Web Analytics

quarta-feira, 16 de julho de 2014

[Rapidinha] A inflação acelerada e a péssima educação, inclusive financeira, do brasileiro...

Fala, galera! Hoje vi o comecinho do programa da Ana Maria Braga e ela começou falando sobre inflação. Foi feito um "estudo" de preços reais e comparado com o IPCA.

Clique aqui para ver o vídeo.

Duas coisas assustam neste vídeo (mas não surpreendem):

1) Os preços subiram muito, mas muito acima do índice oficial de inflação. Creio que aqui a maioria sabe, mas na verdade o IPCA é uma média. Ou seja, comida contribui com X%, eletricidade com Y% e assim vai. Para ver a composição clique aqui.


Note que a inflação oficial do período ficou em torno de 26% e os produtos chegaram a valores muito, mas muito acima disso. O arroz, em quinto lugar, 85% de alta! VAI GOVERNO!

2) A incrível ignorância matemática do pessoal que participou. Notem: ao começar o ranking, com o arroz em 5º lugar (85%) a menina que apresenta o programa começa a perguntar ao pessoal sobre o 4º lugar (99%), quanto valeria esta ranking. Uma mulher responde: 60% !!!!!!!!!!!!!!!!!! Depois para o 3º lugar (108%) uma responde: 10%!!!!! Daí vem o 2º lugar (134%), que ela brinca de leilão: 70%, 75%, 85%, 120% !!!!!!!!!! Aqui, pelo menos uma chutou coerente.

Gente, elas nem ENTENDERAM o que estava acontecendo. Estavam chutando valores inferiores ao último apresentado, sendo que era um ranking crescente. Isso é um problema grave de interpretação...

Se a pessoa não consegue entender algo simples como isso, mal sabe fazer contas com percentual, o que dirá sobre educação financeira?

Tenho um amigo próximo que é ótimo administrador financeiro, nunca se enrolou com dívidas e tudo mais. Mas quando se fala em educação financeira é um completo desastre. Nunca tira o dinheiro da Caderneta de Poupança, tem medo da renda fixa e já discutiu algumas vezes comigo que Renda Fixa rende menos que a Caderneta! Sim, ele acredita nisso! E quando junta uma grana suficiente, só gasta em dois lugares: ou obra em seu apartamento (diz que sempre está precisando melhorar, rs) ou troca de carro, sempre pegando um zero, é claro!

Adivinhem quantos ativos esse meu amigo tem? rs

Enfim, esta é a nossa educação. Infelizmente. E tem gente que defende.... rs

Abraços!

42 comentários:

  1. Bánoite, prófis...

    Li, mas não entendi, rs
    Vc tá falando mermo em Ana Maria Braga? =8^O
    Pô, primeiro preciso de uma note de sono fiquei meio atordoado... kkk

    Mas por coincidência, um amigo (sacana...kkk) me enviou esse troço aqui, rs
    Dá uma lida e se surpreenda.....
    Acho que bobagem por bobagem - com certeza - esse meu link vence esse teu link com a Aninha Brega, rs

    Divirta-se: http://www.empiricus.com.br/o-fim-do-brasil/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha

      Ana Maria Braga começa logo após o Bom Dia Brasil; to terminando de me arrumar, normalmente, nessa hora; como começou o assunto com inflação, resolvi ver no q ia dar..... rs

      ............
      .........
      ........
      .......
      .....
      ...
      ..
      .

      Pourraaaaa!! Texto grande pra cacete!!!!!!!! Eles tão precisando de alguém no dpto de Marketing pra vender melhor os produtos.... rsrsrs

      Sobre a situação econômica do país como ele descreve, sinceramente, não duvido nada. Apesar de ter achado o tom mto dramático, a situação está bem ruim...

      Mas resumindo o cenário dele, eu iria sugerir: NTN-B de CURTO prazo (se for de longo, juros altos vão detonar demais, a inflação não acompanha), LFTs, dólar, ouro e grana fora do país, rs

      Na real, acho melhor sair do país, kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Bondia, prófis...

      Ehhh... semana enrolada; mas só rescaldo do primeiro semestre. No final tudo deu marromeno 80% certo, então devo ficar fora uns dias, rs. Recado aos meus imitadores: sejam mais originais! kkkkk

      O texto é pavoroso. De um primarismo sem tamanho, rs. Sem contar a retórica de caixeiro viajante, tipo, eu sou isso e aquilo e posso "provar" minhas previsões... kkk. Porra, provar o futuro? Mais se assemelha a uma passional carta política do que exatamente imparcial um relatório econômico / financeiro. Nada mais é que uma leitura de recortes das manchetes economicas dos ultimos meses sendo as mesas "estendidas" para o futuro como verdades imutáveis. É assim: se nos ultimos dias vc lê boas notícias, vc enxerga um longo futuro promissor; mas se ao contrário lê notícias ruins, então toooodo o futuro fica assustador. Marketing puro, só que da pior qualidade pra amealhar migalhas com assinaturas baratas de gente simplória que frequenta e sonha em ficar ricos lendo dicas pela web. Em que nível chegaram esses meninos.... No melhor estilo portelão / HC. Pelo menos esses 2 são subproduto de orkut... Mas eles? Vergonhoso.

