Web Analytics

segunda-feira, 24 de março de 2014

Opções de Venda – o verdadeiro Hedge

Fala, galera! Hoje venho falar sobre uma das maneiras de utilizar as opções de venda. É para fazer hedge, ou seja, proteção.
Em linhas gerais, um hedge é nada mais do que uma proteção contra uma movimentação financeira contrária aquela que você esperava ao montar uma operação.
E, de fato, na verdade é um seguro.

Pensemos assim: quando você compra um carro e faz um seguro é por quê? Muito provavelmente você levou muito tempo para juntar aquele dinheiro e, devido a você não ter controle algum sobre os eventos da vida, você pode ter uma perda total em questão de segundos e, de repente.... puff! Aquele dinheiro tão suado evapora em questão de segundos.
Alguma semelhança com mercado financeiro?
Sim, com certeza: a evaporação. Mas, apesar dela poder vir rápida como em 2008, ela pode vir aos poucos, o que é ruim, pois pode iludir o investidor e, além do dinheiro, ele pode ter perdido algo ainda mais precioso: tempo de vida.
Bom, nessa linha, existem vários instrumentos financeiros que podem lhe ajudar a se proteger. Hoje vou falar da operação mais básica de todas em relação a proteção de capital investido em ações:
Long stock +
Long put
Pra quem ainda não sabe: long = estar comprado; short = estar vendido; stock = ação; call = opção de compra; put = opção de venda
Abaixo, um gráfico hipotético mostrando o resultado de duas operações: na primeira apenas long stock e na segunda long stock + long put:
Clique para aumentar
Estes valores seriam mais ou menos equivalentes a comprar ações da Petrobras hoje e, ao mesmo tempo, comprar opção de venda de strike 14 para daqui a um ano. Notem que o gráfico mostra um range de +/- 4 reais da ação variando em um ano (em torno de 30% de variação pros dois lados).
Na opção de venda, quanto mais o ativo cai, mais ela ganha valor. Assim, funciona como um seguro: se houver uma queda muito forte, você perde no ativo, mas ganha na opção. O resultado é o do gráfico acima.
Vamos a um resumo de quando é possível montar esta operação:
Cenário esperado:
Mercado de alta
Operacional:
Comprar X ações + comprar X opções de venda

Vantagem:
Lucro ilimitado; prejuízo limitado (não se empolgue ainda!)
Desvantagem:
Operação cara (em linguagem mais simples: é um seguro caro). Como as opções possuem prazo para expirar, o seguro deverá ser renovado de tempos em tempos (ou seja, mais custos).
Dados numéricos:
Zona de Lucro: Acima do preço pago na ação + preço pago na opção
Zona de Prejuízo: Abaixo do preço pago na ação + preço pago na opção
Prejuízo máximo: Preço pago na opção
No caso, o custo da opção que calculei ficou em torno de 1,03 para o strike de 14. Assim, para que você tenha lucro, o ativo precisa subir pelo menos estes 1,03. No entanto, note que abaixo de 13 o prejuízo é crescente quando se está a descoberto, enquanto que o hedge protege você.
Assim, esta operação possui risco menor, com consequente retorno menor. Este é o trade off da operação.
Não é a intenção deste post mostrar como varia o preço das opções em função das outras variáveis, mas é importante notar as seguintes: tempo, taxa de juros livre (SELIC/CDI), strike, volatilidade. Em quase todas elas quanto maiores, maior será o custo do seguro. A exceção é para SELIC: quanto maior for a SELIC, mais barato é o seguro.
Bom, imagine agora que nosso investidor venha fazendo esta estratégia em ativos da PETR4 desde 2004. Quem possui mais dinheiro/capital/patrimônio hoje? Aquele investidor que todo ano resolveu pagar um seguro ou aquele que ficou a descoberto?
E digo mais: quem possui mais ações hoje?
Bom, é isso aí galera. Esta é uma operação simples e que visa proteger a carteira. No entanto, há que notar que é uma operação cara. E aí, você utilizaria opções de venda para proteger seus ativos?
Abraços a todos!
OBS: Da mesma maneira que a venda coberta é uma operação sintética (equivalente a short put), esta operação é equivalente a comprar opções a seco (long call). Pode não parecer à primeira vista, mas é exatamente isso. Falarei mais pra frente sobre o assunto.

97 comentários:

  1. Bondia, prófis...

    Ainda continua preparado pra ler mais comentários nonsense que vc está absolutamente errado? kkk

    Prepare-se....

    Bem é isso aí mesmo. Trata-se do hedge perfeito. Mas claro, como tudo em renda variável existe sempre o seu ponto fraco. Até porque se não existisse ponto fraco seria fácil. Era só montar essa posição e correr pro abraço lá no longo prazo, rs

    Vc inclusive assinalou: custo alto. Não fiz a conta, mas ela é intuitiva. Imagine a petro na máxima de 2008 (sem descontar os div.) que foi 50 / 55. Vamos usar a maxima de maio de 2008 como referencia. De lá pra cá incluindo maio/08 temos 71 meses. Levando em conta que uma put atm de um ativo a 50,00 talvez estivesse por 1 real ou pouco mais e hoje a P14 (abril) fechou a 0,40 (mas só tem vendão a 0,48), vc multiplica 71 meses x um valor medio hipotetico de 0,70 cents por cada put e vai ver que o "custo" pra se manter um "hedge perfeito" em poucos anos pode perfeitamente custar quase 100% do valor original do ativo fora custos de carregamento, rs

    É por isso que RV e cobertor curto sempre andam juntos...

    Mas tem utilidade a estratégia. Pra minimizar o seu custo deve ser usada no maximo 2 ou 3 vezes por ano quando sua "analise" alerta que o momento é muito delicado, tipo, vespera de um balanço, etc. Monta hoje no mêdo e aí se no outro dia tá tudo seguro.... Vende com pequeno prejuizo porque não compensa carregar até o pó se o perigo já passou.

    Grandes carteiras fazem isso, mas normalmente - por conta do custo - só montam com metade do volume do ativo em carteira. A outra metade defende com stop mesmo. Outros mesclam: cada terço compra put, outro com stop e outro (acredite..kk) uma VC bem ATM, rs. Óbvio que o terço em VC atm (como é só um terço ou quarto) se der exercicio será recomprado e se cair aí ele se junta com o terço do stop ou compra-se mais put, rs. Nesse exemplo (com um terço ou um quarto do volume do ativo) uma VC atm é válida e ainda ajuda a "financiar" a operação.

    Vale lembrar: não existe fazer hedge perfeito e ganhar dinheiro ao mesmo com isso. Essa ideia errada é muito vendida pelos defensores da VC com itm. Ilusão. Hedge perfeito é custo e não é barato. A analogia perfeita é o carro com seguro.

