Web Analytics

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Defendendo o Lucro

E ae, pessoal, tudo certo? Como anda o clima da Copa? Muitos bolões? rs
Em meu artigo passado comentei sobre técnicas de arbitragem, onde seria possível o investidor ganhar “dinheiro certo”. No entanto, tais oportunidades são muito difíceis de aparecer, mas o raciocínio por trás destas ideias traz uma ideia que alguns chamam de “defender o lucro”.

Com a volatilidade do Mercado de Ações, acredito que quem já teve contato com o mesmo já passou por aquela situação na qual você está tendo lucro, acha que o movimento vai continuar, mas ele inverte. Seu psicológico não permite que você execute logo o lucro que ainda resta e no final acabamos no prejuízo. Quem nunca passou por isso?
Para evitar isso existem técnicas nas quais permitem otimizar o lucro obtido, mesmo estando exposto à volatilidade. E parte destas técnicas envolvem o raciocínio descrito no artigo anterior.
Utilizando melhor o raciocínio feito anteriormente sobre arbitragem, vou até utilizar o mesmo exemplo que eu dei. Naquele post as condições de mercado eram:
Papel
OFC
OFV
strike
PETR4
19,01
19,02
-
PETRG21
0,41
0,42
20,16
PETRS21
1,40
1,41
20,16
E agora são:
Papel
OFC
OFV
strike
PETR4
18,35
18,36
-
PETRG21
0,19
0,20
20,16
PETRS21
1,82
1,84
20,16
Bom, se alguém comprou as PETRS21 acreditando numa queda do papel, então está no lucro. De lá para cá o lucro foi de $1,82 – $1,41 = $0,41.
Mas e se eu montar uma Venda Coberta agora? Bom, com os dados atuais, ela teria lucro máximo de $20,16 + $0,19 – $18,36 = $1,99, no caso de uma alta acima do strike.
No entanto, vamos raciocinar: se o ativo agora disparar, as minhas puts compradas irão virar pó e na venda coberta eu terei o lucro máximo. Quanto paguei nas puts? $1,41. E quanto terei de lucro máximo na Venda Coberta? $1,99. Então, essa diferença é meu novo lucro travado: $1,99 – $1,41 = $0,58.
Lembram toda a ideia da arbitragem, quando comentei que os preços dos derivativos têm que estar bem precificados? Pois então, quando você compra algo e acerta o movimento, é como se você estivesse comprando uma oportunidade, entende? Como se na segunda tabela você estivesse os preços de 1,40/1,41 no book!
E esta é a verdadeira ideia por trás do que coloquei no artigo anterior.
Ou seja, se eu vender agora (o que me tira do mercado e garante o lucro no bolso) eu ganho $0,41.
No entanto, se eu monto a operação inversa buscando arbitrar devido à diferença de preços, fazendo uma Venda Coberta, eu continuo no mercado, mas o meu lucro aumenta para $0,58! E o lucro é travado, ou seja, a volatilidade do mercado não me afeta. E esta é vantagem gigante de trabalhar com opções: não há o risco de volatilidade.
Resultado no vencimento
Mas ao trabalharmos com opções, devemos ficar atentos a muitos detalhes, então não recomendo ninguém a sair por aí fazendo estas coisas sem antes estudar. Por exemplo, para a operação em questão é necessário vender calls. Nossas calls são do tipo americana, as quais permitem exercício antecipado. E neste caso, o lucro pode não ser o pretendido e até menor do que o inicial. E para aqueles que acham que o exercício não é comum, já aconteceu comigo duas vezes e estes dias um amigo meu que opera veio me perguntar se sabia de algum motivo para ele ter sido exercido também. Eu não entendi como ele (achei que estava ficando sem liquidez, mas ainda havia bastante). Mas enfim, estas coisas ocorrem! É bom ficar ligado!
Mas então este tipo de coisa é milagroso? Resposta de sempre: não! Você, antes de qualquer coisa, precisa acertar o movimento (quem compra puts espera uma queda no ativo-objeto correspondente). Outro ponto: apesar de potencializar o lucro (saindo de $0,42 para $0,58), se o movimento continuar de queda, você pode deixar de ganhar um bom lucro. Esse "deixar de ganhar", tem íntima relação com o Custo de Oportunidade que gosto sempre de lembrar... o mercado precifica isso tudo...
Mas a questão não é essa de tentar adivinhar o movimento. A questão é: comprei, acertei na mosca o movimento e agora vou vender para garantir o lucro. Note que não é a melhor opção! Neste caso, monte a operação inversa para ela potencializar o lucro e aguarde o vencimento, nunca esquecendo de comparar com o CDI. Em alguma aplicação de renda fixa você conseguiria transformar $0,42 em $0,58 (38% de alta!). Não, né? Neste caso, seria interessante montar a operação. Note que utilizei acima um exemplo real, com dados reais de mercado. São todos valores brutos, então é necessário sempre colocar as contas da tributação no jogo. Não fiz apenas para mostrar o raciocínio.
E com este raciocínio de arbitragem as ideias são muito amplas. Em uma operação que estou conduzindo, usei uma outra ideia: comprei opções a seco do Banco do Brasil (BBASG24) por $0,89. O Banco do Brasil subiu como um foguete. Em um momento as opções chegaram a $2,58. Qual seria o lucro? $1,69. No entanto, ao invés de realizar o lucro, montei uma trava de baixa. Isso mesmo, de baixa. Por quê? Bom, o ativo esticou muito no curto prazo e é comum haver uma retração*. Vendi então as G23 por $3,45. Como eu comprei as G24 por $0,89, é como se eu estivesse montando uma trava de baixa nestes preços. E nestas condições é ganha/ganha: lucro mínimo de $1,53 e máximo de $2,53. Note que neste caso tive que abrir mão de parte do lucro caso o ativo não caia e continue subindo. Eu perco no potencial lucro, mas em fatos reais eu perderei $0,16 ($1,69 – $1,53). No entanto, estou trocando estes $0,16 por um lucro potencial também de até $0,84 ($2,53 – $1,69).
Não sei se foi a “melhor” decisão**. Talvez eu devesse ter esperado o movimento começar a recuar ou ter montado outra operação. Mas como ainda estou estudando e tentando compreender essa parte de defesa do lucro, creio que foi uma estratégia pelo menos razoável.
Bom, é isso aí, galera! Fica aí umas dicas para quem gosta de operar. Note que estas coisas não envolvem prazo, mas dependem muito da liquidez, as quais, infelizmente são para curto prazo (2-3 meses). De qualquer maneira, estou estudando estas coisas para prazos mais longos.
Abraços a todos!
* na verdade isso é pura especulação; o ativo poderia, tranquilamente, em uma forte ascendente.