      Não é questão de duvidar ou não. Mas não tem como prever "como" será o drama economico caso ocorra. O que ele faz é afirmar que veremos uma reprodução igual ao cenario dos anos 80, rs. Isso não existe. Caso ocorra outra recessão ela terá outra forma, outra concepção e novos dilemas. Pode até ser bem pior, mas nunca igual ou mesmo semelhante. Quando algo é previsivel, logo é passivel de correção, rs.

      E no final prometem formas seguras de não só de se proteger, como também de ganhar dinheiro com a recessão, pqp! E ainda dizem: mesmo que minha previsões estejam erradas, tudo bem, porque no final VOCE ainda assim vai ganhar dinheiro com nossos conselhos, tutoriais, relatorios, videos e assinaturas... kkkk

      Porra se EU vou ganhar dinheiro com as dicas dos cabras independente se suas previsoes vão se concretizar ou não, então fodam-se as previsões! Vamos somente praticar lá os 4 ou 5 "preceitos" enumerados no final que a coisa é CERTA! KKKKK

      E um exagero emocional se baseando na pouca idade e experiencia dos meninos e web. Contou uma historinha altamente distorcida que o pai perdeu um imovel porque tinha um financiamento contratado ANTES do plano collor e aí como o dinheiro no banco foi confiscado então não pode pagar e perdeu o imovel. Porra, o dinheiro bloqueado na epoca não desapareceu. Vc recebia extratos mensais dos valores bloqueados e podia usá-los pra pagar financiamentos contratados antes do plano: os valores saiam da conta bloqueada do devedor e iam para conta bloqueada do credor. Os valores só não podiam voltar pro mercado corrente durante um periodo de 1 ou 2 anos, não lembro ao certo o prazo. A grande merda foi que era comum muita grana aplicada em banco (por conta da inflação que precisava ser "corrigida" diariamente) então existia muita gente fina (KKK) que mantinha caixa 2 em contas laranjas nos banocs. Aí é que foi o sururu da grita geral da turma dos "ricos"... kkkk Esses, óbvio, tiveram que "perder" a grana aplicada porque pra resgatar teriam que se identificar e justificar a origem, rs. E não estou defendendo plano collor, fui altamente prejudicado na epoca porque a economia como um todo entrou em recessão forte. Mas se tem uma coisa que quebra a credibilidade de uma critica é distorcer a realidade e fatos passados.

      Excluir
    3. Agora andarei realmente sem tempo... Mas depois vou tentar "desvendar" com calma aqueles 5 topicos marcados com #.. kkk O que me deixou mais curioso foi a a tal "estrategia segredo dos 100%"; o tal "ativo mais valioso do mundo"; "como investir no exterior" e o mais incrivel: "o que fazer com as ações da petro destruida". Porra, se tá destruida, vc vai fazer o quê, rs?

      ps - o autor dessa "carta" num programa na tv gazeta sp que eles bancavam (infelizmente as copias no youtube já foram devidamente apagadas) certa vez um arroubo de confiança disse que tinha todas as suas economias investidas em Inepar na época (2010 ou 2011)... Agora pergunto: lá no inicio da "carta" ele arroga pra si a glória de ter "enriquecido" muitos de seus clientes. Sinceramente fica complicado acreditar, tendo já conhecido os discursos passados dos cabras.... rs

      Excluir
    4. Jonas,
      O texto é interessante. Porém, possui claramente uma agenda, tanto é verdade que no final ele tenta vender um produto, o que para mim já retira um pouco a seriedade. Comento apenas os pontos técnicos levantados. Sobre o tema, creio que a opinião do Mansueto Almeida (possui um excelente blog) é muito mais fundamentada. Ele é um ferrenho crítico da “nova matriz econômica” e o foi desde 2010. Porém, ele em uma opinião muito mais equilibrada, num programa do globo news ele disse que a situação não é tão ruim, mas há espaço sim para piorar no médio prazo. Um cenário pintado no texto seria mais coerente para 2019 se continuarmos a fazer a mesma coisa, não em 2015.

      Abraço

      Excluir
    5. “uma economia pautada no assistencialismo”
      - qual é a base para isso? Todo economista sério sabe que o foco em despesas sociais nasceu com a constituição de 88, não com o bolsa-família que aliás representa um percentual baixíssimo do PIB.