    Outro dado importante: puts no brasil são "europeias" e as calls "americanas". Nossas puts só podem ser exercidas no dia do vencimento. Não impede que vc venda sua put no pregão caso haja liquidez, mas vc não pode sair exercendo só porque o mercado desabou feio e sair fora antes do vencimento.

    Outro hedge perfeito, muito usado. Talvez mais eficiente (dependendo do seu objetivo e leitura do futuro, claro), porque se o mercado subir, ok, vc continua embarcado na mesma qtd de ativos exercendo a call; e em caso de queda possibilita "escolher" se quer manter ou não o ativo se o mercado desabar diferente de ficar long stock e long put. A estrategia é "zerar" o seu ativo (vender o seu ativo encarteirado e não ficar short stock) e entrar long call . Uma variante da long put sinthetic. Se cair vc já está zerado com a grana livre e pode escolher entre recomprar o ativo mais barato ou sair fora de vez. E se subir, tudo bem, exerce a call e continua embarcado.

    Esse assunto sempre tem mais coisa pra acrescentar, rs. Mas as estruturas básicas é isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse não vai vender tanto pois ele não tem nenhum doutrinador ensinando errado como aplicá-lo de maneira errada por aí....

      Seu último parágrafo queria colocar aqui, mas ia ficar um pouco grande o texto, tanto que deixei apenas no OBS e depois farei um texto mais curto, colocando exatamente o que você falou.

      Faltou apenas eu fazer um simulação desta estratégia vs. venda coberta desde 2004 pra cá e montar um comparativo de qual investidor terminou com mais ações e/ou capital.

      Excluir
    2. Prófis...

      Tem um erro aí nessa sua sugestão de fazer um comparativo desde 2004. Aliás é um erro muito comum da maioria dos iniciantes, porque não percebem que essa história de "comparativos" é muito usada como ferramenta de marketing de bancos, fundos e corretoras pra vender seus produtos financeiros. Os caras chegam e gritam pra platéia: "Ei clientes, temos 10 fundos em carteira e o nosso fundo ZZZ aqui foi o que melhor performou dentre todos nos últimos x anos. Então no ano que vem, cenário muda, e a mesma turma do marketing sobe no palco e grita nova história: "Ei clientes, temos 10 fundos em carteira e o nosso fundo YYYY aqui foi o que melhor performou dentre todos nos ultimos x anos...

      Entendeu? rs

      Se vc monta 10 fundos com objetivos diferentes é óbvio, um dentre todos, sempre vai performar muito bem. Porque é esse que vc vai usar pra captar novos cotista, aumentar a posição dos cotistas antigos e o melhor de tudo: migrar os cotistas dos fundos que foram mal pro outro fundo que foi bem com a justificativa que agora será diferente, rs O importante é que aqueles que performarem mal, que não seja muuuuito mal. Os caras faturam com as taxas e outros serviços. No firigir dos ovos, se o resultado consolidado de todos os fundos juntos fizer só zero a zero é o paraíso pra eles...

      Portanto, cuidado com comparativos quando o assunto é RV. Essa ferramenta é mais útil pra marketing do que exatamente tirar conclusões do que seja melhor ou pior em RV.

      Mas porque esse papo furado todo acima? kkkk

      Pelo seguinte: estrategia VC ou hedge perfeito ou call ratio, ou call bacskpreas, borboleta, mesa, erc.... Todas, funcionam. Desde que quando montadas o cenário apostado se confirme no futuro. Simples assim (como diria mestre kabeda do orkut que hoje mora no Canadá... kkk)

      Estrategias com opções e ações não podem ser usadas de forma sistemática como uma receita de bolo que e só repetir sempre igualzinho que todas as fatias desse bolo serão um sucesso.

      A estrategia escolhida tenque ser de acordo com a leitura do cenário e coerente com o que vc acredita que irá rolar no futuro a cada mês: um de cada vez... Portanto não dá puxar uma VC ou outra estrategia qualquer de forma sistematica todo mes durante 10 anos e "acreditar" que a conclusão obtida tenha valor de julgamento.

      Aliás só pra lembrar: num mercado bull firme, se todo mês vc montar uma VC atm ou otm e SEMPRE for exercido e novamente montar sem parar o circuito, em poucos anos vc fica rico, rs. Enquanto quem ficar fazendo hedge perfeito num mercado bull firme se protege, é claro, mas no longo prazo irá ganhar menos por conta do custo que isso representa.

      ps - por um acaso no primeiro comment fiz um exemplo hipotetico de hedge com long put por 70 meses, mas foi só pra montar uma imagem, já que na prática isso seria absurdo.

      Excluir
    3. Ah, a estratégia obviamente só funciona dentro da expectativa confirmada!!!! rs

      O comparativo, q eu quis colocar não num objetivo de concluir. Mas, o long call e o short são ambas estratégias de alta. Mas, PETR4 caiu no período. Em teoria, quem oferece maior proteção é a long call e por isso queria comparar.

      Obviamente a melhor estratégia de 2009 para cá teria sido a long put!! Mas gente já tem o lado do gráfico que diz isso. O lado direito hoje não diz muita coisa!! rsrsrs

      Excluir
    4. AH! Ontem peguei O Lobo the Wall Street pra ver, já era tarde, mas não resisti e cliquei lá pra avaliar a qualidade numa cena e peguei exatamente a parte do broker explicando pro Di Caprio que não interessa: o negócio é vender!!!! Exatamente o q tu falou acima, hahahhaa.

      Excluir
    5. Bem, agora terei que sair da tela, rs

      Olha li 2 vezes sua resposta e não entendi, rs

      Se vai comparar 2 estratégias usando-as de forma sistematica com dados passados num periodo X, na minha opinião, é porque vc quer tirar alguma "conclusão". E a única conclusão tirada, óbvio, só vai ser confirmar a natureza direcional de cada estratégia de forma distinta. Isso já consta no conceitual de cada uma delas. Não vai acrescentar nada além disso.

      Como short put e long call são duas estratégias de alta, óbvio, as 2 ganham. rs

      Diferença num mercado bull?

      Se for long call ganha de longe (ilimitado) e se for short put ganha tb bastante mas com mais moderação (limitado).

      E num mercado bear?

      Bem, então o short put, óbvio, pode perder muito e exige stop. Ser for exercido significa na grande maioria dos casos prejuizo imediato. Já a long call tb perde mas o prejuizo é limitado.

      Seilá, de repente eu não soube ser claro que o valor de um comparativo em RV com estrategias fixas de opções como esse que vc propõe sempre será de resultado duvidoso.

      Quando vc faz isso - de uma certa forma - está forçando tentar "aderir" um padrão numa coisa que ninguém ainda descobriu o padrão e pior: se tem padrão...