** melhor é uma palavra forte; não existe melhor. Existe mais adequada para uma projeção de movimento. Como entendo que seja possível que o ativo agora comece a cair, montei uma trava de baixa, que é uma operação direcional que visa ganhar com a queda.

23 comentários:

  1. Prófis, li com certa pressa. Mas tem um trecho que acho que vc fala que em venda de call coberta quando ocorre o seu exercicio antecipado esse evento diminui o lucro. Se foi isso que entendi então está errado. Quando se sofre exercicio antecipado de uma VC o lucro bruto obtido será sempre o máximo previsto. E e esse tipo de operação é mais recomendável travar o lucro (ou só parte do lucro) com outras opções (calls ou puts). Exemplo: poderia ter travado a operação acima com uma venda de put strike acima ou abaixo dependendo da sua visão do momento ( manutenção de alta ou baixa). Mobiliza menos capital que ao inves de estar sendo remunerado pela operação, estaria rendendo no cdi custeando parte ou o todo dessa operação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi bem isso q eu quis dizer; quis dizer que o exercício antecipado pode "estragar" a operação; já fui exercido "do nada" (mesmo sem fortes altas ou algo do gênero).

      Mas a ideia q vc propõe é montar uma trava, né? Eu só quis comentar sobre o exemplo anterior da arbitragem.

      O exemplo da trava eu dei depois em BB

      Excluir
    2. Bondia, prófis

      Entendo. Mas na prática não estraga a operação, as vezes, até aumenta um pouquinho o lucro bruto da operação, já que num exercicio "muito" antecipado da VC, talvez a put inicial comprada ainda tenha algum valor de mercado e aí vc pode vende-la por algum trocado por ainda está longe o vencimento. O resultado final previsto é sempre calculado considerando todos os premios "zerados" ou valor 1 por 1 em relação ao valor do ativo no dia do vencimento. Não sei se fui claro.

      De fato exemplifiquei uma trava. A ideia que propus - na pratica - é igual ao seu exemplo: VC é igual Put vendida.