      “Falência das contas públicas”
      - qual é a base para isso? Problemas nas contas públicas não se confunde com falência.

      - taxa de investimento baixa e em declínio – concordo

      - inflação fora do centro da meta – ok. Porém, ela está em patamar similar a outros países emergentes. A situação não é cômoda, mas longe de ser desesperadora.

      - “em desonerações, a inflação ronda 8,50% ao ano.”
      Qual é a fonte disso? Os preços administrados representam 25% do IPCA. O que eu lembro de ter lido é que os preços administrados represados pudessem significar algo em torno de 1% de inflação a mais, não 2%.

      - indústria do etanol prejudicada pelo controle de preços – Concordo (externalidade negativa não prevista pelo governo, ou se prevista demonstra incompetência).

      - crescimento do gasto público para 22% do PIB com queda do investimento em formação bruta de capital fixo – Concordo, e realmente mostra incompetência.

      - O IED do Brasil realmente não cobre o déficit em conta corrente, e precisamos de investimento em carteira. Porém, o IED do Brasil é ainda alto e cobre cerca de 70/75% do déficit. Além do mais, o Brasil possui 375 BI de dólares em reserva, o que sem dúvida dá resiliência para choques externos advindos da retirada de liquidez mundial. Os efeitos dessa retirada de liquidez são bastante incertos tanto sobre os emergentes, bem como sobre os ativos dos países desenvolvidos. É realmente uma preocupação, mas não sei se é desesperador;

      - desemprego e taxa baixa porque as pessoas não procuram emprego. Ok, é verdade, porém essa é a forma de se medir desemprego e sempre foi assim em todos os governos. Portanto, se a taxa é baixa por causa dessa sistemática (e a PNAD contínua realmente mostra taxas de desemprego maior), isso não pode ser considerado um diferenciador apenas associado ao governo atual.

      - setor de energia. É complexo, e não saberia opinar, mas a opinião do texto foi um pouco simplória no ponto em minha opinião;

      - Petrobrás. A situação piorou, mas a empresa está longe de estar destruída. O texto quase que inteiramente foca apenas na queda de valor de mercado, o que sabemos que pode ser um erro. A questão da dívida realmente é preocupante, mas a empresa está longe de falir, aliás não se pode prever, mas é possível que daqui uns 5/6 anos a empresa atinja um ponto de inflexão na produção do pré-sal. O Di Marcinho pode opinar melhor sobre isso.

      - indústria. Concordo com o texto.

      - “Depois de represar preços por dois anos, o Governo precisará soltar as amarras em 2015. Somente esse movimento, supondo uma liberação única, deve colocar a inflação brasileira em 10% ao ano.”
      Creio que aqui é puro achismo, não há nenhum cenário onde a inflação chegue em tão pouco tempo a 10%, e não será pelos preços administrados;

      - “Combinando o repasse integral das tarifas públicas represadas e a desvalorização esperada do câmbio, entendo que a inflação brasileira pode chegar a 12% ao ano, para uma meta de 4,5%.”
      A cada 1% de subida do dólar corresponde a 0,05% no IPCA, assim 20% de desvalorização chegaria a 1% de IPCA. O autor fala em dólar batendo em R$ 2,50, assim fica contraditório. Ele num momento afirma que a inflação poderia chegar a 10% pelos preços represados, e depois adiciona mais 2% pelo efeito câmbio. Para subir 2%, o câmbio teria que se desvalorizar 40%, o que faria o dólar ultrapassar R$ 3,00, não sendo condizente com o câmbio proposto pelo autor de R$ 2,5.

      - “Não haveria surpresa em vermos taxa Selic de 15% ao ano”.
      Para 2015? Difícil hein.

      - ” Com efeito, a inflação brasileira já estaria acima da meta e beirando os 10% ao ano caso as tarifas de energia e os preços da gasolina não estivessem sendo controlados.”
      Num momento anterior do texto, o autor fala em 8,5% do IPCA sem represamento, nessa parte do texto fala que estaria quase em 10%. O autor tem que se decidir.

      Excluir
    6. Este tipo de texto é muito comum na internet: conta-se uma longa história, muitas vezes com exemplos pessoais ou de parentes próximos, de maneira q esta história culmine em algo positivo DEVIDO ao que o autor fez e, então, o autor apresenta a venda do seu método. Essa galerinha dos blogs faz isso o tempo todo. Aquele vídeo do HC qdo lançaram a tal tríade foi ridículo, contando a história de vida dele. Sério, ridículo.