      Relembrando conversas passadas: sim, o mercado não é aleatório. Mas qual seria o seu padrão ou algo parecido com um padrão? Ainda é um enigma. Lembre-se do que leu em Mandelbrot, rs

      Aquele abraço,

      Excluir
    6. Ainda não assisti o Lobo de WS.

      Curto muito filmes. Mas quando são sobre mercado, curto com moderação... kkkk

      Basicamente os maiores ganhadores do mercado financeiro SEMPRE são os intermédiários: bancos, corretoras, fundos, GESTORES, bovespa e bmf. E o governo, via impostos.

      ps - mas isso já se sabe há séculos e é mais velho que mijar pra frente; fica o lembrete aos meus tenazes críticos que surgirão em 1, 2 e ..... kkkkkk

      Excluir
    7. Bom, queria mostrar com números aos incrédulos o q vc colocou ali acima. Mas, realmente, acho que não vai adiantar nada, visto que nem esses gráficos super básicos convencem..... rs

      Excluir
  2. Só não gosto de ficar usando os termos em inglês, não vejo necessidade sendo que em nossa lingua é mais facil entender AÇÃO+CALL.

    E tbm não gosto dos termos lucro/prejuizo ilimitado, como se a ação pudesse ir ao infinito mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prófis, buenas tardes...

      Helison, o uso do termo "ilimitado" não está relacionado ao fato do lucro ou prejuízo ir ao infinito.

      Mas sim, está relacionado ao fato de ser "imprevisível". Exemplo: ao comprar uma call é um direito ou não de exercer. Então se a call custou 1,00, como é um direito, o prejuizo em qualquer cenário futuro de queda é previsivel pois é limitado a 1,00.

      Já no inverso da moeda se vc vende uma call, vc assume uma obrigação de vender independente da sua vontade; portanto caso o ativo abra com um gap de 5 ou 50% vc é "obrigado" a vender, sendo assim é ilimitado.

      O ilimitado é pra esclarecer que não tem como prever o valor futuro. E não pra afirmar que o valor futuro sempre será estratosferico. Pelo motivo que já que vc não tem como prever, fica complicado montar uma defesa ou um plano B caso tudo dê errado no seu trade.

      Excluir
    2. Buenas tardes....

      falei que o post não ia dar ibope.... qdo eu escrever sobre B&H aí tu vai ver o arranca-rabo, kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Interessante a utilização que você colocou ai Dimarcinho.

    Tinha visto algo a mais de um ano atrás mas nada relacionado a isso, porém utilizava-se call, mas por não saber muito sobre o tema, acabei deixando pra lá.
    O problema é utilizar isso na carteira inteira. Imagina o cabra tendo que fazer isso com petro, grendene, eztec, acho muito mais fácil para hedge verificar o beta médio da carteira e ficar vendido em mini indice em momentos de baixa.

    Sobre as operações de opção de venda, gostei da sua análise no outro post, porém não irei discutir sobre ela, pois acredito que você já tem uma opinião formada e assim como o Bastter é um pouco mente fechada com relação a isso. Sem problemas, todos nós somos com algumas coisas :)

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Estagiário!

      Esta operação, de fato, é equivalente a simplesmente comprar calls a seco. Tem vantagens no sentido de que possui custos menores, apesar da tributação pode fazer diferença.

      Veja: é uma estratégia para proteção. Infelizmente nosso mercado é ridiculamente pequeno e possui liquidez muito baixa para muitas dessas opções.

      Sobre a Venda Coberta, é aquilo lá o que eu disse. O que não entenderam é que é incompatível fazer VC junto B&H. Expliquei de diversas maneiras, dei exemplos e iria fazer backtests, mas como tem uma galera catequizada e cega pelo Bastter, não perderei meu tempo.

      []s!

      Excluir
    2. Sobre o beta, isso não é um hedge perfeito e sim um hedge parcial. Mas, obviamente, é possível ser feito.

      []s!

      Excluir
    3. Prófis faltou explicar:

      A alegação do estagíário é válida. De fato só existe boa liquidez em opções (calls e puts) em petro e vale, infelizmente. Apesar de existe alguns strikes em outros poucos ativos sendo oferecidos, mas são poucos e limitados.

      O problema de tentar hedgear com indice ou mini-indice é que as 2 pontas desse derivativo (futuros) tanto faz estando long ou short é que são "abertas". Desde que o seu calculo de aderencia ao beta esteja "perto" do perfeito pra praticar uma arbitragem, ok. Mas pra fazer hedge é mais trabalhoso e até arriscado.

      Pra fazer o hedge de carteira usando futuros (indice) terá que recorrer as opções de futuro,mas só existem disponíveis pra indice cheio e negociado pela mesa (pelo menos até a última vez que me informei..)

      Excluir
    4. Sim, dá pra fazer com índice, mas é aquilo: o beta tem q tá bem calculadinho e vai exigir muito mais acompanhamento do que numa situação onde prejuízo máximo já está travado.

      Excluir
    5. Anônimo,
      Pode ser que seja mais trabalhoso, mas o volume negociado diminui o risco se comparado a opção de venda. Pode ser mais trabalhoso sim, pois precisa calcular o beta e verificar certinho quantos índices tem que comprar, mas se uma pessoa está realmente pensando em fazer hedge da carteira, ela tem culhão pra fazer todas essas coisas, visto que o pequeno investidor que não vive da bolsa está a léguas de fazer um hedge.
      Agora para diminuir o risco basta colocar stops, ou ainda, stops móveis.

      Dimarcnho,
      Quando falamos em hedges, prefiro muito mais calcular o beta, e ir acompanhando a situação do que simplesmente comprar opções de venda e ficar mais "tranquilo" com isso, pagando absurdamente mais. Quando falamos de hedges temos que levar em conta quanto menos dinheiro perder melhor é.

      Sobre o que você disse de fazer VC juntamente com B&H eu concordo quando utilizamos as definições que você falou na postagem. Porém não podemos utilizar o que você disse com as definições do Troll por exemplo, onde ele utilizar outras definições que não foram aquelas que você disse. Por isso que eu sempre comento, para começar discussões complicadas como essas é necessário definir as coisas e não fugir delas, porque se não nunca chegaremos a lugar nenhum, iremos ter uma discussão entre sunitas e xiitas :)

      Uta!

      Excluir
    6. Uta,

      O que seria exatamente, pra eu entender melhor:

      "mas o volume negociado diminui o risco se comparado a opção de venda."