      Sobre vc ter sido exercido do nada recentemente talvez esteja relacionado a um volume muito grande de operações vendidas a descoberto que andou rolando contra muitos ativos ultimamente. E não exatamente relacionado a baixa liquidez de opções. Profissionais do mercado (aqueles que realmente sabem operar...) quando operam vendidos sempre compram calls pra hedgear a operação. E aí se dono do ativo que eles "alugaram" pra vender a descoberto pedem de volta o papel o mais prático é exercer a call do hedge - se a mesma estiver itm, claro - e devolver o papel pro doador. Só pra constar: operando corretamente venda a descoberta é uma operação de risco baixo com prejuizo limitado. Tb existe muita fantasia tola da parte de quem fica histericamente papagaindo frases feitas do tipo: venda a descoberto é cemiterio de malandro e outras asneiras.

      ps - ontem terminei o 29... Legal, mas nada além de lazer pra quem gosta do tema. Não traz grandes reflexões. É só mais um contando a história com foco na dramatização dos personagens da época. Fórmula de literatura que já tá ficando batido tipo Fernando Morais (Olga, Chatô...) ou Laurentino Gomes (1808, 1822..). Mas como sou fã do Sant'anna, então ficamos assim.. kkk. Mas sempre tem algo legal. Além daquele trecho que colei aqui tem outro do ultimo paragrafo do livro que serve como carapuça pra turma do longo prazo, rs. veja:

      "muitos defensores do mercado de ações dizem que Irving Berlin (compositor de maior sucesso nos eua) mostrou que aplicar dinheiro na Bolsa, por todo o tempo, seja na alta ou na baixa, é um método infalivel de se enriquecer. Mas se esquecem de assinalar que para isso é preciso ter outras rendas (ele ganhou milhões com suas canções) e viver um século (ele morreu aos 101 anos)"

      Os parenteses são meus. E Irving Berlin nunca deixou de ganhar dinheiro com suas musicas e showbizz e continuou fazendo compras regulares de ações desde o inicio dos anos 20 sem interromper mesmo depois do crash de 29 até bem velho. Ou seja: ele trata-se de uma rara exceção. E é bom não esquecer que na pratica os EUA foram os grandes vencedores da II guerra e após a mesma durante decadas foram os lideres isolados ( e ainda o são mesmo tendo que dividir a liderança...) da economia e desenvolvimento industrial e comercial do planeta.

      Excluir
    3. opa, bom dia!

      entendi a questão da venda antecipada no 1:1. Nunca parei pra fazer a conta, mas entendi sobre o ponto das puts terem ainda algum valor.

      Esta questão do longo prazo, atualmente, tenho uma outra visão. É mostrado em muitos estudos que existe um equity premium para o mercado acionário ao longo do tempo, na MÉDIA. Não foi o caso do Brasil, em primeiro lugar, nos últimos anos. Isso por si só já dá pra deixar um pé atrás.

      Mas pra mim o grande problema nesta estratégia (B&H) é a questão do tempo de vida mesmo. Se der errado, não há como voltar atrás.

      Excluir
    4. Sim (sobre BH) e não esquecendo o recado do Sant'anna: ter outra fonte de renda! Caso contrário se vc mordiscar - mesmo que só de tempos em tempos o BH - não tem efeito juros compostos que realize a "mágica", rs

      Ok, vc entendeu sobre a put; enquanto faltar alguns pregões pro vencimento sempre tem algum valor mesmo que extrínseco. Já sobre a sua operação com BB, uma observação: se foi iniciado com lote pequeno (abaixo de 400 calls) na G24, tudo bem, vc ter travado fechado com venda G23 por conta do custo operacional. Mas em lotes médios (acima de 600 calls) ou lotes grandes é mais interessante só ter vendido metade do volume em lotes na G23 e fechado um call backspread: travado com pq lucro na queda e na alta lucro ilimitado. Ou então na dúvida travar com com borboleta vendida: metade vendido em G23 e outra na G25: lucro travado nas 2 pontas só que maior retorno. Ainda cabe outras variantes... Mas depende da leitura subjetiva do que vc acredita na hora H de fechar as travas.

      Excluir
    5. curiosidade: já viu isso aqui, rs?

      http://www.youtube.com/watch?v=6yqbUd2BiRo

      "parem com essa salada.."

      Porra, se eu ouvi direito a "explicação" do cão, ele fala lá perto do final que se vc for exercido mesmo apurando lucro, vc "peeerde" dinheiro? Pra mim o "saladeiro maluco" é ele... kkkk

      Excluir
    6. Sobre o BB: achei que subiu mto forte por mto tempo, minha expectativa e esgotamento da alta, com provável queda. Por isso montei a trava de baixa. Se eu entendesse que continuaria subindo, realmente teria feito a call backspread. A borboleta não tinha pensado, da próxima vez vou analisar com mais calma.

