Web Analytics

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Acompanhamento Mensal - Dezembro de 2014

Fala, galera! Fechando dezembro de 2014, ano de eleições, ano de Copa, ano de muita coisa boa, muita coisa ruim. Neste mês em específico, não houve o rally de final de ano e o Ibovespa derreteu. Mas vamos ao que importa!
Apresento primeiramente a carteira e a variação nominal dos papéis, o que não inclui dividendos, bonificações, splits ou grupamentos. Se for o caso, farei uma observação.

Papel
Novembro
Dezembro
30/nov
31/dez
Var%
BBAS3
29,70
23,90
-19,53%
CGRA4
18,40
17,28
-6,09%
CMIG3
14,75
13,80
-6,44%
CPLE6
35,27
36,27
2,84%
CRIV4
3,34
3,39
1,50%
ETER3
3,38
3,25
-3,85%
NATU3
35,27
31,81
-9,81%
PETR4
12,84
10,03
-21,88%
POMO3
4,18
3,39
-18,90%
TRPN3
11,30
10,70
-5,31%
VALE5
19,93
19,18
-3,76%
XPCM11
84,00
80,00
-4,76%
A única maneira de utilizar uma correta comparação com outros instrumentos financeiros é utilizando o Sistema de Cotas. Através dele é que podemos avaliar a correta variação patrimonial dos ativos.
Data Movimentação
Variação
31-jul-14
3,74%
31-ago-14
6,93%
30-set-14
-9,86%
31-out-14
-2,55%
30-nov-14
-6,95%
31-dez-14
-8,70%
Pelo Sistema de Cotas a carteira obteve uma rentabilidade de -8,70%. Por ser uma carteira 100% em renda variável, o índice que utilizo como referência é o IBOV, que este mês obteve rentabilidade de -8,52%.
Comentários:
Este mês perdi mais uma vez para o Ibovespa. A grande culpada é a Petrobras, com uma queda de incríveis -21,88% e também Marcopolo, onde entrei novamente há alguns meses e este mês também derreteu forte: -18,90%. Outra que contribuiu foi Natura. A coisa só não anda pior, pois vendi Banco do Brasil a R$ 34. Mas mesmo com isso tudo, a carteira teve uma queda próxima ao do IBOV, então também nem dos piores do mundo em termos de comparação, mas péssimo em termos de resultado absoluto.
Pior que eu havia ACHADO que tinha feito uma proteção em Petrobras, mas não o fiz. Minha ordem não entrou e só percebi dias depois, após as quedas fortes. Um erro operacional meu e é bom não esquecermos que eles acontecem. Garoteei, fato. E na Bolsa não há espaços para erros. Se a sorte não lhe acompanha, é o melhor lugar onde a percepção do “aqui se faz, aqui se paga” fica bem evidente.
Em termos anuais, o IBOV fechou em -2,91% e a minha carteira teve desempenho desastroso: -13,8%.
Foram dois anos seguidos de quedas fortes, sendo que neste ano o IBOV me deu uma surra, indicando que a condução da carteira precisa de mudanças.
Fiquei muito tempo assistindo ao show de horrores sem fazer nada. Mas isso está prestes a mudar.
Abraços a todos!


11 comentários:

  1. Olá dimarcinho, tenho uma grana que irei antecipar o financiamento do carro, ganhando um bom desconto. Vai sobrar no orçamento o suficiente para comprar mensalmente o lote de ações de VALE5. Recomenda? Acredito que mesmo com cenário mundial ruim, mesmo se VALE5 ficar algum tempo patinando enquanto faço meus aportes, irá ser melhor que a poupança não é? Ainda mais que não pagarei imposto por venda das ações até 20 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, JBCEN,

      o investimento em renda variável depende de vários motivos. Não é uma decisão tão simples quanto aparenta. Eu recomendo que vc busque algum conselheiro financeiro para lhe ajudar nessa decisão.

      []s!

      Excluir
  2. Dimarcinho,

    Apesar das nossas divergências, fiquei feliz ao saber que você realizará mudanças na sua carteira. Espero que você tenha sabedoria para fazer isso e desejo um melhor desempenho para nós em 2015!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Amigo,

    Sou adepto da análise fundamentalista (AF) e de value investing. Utilizo várias técnicas de valuation, entre elas FCD. Talvez por isso gosto do seu blog.

    Algumas coisas eu não entendo em sua carteira. Você investe em 4 estatais. Isso viola talvez o primeiro mandamento do VI: a empresa para se investir precisa ter boa governança. Não existe boa governança em estatais. Ponto. E ponto final. Não tem "mas" nem "meio mas". Pode ser estatal do governo federal, estadual ou municipal. É estatal, estou fora, mano.

    Você tem Marcopolo e Natura na carteira. Analisei POMO4 e NATU3 para ver se valiam a pena e não encontrei valor nelas. Usei várias técnicas de valuation (FCD e análise de múltiplos, tais como PEG e YPEG, entre outros) e nada. Não tem valor intrínseco. POMO4 talvez seja boa para fazer trending following, mas não com vistas de B&H numa carteira fundamentalista. Talvez você tenha usado parâmetros muito otimistas na análise de FCD para encontrar valor nelas. Inclusive, Natura está mais de dois anos bem precificada. Há dois anos a justificativa para investir em NATU3 seria que a ação seria uma espécie de "growth stock", mas nem isso ela revelou ser.

    De banco médio você escolheu CRIV4. Se é para ter banco médio na carteira, escolhesse o melhor banco médio da Bolsa: o ParanáBanco (PRBC4). Ele tem melhor governança e mais valor intrínseco.

    É natural que todo mundo comete erros em "stock picking" (já cometi os meus). Mas de tempos em tempos temos que reavaliar a carteira. Boa sorte na empreitada.

    Feliz 2015! Que a Bolsa seja sorridente para nós no próximo ano!

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Anônimo,

      Natura eu entrei no oba-oba. Foi um erro e já admiti isso por aqui.
      Marcopolo eu vejo valor.

      Sobre a governança, tens razão. Mas a Petrobras sustenta o país. Se ela vai pro buraco, vai tudo junto.

      Sobre o PRBC4, nunca parei pra analisar ele, vou dar uma olhada.

      Vlw pela contribuição e bom 2015 pra ti tb!

      []s!

      Excluir
  4. Surra, surra e surra. Voce acha que ganhou ao vender BB em 34. Fica se vangloriando toda hora, aí pegou o dinheiro e fez o que? Comprou Petro? Melhor se tivesse ficado no Bb.
    Que papo é esse de achar que tinha feito a protecao e que a ordem nao entrou? Seu grande erro é nao admitir os proprios erros.
    No final de novembro sua carteira foi massacrada nos comentarios e voce estava defendendo com unhas e dentes, agora em 1 mes tudo mudou?
    Da pra ver que voce esta perdido
    boa sorte na nova estratégia, mas para dar certo, precisa mudar a mentalidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou me vangloriando de nada. O dinheiro ficou na conta.

      Não fiquei defendendo minha carteira, deveria prestar mais atenção ao que foi discutido.

      []s!

      Excluir
    2. Marcio, voce é muito estranho. Pare de achar pelo em ovo. Sua carteira apanhou do ibov porque ela tem um beta alto, quando ibov cai ela cai mais, mas quando sobe ela sobe mais. Pare de ficar achando explicacoes complexas em coisas simples.
      Se mexer muito na sua carteira agora vai perder 2x

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...