      Anônimo 17 de julho de 2014 12:42, achei o tal produto misterioso muito provavelmente fosse o o ouro. Mas vendo sua fonte, deve ser isso mesmo, kkkkkkk. "Quem compra terra nunca erra!" rsrsrsrs

      Sobre a inflação:
      http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2013/12/06/precos-nao-controlados-pelo-governo-sobem-mais-de-7-em-um-ano/

      Se os preços do governo rondam inflação em torno de 1% e possuem peso em torno de 25%, então para chegar próximo aos 6,4%, é fácil achar que os preços não administrados estão com inflação de ~8,2%. Próximo ao DOBRO da meta!!!!!

      Sinceramente, entendo que a inflação está sim descontrolada. O governo está utilizando estas medidas heterodoxas de controle de preços, que já foi provado que não funciona.

      Sobre o setor elétrico, vc disse ser complexo. Mas eu concordo com ele: medidas desastrosas. Só conseguiram retardadar a inflação e destruir a credibilidade de um setor q era considerado um dos mais sólidos do país.

      Sobre a Petrobras, é fato que o governo está se ESFORÇANDO MUITO para destruí-la. No entanto, os números não mentem: dívida que não consegue ser paga = falência da empresa. É verdade, o pré-sal está aumentando sua produção rapidamente. Foram implementados dois programas de otimização (PROCOP e PROEF) que estão funcionando muito bem, diga-se de passagem. Mas para tudo há limites. Se o governo conseguir a proeza de conseguir a empresa de Petróleo que há alguns anos era a 6a maior do mundo é pq tem algo MUITO, mas MUITO errado.

      Não entendo de contas públicas, então sobre este ponto não posso opiniar.

      Mas que o país está numa merda, isso é inegável. É só comparar nossos números que são os pilares de qq governo: saúde, educação e segurança.

      Excluir
    7. Olá, Márcio!
      A inflação não está descontrolada, descontrole é na Argentina e na Venezuela, por exemplo. Aqui a inflação está persistentemente alta, mas é mais baixa do que Índia e Turquia, por exemplo, apenas para citar dois emergentes importantes.
      Também creio que os preços administrados são um problema, mas eles não estão represando 2/2,5% de IPCA e foi isso o que o texto disse.
      Torcemos para que o próximo governo seja quem for tenha o compromisso de levar a inflação para o centro pelo menos (o Aécio disse que dá para levar para 3% em 2018, apenas não diz como vai fazer isso).

      Sim, o setor de energia é complexo. Alguém aqui saberia esmiuçar todos os termos técnicos, todas as questões da concessão, se já tinha havido amortização completa ou não, se os preços de amortização propostos pelo governo eram corretos ou não. Eu não tenho a mínima ideia, e creio que apenas uma dezena de pessoas no país inteiro saiba responder todas essas perguntas técnicas.
      O fato é que a intervenção do governo foi desastrosa, a nossa energia continua uma das mais caras do mundo, e vai sobrar para o consumidor.

      Sobre se o país está na merda ou não, isso é daquelas conversas que dá pano para manga.

      Abraço!

      Excluir
    8. Ah, e em que pese a questão de vender ou não material e de algumas inconsistências técnicas, achei a primeira parte do texto (tirando os arroubos emocionais) interessante. Há gráficos e informações bem interessantes, como aquele da "boca de jacaré" entre a produtividade da indústria e o crescimento real da demanda (apontado por muitos economistas como um dos maiores, se não o maior, problema da economia brasileira). Cabe ao leitor filtras as informações que acha pertinentes ou não.

      Abraço!

      Excluir
    9. Interessante o que apontou o anon 12:04 / 12:42.
      Fico devendo, mas depois vou conferir seus links.
      E essa então de terra agricola, se for isso mesmo... putz. Invcrível, rs
      Mas gosto de conferir, como tb até ficar por dentro desses troços (gosto estranho, eu sei...kkk)

      ****

      Soul, rs

      Como eu disse antes andarei um pouco fora da web. Terei mais uma ou duas semanas com outros compromissos. Diria até bons compromissos! A sorte andou sorrindo pra mim nos negócios do primeiro semestre... Sorte é tudo e mais 10%, rs

      Portanto se eu não te responder não é desatenção. Mas vou te pedir um favorzinho: não me chame mais de jonas... kkkk Pode me chamar de mizfio, gnomo, fdp, zéroela, rintimtim, o que bem entender. Mas esse nome é fueda; por um lado me faz rir, mas por outro incomoda. As vezes eu o uso em memória e homenagem do antigo mestre de orkut (o famoso "maluco do ouro" e arauto do apocalipse que tb "vendia" pela web a solução para o fim dos tempos...kkk) e que tb foi o "preceptor" (KKKKK) de figurinhas como portelão, HC, dona ostra e outros cotados pela web. Ele sumiu do mapa há um bom tempo, então vamos tentar não mexer com os "esquecidos"... Foi falha minha usar esse nome, ok? rs

      Resumindo, então: essa "carta" em si, óbvio, é lastreada com alguns dados verídicos (apesar das várias distorções). Então pode-se com alguma boa vontade se concordar com essa ou aquela frase. Como uma "opinião" de batepapo, ok, é vállida. Mas como se trata de um relatório de um consultor financeiro, peca pelos excessos de distorções. Isto sem contar que nada mais que um veículo pra sugestionar um suposto futuro assustador, pra se vender no presente um remédio milagroso, rs (como já assinalou acima o anon).