      ***

      Sobre calcular o beta certinho é algo que na prática é uma tarefa complicada. Muda muito rápido as relações isoladas de cada ativo. Trabalho de enxugar gêlo enquanto dança.... E aí como a coisa é muito dinâmica, no cômputo geral, é bem dificil manter o valor beta de uma carteira de PF estável de forma confiável. Não é impossível, quase todos os fundos utilizam diversas variações desse processo em grande escala que justificam os custos e tb pra superar dificuldades de liquidez, mas acho que foge bastante da realidade de pequenos investidores. E se o PF for fazer, óbvio, também irá gerar um bom custo de administração, taxas de corretagem e constantes ajustes dinâmicos de carteira versus futuros pra uma talvez escala pequena (carteira de PF).

      Sobre stops não ficou claro. Stops podem ser saltados com grande facilidade, ainda mais entre o momento do fechamento e de abertura no outro dia de um pregão. E o stop - quando acionado - te tira do ativo, vc estará seguro, mas fora. E se ocorrer logo em seguida uma reversão? Não é incomum. Já um hedge protege a posição sem precisar se desfazer dela não importe o quanto a sua posição role pro lado errado.

      Excluir
    7. Anônimo,

      O que quis dizer com "mas o volume negociado diminui o risco se comparado a opção de venda." foi :
      Um dos problemas da opção de venda é a quantidade de negócios que temos neste mercado. Como não temos um bom volume negociado, temos uma alta do risco. Já no caso dos mini índices, temos um volume maior de negócios o que em tese diminui um pouco o risco.

      *****

      Concordo que para o pequeno investidor, fazer hedge é algo muito complicado, seja com mini indice ou com opção de venda, por N motivos, sejam eles, custos, volatilidade, dificuldade, enfim... uma série de coisas.
      Concorda que, em matéria de hedge, tanto faz mini índice ou opção de venda, para o pequeno investidor é algo que não é viável no longo prazo ?

      Sobre os stops...
      Vamos lá...
      Quando você utiliza um spread pequeno no stop ou quando acontece um leilão no meio do pregão, sim, os stops podem ser saltados, porém isso não é uma situação corriqueira, ainda mais quando falamos de mini indice, onde a quantidade de negócios é bem interessante.

      Vamos fazer o seguinte... Vamos fundamentar nossas frases...
      Você disse que stops podem ser saltados com grande facilidade. Então eu pergunto, se eu colocar um spread entre o preço de disparo e o preço de venda de 1% ainda sim é possível que o stop seja saltado com grande facilidade, se tratando de um ativo com grande volatilidade ? Se sim, mostre por favor alguns exemplos.

      Quando eu disse que o volume das opções de venda são menores que o mini índice eu quis dizer pelo seguinte motivo. No site da Bovespa, se você procurar pelo volume geral dos meses passados, verá que o número de negócios no mês de fevereiro para as puts foi de 180, em contra partida, o número de negócios no mesmo período para os mini indices é de 1.766.782.

      Sobre você não estar mais seguro com o stop, concordo que este caso você estará exposto, mas é ai que as duas ideias se divergem.
      Vamos imaginar que pela análise gráfica você previu uma queda, então você vai lá e vende alguns mini indices. Para tanto você coloca como stop loss de 3%. Isso significa que você está limitando seus ganhos em 3%, mas que estará protegido em uma queda vertiginosa dos ativos. Se o stop loss for acionado, significa que você venderá o índice mais caro, perdendo 3%, mas como seus ativos terão subido 3% você só terá custos de corretagem, já que um ganho anula a perda.
      Já no caso das opções você já entra em perda, e caso o ativo suba um pouco é que você possui uma possível anulação das perdas.

      Uta!

      Excluir
    8. Uta,

      Vou te responder respeitando a sua sequência de 6 parágrafos usando numeração:

      Antes uma observação: ao se referir a put (ou mesmo call) é importante determinar se está se referindo a long put (um direito) ou short put (uma obrigação). Essa aparente sutil diferença é de suma importância. Inclusive sempre acrescente a isso se estamos falando de opções (call ou puts) americanas ou européias.

      1) A baixa liquidez de puts não aumenta o risco. O risco – já que estamos falando de hedge então trata-se de uma long put – é 100% eliminado. Se o ativo subir, vc não exercer a put e arca com o custo fixo do seu prêmio e deixa seu ativo livre pra subir. E se cair o ativo – como é européia – vc irá exercer o direito de exercício (venda no valor do strike) no dia do vencimento que irá cobrir 100% do valor do ativo até aquele momento do exercício, claro, descontado o valor do prêmio. O fato de ter pouca oferta na pedra de puts isso até te impede de fechar o hedge antes do vencimento. Mas não “aumenta” o risco já que vc está travado até o limite do prêmio. É só aguardar o vencimento (européia) e exercer a long put. E mais: a baixa liquidez de uma put pode ser compensada com a “sintetização” de uma long put (short stock + long call) por sinal muito usada é claro, pois compensa o problema da liquidez praqueles que dentro da sua estratégia querem ter a certeza que podem “fechar” a long put antes do vencimento já que as calls são americanas. E vamos frizar uma coisa: estamos falando sobre ativos em poder de PFs e não de grandes fundos, portanto qualquer 5K de liquidez na pedra sobre puts normalmente já é o suficiente pra ativos em mãos de PFs.

      2) Fazer hedge em termos de longo prazo, todo mês, por exemplo, lá em cima eu já expliquei sobre isso e ainda sugeri uma “imagem” usando a petro de 2008 até hoje. Claro que é inviável e ainda sugeri no máximo 2 ou 3 vezes ao ano e somente em momentos de aparente grande potencial de risco. É preciso reler com calma o já exposto. E fazer hedge com WIN (mini- índice) tende a ser complexo, mas com long put ou sinthetic lon put, não. É bem simples e prático. Na prática pro PF é a opção mais fácil e óbvia de executar. Já pros grandes fundos, óbvio, longe de ser viável por problemas de volumes e liquidez. Então recorrem ao mix de várias estratégias, inclusive com índices e opções de índices e até arbitragem com ADRs. Sem contar que não podem se deixar expostos de forma óbvia pro mercado o que estão fazendo ou planejando fazer pra não serem “arbitrados” por especuladores que se especializam em monitorar esses movimentos de grandes fundos – quando ficam muito óbvios, é claro - pra tirarem partido, rs. Outro dado importante: fazer hedge ou mesmo somente especular com WIN ou opções (call e puts) não é “tanto faz”. WIN (futuro) tanto sobe quanto desce sem freio. As vezes perde-se o controle de um futuro ou de um termo por diversos motivos ou eventos inesperados. Já opções (call ou puts) na modalidade long são limitadas ao valor do prêmio quando o ativo rola na direção contrária do “contrato” (opções são contratos).