      Sobre o vídeo: ele fez salada mesmo, rs. Mas o que ele chama de operação de taxa é a verdadeira venda coberta: objetivo de ser exercido e tem que marcar algum stop loss.

      Mas quando ele chama de "remuneração", pelo menos ele comentou: o objetivo é TIRAR DINHEIRO DO MERCADO para comprar mais ações. O que não consigo entender é pq precisa do ativo principal pra fazer isso. Aí alguém vai falar que o ativo está no B&H. Aí pergunto novamente: pra que o ativo? rs

      É pra tirar dinheiro do mercado? É só operar qq coisa... mas o principal: tem que acertar! rsrsrs

      Excluir
    7. A backspread tb aposta no esgotamento da alta; só que deixa metade da porta aberta pra caso a alta continue. O ponto fraco, claro, é se o ativo ficar parado no miolo da estrategia. Mas como disse: aplicável só com algum volume que compense o custo operacional.

      Já o vídeo é só pra rir mesmo da relação do título com a aula do bruto: "não façam salada". Piada pronta e pior: ele mesmo é quem conta a piada, rs

      Excluir
    8. Sim, to sabendo; pra falar a verdade, não comparei com o call backspread; vou ver se deixo uma planilha aberta pra já fazer essas comparações e eu só precise pesar o bom senso em relação ao custo/benefício...

      Excluir
    9. E uma backspread não precisa ser montada meio a meio. Vc tb pode travar só 2/3 e deixar solto 1/3.. Ou somente deixando 1/4.

      Excluir
    10. Sim, to sabendo... quanto maior a diferença, maior o risco.... i.e., lucro potencial maior, juntamente com prejuízo potencial maior.... hehehe....

      Excluir
  2. Se entendi bem, sua proposta é que a venda coberta ocorreria num momento posterior ao da compra das puts, certo? Neste caso, a princípio, o que ocorreria é uma compra a seco de opções de venda. Caso os papéis continuassem subindo, estas opções virariam pó e o prejuízo máximo com a operação nas puts seria de 1,41. Caso as ações caíssem você compraria a ação (no exemplo a 18,36) e realizaria a venda coberta de opções. A proposta é essa mesmo?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas não é fazer. É avaliar, entende? No caso em questão, teria sido vantajoso fazer a operação do que simplesmente vender.

      Excluir
  3. Dimarcinho,

    Ainda sobre nossa última discussão. Como você faz para determinar que um papel qualquer esteja sobreavaliado?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, IL,

      resumindo, eu faço uma projeção de crescimento dos lucros para os próximos anos. Baseado nisso, é possível calcular o preço justo. Se o preço justo for abaixo da cotação, então o papel está sobreavaliado.

      Basicamente é isso.

      []s!

      Excluir
  4. Uow...boa operação pra se fazer! Mês passado eu deveria ter feito isso, teria me saído melhor...hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha

      falae, IC, mas depois que a gente já sabe o q aconteceu fica fácil, né? ;-)

      []s!

      Excluir
  5. Você já pensou que realizar lucro parcial pode ser mais efetivo do que montar uma nova operação vendida? Além de defender o lucro, não requer margens adicionais, deixando o capital livre para ser alocado em novas oportunidades e favorecendo a diversificação das operações, que é um conceito também aplicável (para não dizer obrigatório) a trades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhar 0,42 e aplicar em algo de extrema volatilidade onde o lucro é PROVÁVEL é mais efetivo do que ganhar 0,58 GARANTIDOS.

      Isto que sugeres?

      Excluir
    2. E detalhe no que ele falou: "realizar lucro parcial "

      "Parcial" é quanto do total aplicado na operação, rs?

      E mesmo realizando o tal lucro parcial... E a parte não realizada? Continua solta ao sabor da volatilidade? Podendo devolver todo o restante do lucro não realizado e quem sabe boa parte do principal restante aplicado?

      Lógica: se vc tem uma operação dentro do lucro com opções que haja liquidez pra travar o trade com um plus a mais de lucro sem chances de perda... Aí sim depois de travar a primeira operação é que se parte pra outra operação sem ter que ficar equilibrando 2 pratos...

      Excluir
    3. E outra: quando pra se montar uma nova operação vc precisa fechar a anterior mesmo que parcialmente, isso não é diversificação de trades (manter várias operações abertas de forma simultânea): é praticamente montar uma nova operação, ou seja, uma de cada vez, rs

      Excluir
    4. Pois é, esqueci que você SEMPRE está certo. Vai na fé... rs

      Excluir
    5. Não estou sempre certo. Mas vc poderia citar um exemplo, pois não compreendi exatamente a sua ideia.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...