      E sejamos maduros, portanto sem constrangimentos de admitir o óbvio. Já que todos nós estamos sempre pela web conhecemos seus macetes e como utilizá-los: o conteúdo dessa "carta" qualquer garoto que saiba compor redações coerentes e saiba fazer uso do google com algum bom gosto e sem exageros é capaz de produzir o mesmo resultado. Tudo aquilo não passa de uma grande e linda colcha de retalhos bem costuradinha. Trabalho escolar, só isso.

      Aquele abraço


      Excluir
    10. Soul,

      sobre a situação do país, sim, está uma merda. Nossos índices são ridículos. E, por favor, não venha citar países em situação pior. Não é pq existe o imundo que o sujo está limpo. Vamos comparar com potências. E estamos tomando um banho em todas as áreas.

      Ouvi outro dia que nosso sistema de saúde na década de 50 era referência. Não sei se é verdade. Mas hoje é horrível.

      Segurança pública é ridícula. Acabei de ouvir uma daquelas histórias absurdas, nem quero contar.

      Educação: as instuitções federais e algumas estaduais de nível superior são as que estão segurando o jogo. Na época da minha mãe, os ensinos municipais e estaduais eram ótimos, quase não havia educação particular. O sistema foi totalmente destruído aos poucos pelos governos. O sistema federal é o único que ainda se sustenta por possuir cabeças pensantes e muitos tem dinheiro (financiados por projetos). Mas são exceções. Há um tempo atrás o Fantástico fez uma reportagem sobre a UFRJ, mostrando como o prédio de arquitetura estava caindo aos pedaços. Uma total dissonância com o prédio da Engenharia (que recebe mta grana, principalmente Petrobras), que os laboratórios atualmente já possuem a senha de entrada por leitura através de impressão digital ou digital ocular.

      Outra, minha mãe é da área da educação pública há mais de 30 anos e não só ela, como qq profissional da área vai afirmar para você como o ensino público ficou decadente nos últimos anos.

      Nossos níveis de violência, como vc mesmo cita de vez em qdo, já voltaram para os níveis da década de 80 (década perdida...)

      Enfim, não vejo como achar que está num status melhor do que "uma merda" rsrsrs

      Excluir
    11. *digital ocular, não sei se é assim q escreve, mas é aquela leitura com a "impressão digital" dos olhos

      Excluir
    12. Ah, para a inflação atual estar 2 pontos percentuais acima (de 6,4% para 8,4%), então os preços controlados deveriam pular de 1% para 9%.

      []s!

      Excluir
    13. Anônimo 17 de julho de 2014 12:42,

      tinha olhado muito na diagonal o artigo (ontem a noite, com sono). Nem tinha visto que já tinha ouro no gráfico.

      To indo demais. Não duvido que o tal artigo dele seja apenas uma tradução deste artigo aí.

      Como mencionou o Mizifio, trabalhinho escolar!!! Recorta e cola, kkkkkkkk. Aqui temos um tempero: recorta, traduz e cola! Coisa de gente grande! rsrsrsrsrs

      Mizifio,

      infelizmente não há mais este vídeo da Inepar, hein??? Queria muito ver.
      O Rodolfo não foi aquele que disse que Aristóteles (384ac-322ac) foi aluno de Tales de Mileto (623ac-558ac) ??

      http://www.infomoney.com.br/blogs/vida-de-investidor/post/3072060/acredite-mim-voce-pode-superar-aristoteles-comprando-acoes

      Será que o McFly deu um help pra eles???? kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    14. Mizfio,
      Beleza, colega. Se não te agrada, não uso mais.
      Eu concordo contigo, realmente a carta peca em muitas coisas. Porém, eu estou engatilhando em alguns conceitos econômicos, então eu gosto de ver alguns gráficos e refletir sobre algumas questões mais macro.
      Porém, concordo que colocar aqueles dados e depois dizer a "regra dos 100%" realmente é um pouco demais, se bem que a dica primeira (e já conversamos sobre isso) de diversificar internacionalmente é bem boa.
      Numa parte do livro de Pikkety, é interessante porque ele fala como os portfólio do pessoal da virada do século 19 (o 1% mais ricos) eram extremamente diversificados nacional e internacionalmente, com imóveis, dívida, empresa, etc. Parecia até que tinha lido sobre alocação de ativos 80 anos antes desse conceito surgir hehe.