      Excluir
    9. 3) Sobre stops – mais uma vez – peço que releia os outros comentários acima. O maior risco não são leilões no intraday (sobre evento raros: é bom lembrar que todo dia tem leilão de abertura e leilão de fechamento de quase todos os ativos e derivativos). Mas sim “gaps de abertura”. Exemplo: não é incomum vc ter um valor de fechamento de 10,00 e o ativo já abre com um pequeno gap 1,5% abrindo a 10,15 (usando o teu exemplo de “spread seguro” de apenas 1%...). Nessa situação seu stop será saltado e desarmado automaticamente pelo seu HB. E na prática não é raro vc abrir o seu HB 2 horas depois da abertura do pregão e ler essa mensagem da sua corretora: “estamos com problemas técnicos e todas as ordens stops no nosso HB estão suspensas; entre em contato com a mesa”. Só faltam dizer tb: “e tenham um péssimo dia”. Sobre WINs: não é o alto volume ou grande liquidez que vai diminuir a possibilidade se gaps de abertura. Isso não existe. Pegue o gráfico diário passado do winz13 (venc. dez/13). Os negócios aumentam a partir de out e encerram em 18.12.13: há diversos gaps de abertura com mais de 1% (+ ou - 500 pts). Se fizer o mesmo com petro ou vale verá o mesmo. E isso considerando o preço de fechamento. Normalmente o stop do operador é calculado a partir do seu preço de compra ou venda do win, do ativo ou do derivativo (muitas das vezes em valor mais alto) e não pelo preço de fechamento do pregão.

      4) Acho que a explicação o exemplo no item 3, demonstra. E importante: quando um ativo é observado como “volátil” (grandes e rápidas alterações de preço) é sinal firme que está mais sujeito a possibilidade de grandes gaps de abertura ou mesmo no intraday. Vc está confundindo grande volatilidade com grandes volumes e liquidez.

      5) Como já explicado. WIN e opções devem ser analisadas pela sua “natureza” (que são diferentes..) e não tão somente pelo volume e liquidez. E as puts (como todas as opções..) podem ser “sintetizadas”, então a sua observação (correta...) de baixa liquidez “poooode” estar camuflada por um volume enorme de “puts sintéticas” montadas por N operadores grandes e pequenos.

      6) Veja bem, só pra ficar claro: estar long put ou short win, quando o ativo ou mercado vira pra Bull as duas posições (long put e short win) entram em “perda” juntas e o confronto de resultados entre ativo ou ETF em alta serão similares. Só que na long put existe um freio contratual (valor do premio) e no WIN o freio é o seu dedo no HB ou a mesa da corretora pelo telefone.... A long put tb protege de uma “queda vertiginosa”. E em caso de vc ter feito uma previsão errada de queda, ela tb pode ser stopada a qualquer momento, principalmente se for a sintética. E o mais importante: se tudo der errado contra vc (como o exemplo comum de corretoras que suspendem em cima da hora ordens automáticas de stops por problemas técnicos..) na long put a perda SEMPRE é limitada ao valor do prêmio.

      Excluir
    10. Anônimo,

      É disso que eu gosto. :)
      Conversa de alto nível.
      Não tenho como contestar o que você disse. Nas devidas definições dadas, as opções de venda possuem menos riscos que hedges de win, são mais fáceis e melhores para o PF. O único agravante ao meu ver seria o valor do seguro, que neste caso só se fizessemos uma simulação, o que realmente não é o caso aqui.
      Obrigado pela ótima conversa :)

      Uta!

      Excluir
    11. Uta,

      Sobre o "valor" do seguro, não posso dizer de pronto quanto seria essa diferença. Mas o custo de um hedge (seguro) SEMPRE existe. Tanto faz se é o valor do premio de uma opção ou o valor negociado do win. Observe que o win (o atual é o winJ14 / abril) oferecido na pedra já embute um prêmio. O valor spot ibov agora é 49123 e o winJ14 é 49340. A diferença de 200 pts já está pequena porque estamos perto do vencimento. Quando entrar o M14 - junho a diferença voltará a ser maior.

      E o que seria mais agravante? Valor do premio um pouco mais alto ou a segurança de uma trava contratual a seu favor em caso do futuro conspirar 110% contra você?

      ps - prófis, cadê vc? Não quero acreditar que por conta desse papo furado de CPI a PF passou dinovo a carrocinha por aí e tb levou todo o teu depto pra uma conversinha de "pé na oreia" ? E cuidado com o trolleta! Ele é sargentão araponga dos tempos do Dops... kkkkkkkkk

      Excluir
    12. Opa, estive fora!!!!! Dia de reuniões!!! rs

      Excelentes observações acima.

      Suponho, não sei, que o trade off está no próprio breakeven/prejuízo. Enquanto que no hedge com opções é necessário o ativo subir pelo menos o prêmio, com win "já sai" no lucro (apesar do comentário pertinente que há os juros embutidos).

      By the way, será que falar disso aqui rende? Que futuros e forward contracts possuem sempre os juros da taxa livre de risco embutidos?

      Como eu disse antes, haveria poucos interessados. Não existe nenhuma "Compra Garantida do Cão" onde milhares estariam cataqueziados e tocando a operação para frente. rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
  4. Gente, kd o anônimo que sugeriu a venda da D14 ?????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui!

      E tô na fé! Segundo o cão é raro, muuuuuito raro uma OTM dar exercício! O Cão é meu pastor e nenhum mal, digo, exercício nas minhas ações de B&H me acontecerá.

      OTMs foram "inventadas" pra virar pó... sacô?

      Agente se encontra no dia 22/04 no dia do vencimento....

      Ass, Jorge

      Excluir
    2. PETR14D fechando a 1,59. Tinha vendido a 0,19. Vai stopar, não??? Tio Bastter fala q tem stopar em algum ponto, de acordo com o tal BBOSI.

      Excluir
    3. o anônimo disse que vendeu D14 no prejuízo. O dimarcinho sugeriu que o melhor seria manter até o vencimento e deixar ser exercido. acho que o anônimo está ganhando pois os ativos-alvo dele (PETR4) estão subindo forte

      Excluir
    4. Stope é para os fracos!

      Eu vô é rolaaaaa.... E14, vô me abraça em tu!

      http://www.youtube.com/watch?v=tim3-OcW-GM

      Ass, Jorge, El Escaravelho

      Excluir
    5. "acho que o anônimo está ganhando pois os ativos-alvo dele (PETR4) estão subindo forte"

      Ativo-alvo?

      Somos investors, traders ou SNIPERS ?

      kkkk

      Excluir
    6. Anônimo27 de março de 2014 16:49

      Não é vencimento ? Então TEM QUE esperar até o vencimento!!!

