se você se predispõe a escrever no blog que as estratégias dos blogueiros (ou da blogosfera) está errada, subentende-se que você tem uma estratégia melhor. É só curiosidade mesmo, mas não tem obrigação de compartilhar nada.

      Abraços

      Excluir
    3. Eu, realmente, gostaria de saber qual a diferença PRÁTICA entre estratégias de curto e longo prazo.

      A única estratégia de longo prazo que vejo a maioria aplicando é a de comprar papéis de empresas boas e rezar para que elas continuem boas no longo prazo... se é que podemos chamar isso de "estratégia"....

      Excluir
    4. dimarcinho,

      Como eu disse, não vou continuar esta conversa.

      Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...