      Abraço colega!

      Márcio,
      O meu próximo artigo é inclusive sobre educação. Você sabe que concordo parcialmente. Eu acho impossível não olhar o mundo como o todo se quisermos fazer comparações, como você já bem notou.
      Porém, os nossos níveis de saúde, educação e segurança realmente são tristes. Mas é preciso dizer que eles eram ainda piores (tirando segurança) há 20/30 anos, aliás bem piores. O Brasil teve reduções significativas em mortalidade infantil, por exemplo, algo que é básico em qualquer agrupamento humano, nas últimas décadas.
      A educação realmente patina, mas por mais que seja deficitária, o fato é que há 20 anos atrás não havia escola para muitas crianças, hoje podemos dizer que o sistema é universal e pareceria anacrônico alguém dizer que está numa fila de espera para matricular o filho.
      O Brasil é isso aí mesmo, um país complexo, muito aquém das suas possibilidades.

      Abraço!

      obs: exatamente. Quanto mais represam, pior a conta futura em expectativa de inflação alta. Se a inflação represada do administrados realmente for da ordem de 9/10%, realmente o choque pode ser grande na ordem de 2%, mas não era o que eu tinha lido até então. Porém, o represamento talvez possa ser dessa grandeza, e o trabalho será mais difícil ainda em 2015 para o governo se quiser fazer a coisa certa.

      Abraço!

      Excluir
    15. Prófis,

      A grande maioria desses videos estavam linkados lá no Valentim reunidos aqui:

      http://reidasbluechips.blogspot.com.br/p/lista-das-homenagens-ao-rei-das-blue.html

      Um dos mais inacreditáveis era esse, rs. Os caras piravam comigo e meus emails com perguntas e sugestões... kkkk

      http://reidasbluechips.blogspot.com.br/2011/04/o-reino-das-blue-chips-mais-uma-vez.html

      Soul, obrigado por entender o meu pedido.

      Sobre diversificar com investimentos no exterior, com ressalvas. Se o cabra tem um patrimonio liquido tal que 10% ou 20% represente um valor bem relevante, digamos, acima de 500K dolar, tudo bem. Repetindo: se o cabra tem 5M de dolar, 10% sendo 500K dolar... tudo bem. Porque? Vc é da area juridica e vai entender. Se vc tem um problema ou situação de exceção num banco, corretora, governo ou fisco no exterior terá que contratar advogados (bons, óbvio...) e talvez ir pessoalmente tratar da situação. Isso é normal acontecer, não estou falando em termos de "rolo" ou caixa2. Por exemplo: se hoje vc tem grana legal em Portugal depositada no BES, recomendo: entre no primeiro TAP pra Lisboa, rs.

      Então é bom? É. Mas se o cabra tem um patrimonio que justifica. Porque se vc vai lá e investe 30K ou até mesmo uns 100K dolar e caaaaaaso aconteça alguma merda (muitos brasileiros tinham cotas no fundo do madoff,que era insuspeito e tido como conservador e seguro... ehhhhh) tá arriscado o valor perdido não pagar nem o advogado e a sua estadia pra ir lá resolver.

      É como comprar ouro como "seguro". Se vc é muuuuuito rico, comprar uns 100K e enterra no quintal, ok. Mas se vc é pequeno e mediano, comprar 10 gramas tá sendo ridiculo, rs

      Aquelle abraço, agora fuuuuiiiii

      Excluir
    16. Soulsurfer, aguardarei seu post sobre educação.

      Mas duvido, mas duvido muito que o ensino público no RJ tenha melhorado nos últimos 30 anos.... mas duvido meeeeeesmo......

      Em relação ao Brasil como um todo, pode ser. Mas cuidado com os números: minha mãe dava aula para alunos de 6a série que eram analfabetos.... e não eram poucos....

      []s!

      Excluir
    17. Que isso jonas, vai ficar nervoso agora?

      Excluir
    18. Soulsurfer,

      parabéns por deixar o ódio político de lado e fazer comentários ponderados e embasados. Na minha opinião, o país não está tão bem quanto na propaganda do governo e nem tão ruim quanto na propaganda da oposição.

      Quanto a usar Turquia e Índia para comparar como Brasil, concordo 100%. Não sou especialista, mas acho que faz mais sentido usar esses países em desenvolvimento para comparar com o BR do que usar EUA e Alemanha, como normalmente fazem. Pra mim é tipo querer comparar um peso pesado com um peso médio.

      Excluir
    19. Fala, Nerd,

      eu discordo da sua posição. Eu acho que devemos sempre, sempre, mas sempre mesmo, buscar o melhor, olhar para cima. Pq não nos comparemos então com a Coreia do Sul ?