      Afinal de contas, ESSA É A PREMISSA:

      NÃO VAI SUBIR ATÉÉÉÉÉÉÉÉÉ O VENCIMENTO.

      Ainda falta 1 mês pro vencimento, muita água, muitaaaaaaaaaaaaaaa água pra rolar!!!!

      Masssssss, como eu digo: venda a descoberto. Se quiser manter o ativo, vai tomar um prejuízo estrondoso. rsrsrsrsrsrs

      Vão lá Bastteretes, continuem fazendo tudo errado !!!!!!! kkkkkkkkkkk

      Excluir
    7. Mas a questão não é o que ocorre agora. A questão é a correta montagem da estratégia frente a um objetivo.

      A PETR4 pode devolver tudo até lá e chegar a R$ 12 novamente as PETRD14 viram pó.

      Mas note como essa é uma estratégia louca, com potencial gigante prejuízo, visto que haja nervos para manter 730% de prejuízo e possibilidade de aumentar.....

      Mas e se não devolver e continuar subindo como foguete? Bom, se você começou comprar PETR4 esse ano e possui aí um preço médio de uns 13, 14 reais, então sairá com algum lucro.

      Mas se você vem comprando PETR4 há uns 3-4 anos, seu preço médio estará bem acima disso e você será obrigado a vender no prejuízo e, de quebra, quando for recomprar, irá ter menos ações.

      Não sei em qual mundo isso vai de encontro ao B&H.

      Excluir
    8. "Não sei em qual mundo isso vai de encontro ao B&H"

      Lamento informar, mas vai de encontro ao MEU mundo!!!

      Se vc ficar quieto eu meto aqui um adsende pra te adoçar... kkkkk

      Ass, Ancord

      Visite-nos e traga seus trades junto:
      http://www.ancord.org.br/Website_Ancord/paginas/associacao_associadas_cctvm_dtvm.html

      Excluir
    9. dimarcinho, você não entendeu a parte do stop? parece que você tem inhaca na cabeça cara, a operação saiu do controle estopa. pronto! foi o que o anonimo na outra página disse que fez. por que você está dizendo que tem que esperar o vencimento? você inventou o método dimarcinho-bastteriano de venda coberta? um meio-a-meio?

      Excluir
    10. Poderia linkar aonde o anônimo diz que stopou e por quanto estopou a D14?

      Seria esse aqui?

      http://di-finance.blogspot.com/2014/03/venda-coberta.html?showComment=1395338987937#c8628652585086692629

      """nossa, como vocês sabem fazer contas, estou admirado. Só pra constar, eu estopei a posição em PETRD14 em 0,28. suuuuuper prejuízo, acho que vou quebrar. rsrs

      aproveitei e vendi hoje petre16 por 0,18

      dimarcinho, como você faz pra conhecer todos estes nomes em ingleis?""""

      DETALHE IMPORTANTE:
      ""aproveitei e vendi hoje petre16 por 0,18""""

      Hoje, dia 27/3 a petrE16 fechou em 0,58 !!!

      E não esquecendo:

      """Só pra constar, eu estopei a posição em PETRD14 em 0,28.""""

      ***

      Como diz o velho ditado:

      "Comer feito formiguinha e cagar feito elefante"


      Excluir
    11. kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!

      Pois é, o cara vai "rolando" a merda e não percebe, rsrsrsrsrs

      Mas anônimo, poderia descrever exatamente para mim como é o stop para que eu possa "entender" rsrsrs

      Qual o valor do stop? É fixo? É móvel? Mas o método não para garantir até o vencimento??

      Devo ter nhaca na cabeça mesmo, pois parte-se do princípio de esperar até o vencimento, mas desmonta-se a operação com 1 semana de alta. Isso faz sentido?!?!?!?!?!?!??!?

      Excluir
    12. ***

      E o que o prófis, indicou como operação correta é montar VC (comprar "ativo-alvo" e vender call) com o objetivo de ser exercido.

      Então vamos usar o dia da data do post como referencia pra uma montagem hipotetica: 16/3/14.

      Vamos usar os valores maximos do dia 17, porque dia 16 foi domingo:

      petr4: max. 12,96
      petrd14: max: 0,21

      Então long stock a 12,96 e short call a d14 0,21

      Objetivo de acordo com expectativa correta da operação: buscar o exercicio com a venda do "ativo-alvo" acima do strike 14 com o plus do premio recebido.

      Lucro fazendo o correto: 14 - 12,96 = 1,04 + 0,21 (premio) = 1,25

      ganho percentual sobre o valor aplicado na operação (12,75): 9,8%

      Agora pega esse valor (9,8%), imagina vc acertado todo mês e reaplicando essa margem de lucro obtido sempre na mesma operação e dando tudo mais ou menos certo durante uns 5 anos (60 meses). Começa o calculo com 10K e depois me conta em que valor de ganho final vc chegaria.

      E aí te pergunto depois de vc "calcular" 60 meses com VCs sendo feito corretamente e sempre sendo exercido e "se" o resultado seria "melhor" que fazer VC pra não ser exercido recomprando calls antes do vencimento e vendo o seu "ativo-alvo" patinando quase no mesmo lugar ou mais barato ainda depois de 5 anos.

      Aviso aos navegantes: o exercício acima é hipotético; somente é pra compreender a falta de lógica em montar essa operação pra não ser exercido com o objetivo de ficar catando migalhas com calls enquanto assiste seu "ativo-alvo" ser corroído. E mais: pra catar migallhas com calls dessa forma, não precisa usar ou manter em carteira "ativos-alvo". É só montar uma trava de baixa. E se for borboleta ou mesa ainda por cima ganha--se mais fazendo o mesmo.

      Agora "acertar ou errar" a expectativa, ok, nesse quesito ninguém é melhor que ninguém. Mas fazer uma operação velha, manjada do tempo do 14BIS e ainda por cima de forma errada e de acordo com o melhor dos interesses de corretoras, me perdoem....

      Excluir
    13. Não sei como eles não conseguem entender isso..... rs

      Excluir
    14. Mudando de assunto, prófis...

      Vc é lotado lá no Caju? E na hora do almoço o pessoal todo ainda frequenta a carrocinha do Angu do Gomes lá na esquina debaixo da amendoeira... Ou a vigilância sanitária deu um sumiço no nosso velho e conhecido "Street-Chef"?

      kkkk

      Excluir
    15. Aêêê... tá pensando o quê, galeeera?

      E eu pensando que vc ficava de luneta ali no alto do mirante da fronape controlando tudo no berro.... kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    16. dimarcinho, já foi falado inúmeras vezes. Mostre resultados práticos e não teóricos. ganhar na teoria é fácil. Sua experiência prática mostra enorme prejuízo com termos seguindo aquilo que você pregava como o "correto". Agora mostre resultados bons seguindo suas teorias "corretas" com opções.
      pago pra ver!
      Jorge

      Excluir
    17. Shhhh.....