      Essa oposição é fraquíssima. Mal bate no governo, é ridícula... nossa política está perdida...

      []s!

      Excluir
  2. Esse IPCA não quer dizer nada, veja o exemplo da cervejinha, tenho notinhas aqui de 2010 que acusam o litrão de Skol por 2,50 e hoje no mercado tá 4,50. 80% de inflação em 4 anos. qual outro país tem uma inflação dessas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, anônimo, para "nada" eu discordo. Em primeiro lugar, os títulos públicos são corrigidos por este índice oficial, assim sendo, se vc está investindo neles buscando proteção, mas real inflação está disparando, vc estará perdendo dinheiro...

      Mas, se acho que é o que vc quis dizer, concordo que cada um tem sua própria "inflação pessoal" e deveria acompanhar os gastos. Mas ignorar o índice não é boa ideia.

      []s!

      Excluir
    2. Eu quis dizer pro consumidor mesmo, duvido que a inflação de uma pessoa normal chegue perto desta do governo

      Excluir
    3. Sim, eu entendi. O que quis dizer é normalmente busca-se proteção em títulos atrelados à inflação. Mas se esta inflação oficial é inferior à real, então a "proteção" é apenas parcial.

      []s!

      Excluir
  3. Márcio, nós investidores, que compramos ativos geradores de dinheiro, somos minoria no mundo todo. Depois de alguns anos de esforço e compras mensais, a maioria estará bem de vida.

    Infelizmente é isso que desperta a inveja em muitos, as pessoas acham que fizemos coisas ilegais para ter dinheiro. Mas esquecem que gastaram na obra do apartamento, gastaram com carro zero....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon das Minorias Invejadas: qual a sua idade e quantos "anos" vc já compra "ativos geradores de dinheiro"?

      Excluir
    2. Anon 17 de julho de 2014 09:52,

      dá um tempo pra ele, vai! rs Vc entendeu...

      Sim, anônimo. Acho que o simples fato de poupar e saber que uma renda fixa rende melhor que a caderneta de poupança já é suficiente para estar à frente de milhões de brasileiros que ficarão na corrida dos ratos até sua aposentadoria.

      []s!

      Excluir
    3. O bobão de Anon 17 de julho de 2014 09:52 acima quis ser engraçadinho ... Quem investe está em vantagem na vida.

      Excluir
  4. O Marcus Elias, da Laep, fez parte da Empiricus???? O cara tá sendo processado pela CVM....

    Eles eram engraçadinhos, pareciam ser diferentes do resto do mercado. Mas acho que pouca gente viu os resultados tão fantásticos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ME da Laep é um e o ME da ex-Empiricus é outro. Independente disso não sei qual é o mais enrolado

      Excluir
  5. O que esperar da Ana Maria Braga, alias, o que esperar de qualquer materia da televisao, eu particularmente nao possuo uma televisão, e confesso que me orgulho..

    e sobre seu amigo, ele estava fazendo exatamente o que a televisão e a escola ensinam para ele.

    abracos

    ResponderExcluir
  6. Mais um post para a série "eu sou bom e o resto é tudo burro".

    Interessante você assistir AMB. Pior ainda é sair de casa pra trabalhar tão tarde. Depois não sabemos pq a petrobras anda tão mal. Com funcionarios folgados assim, né?

    Pior foi falar do amigo que é ótimo administrador financeiro mas não tem educação financeira. Como assim?

    Aposto que este ótimo administrador financeiro com péssima educação financeira tem muito mais dinheiro que você que fica se vangloriando por ter lido meia dúzia de meios livros sobre finanças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, anônimo... vc é um dos representantes do meu post.... e aposto que não é burro. Mas deve ter recebido uma educação ruim, pois não entendeu o texto. Mas isso não é culpa sua. Só que vc pode começar a mudar isso começando a estudar por conta.

      Mas explico: o texto não é sobre inteligência. É sobre a educação que o povo recebe. E ponto final.

      Sim, meu nível educacional é maior que a maioria. Agradeço à minha mãe que sempre se preocupou com isso em nossa família. Não sou melhor do que ninguém, muito pelo contrário, meus amigos, em geral, são muito mais inteligentes q eu. Mas tive educação. O povo brasileiro não. E isso faz diferença. Muita diferença....

      Mas sabe o que é pior: você além de não entender o texto, ainda vem me agredir.

      E pior ainda: cria conclusões precipitadas acerca de minha vida pessoal/profissional, sem ter a mínima ideia de como funcionam. Ou seja, mais uma agressão gratuita e sem fundamento.

      E ainda faz uma ligação sem nexo com a empresa onde eu trabalho (pegando UM funcionário dentro 70mil, i.e, 0,0014% da empresa, criando especulações sobre o mesmo e tira conclusões que afetam a empresa como um todo). Faz sentido para você isso, meu caro?

      Vejo que, na verdade, que vc não sabe tb o que se passa na Petrobras.... i.e., suas besteiras falando acerca da empresa não são espelhadas na sua inteligência ou não, mas sim na sua falta de conhecimento sobre o negócio. Mas uma dica que lhe dou e vc deveria carregar para o resto da vida: não fale com propriedade sobre o que vc não conhece. É feio e acaba passando por ridículo.

      Sobre meu amigo, quando me referi a administrar o dinheiro, quis dizer q ele é daqueles q gasta menos do que ganha e sempre sobra uma grana pra juntar. Faz planejamento financeiro para não se enrolar em dívidas e etc. Mas sobre investimentos, é um zero à esquerda.

      Note mais uma vez o seu problema de interpretação de textos: no texto deixei a entender que o meu amigo não conquistou nenhum ativo financeiro (obs: o apto é herança). Deixe-me explicar: quando eu disse que ele gasta todo o dinheiro no apto e trocando de carro, então, no máximo, ele tem um carro (depreciando).....

      Mas vamos bem devagar, para ver se você entende. Se ele não possui nada e eu possuo uma carteira na qual aporto mensalmente, quem será que possui mais dinheiro?

      Iria apagar seu comentário devido à agressão gratuita, mas na verdade como vc representa exatamente o típico povo brasileiro do post, resolvi deixar aqui para os próximos leitores notarem como essa falta de educação faz diferença e se apresenta mesmo aqui na área onde as pessoas estão buscando o conhecimento financeiro.

      Não adianta saber matemática, se não souber interpretar um simples texto, ok?

      No mais, espero que seja mais humilde e busque elevar seu conhecimento, principalmente em Português.

      Só pra lembrar: o texto é sobre a péssima EDUCAÇÃO recebida pelo povo brasileiro e não sobre a INTELIGÊNCIA deste mesmo povo (o povo brasileiro, hein! rs)

      Excluir
    2. dF$ - grande besteira esses acéfalos, comentarios assim mostram a exata falta de educação que gostariamos de ter no Brasil.

      sdds

      Excluir
    3. Fico aqui me perguntando o que vamos fazer com tanto dinheiro depois que morrermos ? Vamos mandar fazer um caixão com gavetas pra guardar o dinheiro para usar no céu ou no inferno como queiram ??? Melhor gastar o dinheiro no apartamento e num carro enquanto vivo que me dará prazer do que não gastá-lo depois de morto e dar prazer ao alheio...

      Excluir
    4. Anônimo 28 de julho de 2014 22:01,

      a questão das finanças é traçar um planejamento, para que você possa aproveitar a vida, viajar, comprar seu carro, seu apto e poder ter uma aposentadoria tranquila.

      Você, em seu raciocínio, está esquecendo que envelhecerá. Será que é legal viver uma vida além de velho, pobre? Pense nisso...

      []s!

      Excluir
  7. A origem disto está lá no começo do século 16. Veja a origem do nosso povo, e aí estará explicado o desinteresse pela educação, de qualquer tipo. O povo Brasileiro deixou de ser rural há 50 anos atrás, e o contigente de pessoas urbanas passou a ser maior que a rural apenas em 1990, há 24 anos atrás. Vá morar 4 dias na roça e tente explicar para um roceiro coisas simples de lógica e coisas ligadas a educação fundamental. Primeiro que a inteligencia dele não vai deixar ele entender, e segundo que a ele pouco interessa os assuntos que você vai expor. Está aí formada a origem de toda a tragédia nacional. Por isto que nós somos o último lugar nas olimpíadas mundiais de matemática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, IV,

      acho q o q vc escreveu é td mto genérico. O próprio ritmo de uma cidade grande passa aos seus moradores um ritmo de vida e mentalidade completamente diferentes daqueles criados no interiorzão.

      E a função do governo é justamente levar uma excelente educação a todos os cantos, para que mesmo do interiorzão, as pessoas saibam o que ocorre no país e nas grandes cidades.

      []s!

      Excluir
  8. Qto mais mulheres pobres educadas ---> menor número de nascimentos --> menor número de operários ---> menor número da reserva de mão de obra----> menos contribuintes (otários) da previdência---> problemas para o governo pagar aposentadorias.

    Entre outros fatores, por causa da sequência de fatos acima o governo não se interessa muito por educação de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pode ser uma linha de raciocínio, mas um país com pessoas mais educadas tende a evoluir mais rápido. Tecnologia é consequência de boa educação.

      A questão é que a maioria é ladrão mesmo, não querem que as pessoas percebam isso e tirem eles do poder.

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...