      Já tava demorando, rs

      Jorge, o que o prófis fez foi muito simples: num primeiro momento, só apresentar como funciona e com qual expectativa (futura...) devem ser montadas determinadas estratégias com opções; e quais as consequências quando a expectativa não se cumpre. E num segundo momento alertar que a expectativa (futuuuuuraaa...) imaginada pelo operador "tenque" estar de acordo (alinhada..) com a estratégia estruturada com opções que acompanham no mesmo sentido essa mesma de expectativa.

      Porque o que vcs "aprenderam" a fazer por aí pela web em termos estratégicos e operacionais é algo parecido como tentar descascar batatas com o cabo da faca.

      Só isso...



      Excluir
    18. Trabalhava na Sede, mas mudaram a Logística pra esse prédio merda aqui no Senado, mas tá valendo.

      Anônimo,

      poderia VOCÊ, por obséquio, mostrar resultados que comprovem a sua teoria? rs

      Assim, vou pegar o exemplo da carteira do Troll.

      Em sua última atualização consta que o custo real de Petrobras (que imagino que seja já descontado os dividendos e com as compras das migalhas de calls) está em 20,91.

      Veja, um exercício agora em 14 leva a um prejuízo de 33%. E mais: ele possui 1000 ações. Quando for exercido, ficaria aí com 14.000 + 190 (daquela call q vc sugeriu, lembra?). Total: R$ 14.190.

      Mas a Petrobras agora já tá na casa dos 15,30. Quantas ações eu consigo comprar agora? R$ 14.190 / 15,30/ação = 927 ações

      Além do prejuízo, eu ainda fiquei com MENOS ações do que eu tinha antes !!!!!!

      Repito: em que PLANETA isso vai de encontro ao B&H ??????????? rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    19. AH!!! E digamos que stope antes, como preconizado.

      No seu stop lá nos 0,28 da PETRD14, a PETR4 deveria estar uns 13,70. Com isso, ficou um pequeno preju de uns 100 reais, mas que iriam exigir a venda de umas 7-8 ações para cobrir.

      Ou seja, mais uma vez, ficou com menos ações do que tinha!!!!!

      Posso dar inúmeros exemplos..... rs

      Excluir
    20. você ainda está discutindo uma operação individual? mostre resultados consistentes no longo prazo, depois conversamos. Pelo menos o Troll mostrou resultados razoáveis no longo prazo, você nem isso

      Excluir
    21. Individual ??? Acabei de pegar o exemplo de várias operações do Troll.....

      Excluir
    22. E outra: o conjunto de uma mesma operação nada mais é do que a somatória de desta mesma operação individual.....

      Excluir
    23. Qual parte da frase "mostre resultados consistentes no longo prazo, depois conversamos." você não entendeu?

      Excluir
    24. Por enquanto, com 33% de queda, vai precisar de uma boa recuperação pra dar certo no LP, não acha?!?!?!?!?????

      Excluir
    25. mostre seus resultados consistentes no longo prazo, depois conversamos.

      Excluir
    26. Prófis, com a taxa de acerto de 90% alegada pelo trolleta não tem errata!

      kkk

      O anom aí tá só enchendo o saco. Acha que repetindo a exaustão e pulando de argumento a outro tirada de conversa fiada, chega uma hora que perde até a graça, rs.

      Faz assim, anom: então o usa o teu exemplo trazido do outro anom (ele mesmo... kkk) que vendeu a D14 a 0,19 e stopou em 0,28 e depois rolou pra E16 vendendo a 0,18 (fechou hoje a 0,58 de novo).

      Pergunto:

      Quantos gains em operações futuras em recompra de calls otms vendidas somente por volta de 0,20 serão necessários só pra cobrir essa UNICA operação que deu chabu?

      Precisa mais que taxa de acerto de 90%. No minimo de 110%... Pode isso?

      kkk

      Excluir
    27. Esse cara ou é cego ou é troll. To mais pra segunda opção. rsrsrsrsrs

      Excluir
    28. Prófis,

      Mas porque é merda esse prédio novinho em folha no Senado?

      Quer que eu fale com o Graça? Peça pra mudar a cor das paredes?

      kkkk

      Só não gosto da área. Sempre odiei a Lapa.... Até hoje não entendi como "aquilo" virou um hit, rs Se aquilo lá (Lapa) estivesse realmente revitalizado, renovado, arejado, tudo bem. Seria até lindo e altamente turístico. Mas pro meus olhos continua o mesmo lixo de muitos anos atrás... Vai entender.

      Excluir
    29. mostre seus resultados consistentes no longo prazo, depois conversamos.

      Excluir
    30. A Lapa tem bastante coisa pra fazer. O que mata é aquele monte de mendigo, traveco e vez por outra uns pivetes passando. Mas são muita minoria, dá pra levar.

      O prédio foi entregue muito rápido, tá cheio de pequenos probleminhas.

      Excluir
    31. Bondia, Prófis....

      É aquilo. De fato muita coisa "surgiu" na Lapa; mas quase nada foi revitalizado. E muita gente acha que tudo aquilo valorizou só porque ganhou "novos ares"...

      Parafraseando uma declaração de um certo economista especializado em dar entrevista (kkk): "ficamos caros antes de ficarmos ricos".

      Essa frase é bem a "nossa" cara...

      ***

      Mudando de assunto otraveiz dinovo:

      Vc é da área de logística, ok. E vc pode até não ser um especialista, mas pelo menos tem mais acesso e experiência nesse assunto que um "analista de gabinete" qualquer de corretora ou banco...

      Por isso pergunto: qual a sua opinião "intuitiva" sobre o Porto de Açu? Esquece AF, esquece AT ou mesmo a poderosa AN (analise de noticias... kkkk). Fale por intuição: "solte suas feras", como se dizia nos anos 70.... kkkkk

      Aquilo ali faz sentido? É de fato estratégico? É complementar pra Comperj? É complementar ou até mesmo fundamental pra industria do petroleo? Além dessas questões óbvias que eu citei e constam em qualquer jornalzinho ou fórum de mestres investidores.... Existiriam outras questãs?

      E sobre questãs negativas ocultas a visão crítica de leigos? Essa última questã - intuitiva - então é mais foda de todas... kkk

      Intuição, prófis...Fale usando somente sua intuição !!!

      Essa ferramenta é válida quando se "joga limpo" com ela: sem rodeios ou falsas demonstrações ocas de autoridade ou fundamentos.

      Solte suas feeeeras,... uou, uou, uou, uou

      Essa eu quero ver, prófis!

      http://www.youtube.com/watch?v=-F6ykqHCWfE

      kkkk

      Excluir
    32. mizifio e dimarcinho, vocês estão comentando operações isoladas para criticar o método. vcs estão assumindo que foi prejuizo com D14 e E16, mas veja lá no outro post o comentário onde foi relatado que a operação com E16 foi encerrada com lucro e praticamente recuperou o prejuizo na D14. Qual o objetivo de vocês em suprimir as informações? "provar" a todo custo que estão "corretos"? Lá foi mostrada uma operação em tempo real que deu prejuízo e depois ele foi recuperado quase que totalmente. Não vi vocês mostrarem nada consistente que não seja na "tioria"

      Anônimo 21 de março de 2014 11:30
      em tempo real, encerrei a operação em PETRE16 por 0,11, acho que recuperei o preju. obrigado pelas dicas

      Excluir
    33. Anon, rs

      Abrindo aqui um grafico de minuto do dia 21 da E16 só abriu um rápida janela de 0,11 as 10:30 hs... Vc é feeera, hen?

      Detalhe: 0,11 foi a minima do dia 21!

      Foi no "dedo" o stop ou estava em ordem de disparo programado? Se foi no stop programado, então a projeção de lucro esperada era de apenas 7 cents ? Puxa seu volume de negocios desse ser bem grandinho.... Sorte sua que a "fila" do disparo era pequena, né? Caso contrario ia ficar chupaddo dedo, rs

      Uau, me rendo!

      E mesmo que tenha aberto uma rápida janela pra sua recompra (e bota rápida e precisa nisso...) não deixou margem satisfatoria (descontado os custos) já que a venda foi por apenas 0,18.

      Portanto se vc vendeu por 0,19 a D14 recomprou por 0,28 (loss 9 cents) e lucrou 7 centavos na recompra da E16 - fora os custos - lamento informar vc não recuperou o seu "prejuizo virtual"...

      Usar essa "operação isolada" do tal anom (como se comentário de trade em web fosse algo de valor... valá, rs) por um acaso tem alguma serventia pra demonstrar que "gains muito pequenos" (em relação a expectaitiva sugerida de vender a 0,18 e recomprar a quanto? Por 0,11,como vc fez????) é um mal negócio já que um único loss "mediano" é capaz de engolir vários pequenos gains como esse que vc "acha" que realizou.

      Bicho... longe de mudar sua sofisticada estratégia "inventada" pelo Cão. Acho que vc deveria se juntar a ele e dar palestras (pagas...) ao redor do mundo financeiro internacional apresentando essa "grande descoberta" que até hoje estava oculta aos olhos dos néscios...


      ps - em certo livro interessante (traders, guns and money...) li o seguinte: " vc está adentrando num mundo, em que as melhores mentes do planeta estão trabalhando a soldo dos banqueiros". Acho que essa frase ficou ultrapassada, rs. Hoje a frase correta é: "as melhores mentes do mundo estão À SOLTA na blogosfera financeira".... O cão e seus seguidores (assim como vc...) são mentes brilhantes. Aviso: os iluminatis estão de olho em vcs e em breve vcs terão que escolher: ou põe suas fantasticas mentes ao serviço dessa poderosa sociedade secreta ou todos vcs serão calados para todo o sempre... Cuidado, Mestre Cão! kkkkkkkkk

      Excluir
    34. agora você me convenceu que a operação do Bastter é ruim, vamos então esquecer que existe.

      Falando das operações teóricas do dimarcinho e porque não suas, tem algum exemplo prático de resultados consistentes no longo prazo? pode publicar?

      Excluir
    35. Sabe o seu problema, anon?

      Vc se acha esperto o suficiente pra mudar o foco da discussão, rs

      A proposta do prófis era demonstrar o conceitual correto da estratégia venda coberta que vem sendo distorcido pela web.

      Ou seja, alertar a disseminação do seu uso incorreto. Já que o seu uso em desacordo com a proposta do tal investidor B&H tem potencial de causar mais danos do que os tais benefícios sonhados.

      Alías, diga-se de passagem, essa prática de distorcer essa operação sempre foi prática corrente das corretoras pra faturarem o máximo possível com novos clientes. Corretoras sabem há séculos que a "vida" de novos investidores sempre é curta, portanto "sejamos ligeiros" e vamos colher essa safra antes do inverno chegar, rs. Então nada melhor que patrocinar ou fazer vista grossa com aqueles que ficam fazendo o marketing dessa estratégia como forma de "remunerar" carteira ou fazer "proteção" de ativo.

      Quanto a seu pedido de apresentar "resultados consistentes de longo prazo" dessa ou daquela estratégia (não importa qual..) não serei redundante. Já falei sobre isso e até sou um crítico dessa mania do prófis de ficar fazendo "comparativos" com estrategias e dados passados.

      Porque no mundo da RV --- desde que vc selecione o timeframe adequado --- vc é capaz de provar qualquer teoria ou estratégia que sustente a sua tese, rs

      Encerrando, porque hoje é sábado é de sol, rs

      Enquanto isso pegue essa imagem do que representa uma VC e aprecie o trade off:

      http://3.bp.blogspot.com/-HLtQjEYuMIg/UyY2nG38AHI/AAAAAAAABMY/sUaGHCrrsbM/s1600/0101_short+put.png

      Vc não é obrigado a concordar com o "óbvio". Até porque discordar em batepapos de web SEMPRE é mais divertido, rs... Mas tenho que admitir: se vc não está de sacanagem, então é porque vc é um gênio incompreendido e isso deve ser um pêso enorme de carregar....

      Então, força, amigo! Vc vai precisar de muita, pelo castigo de ser o único com visão em terra de cegos... kkkk

      Excluir
    36. Logística.... como o próprio nome já sinaliza.... complexo! kkkkkk

      Ideia do Porto do Açu: boa. Não devido ao porto em si ou ao local. A grande questão é que há uma necessidade absurda de escoar produtos. Instalar um novo porto em qualquer área da costa de SP ao ES seria ótimo.

      O grande problema é que os produtos também têm que chegar aos portos, né??? E cadê ferrovia pra isso? Não temos. Ou seja, vai quase tudo de caminhão, o que fode a logística da coisa, pois é, disparado, o pior modal para escoar a grande maioria.

      Essa é a visão geral. Para o meu foco, petróleo e derivados, seria ótimo. Com certeza iríamos/vamos utilizar o porto. Tancagem é um trunfo muito importante na logística.

      "Insider" information de amigo meu q trabalhava lá (pela EBX...): gravíssimos problemas ambientais pra resolver.

      Não posso falar sobre as outras matérias-primas que serão trabalhadas lá, pois não tenho conhecimento do assunto, mas pra Petrobras será bom, principalmente com pré-sal aumentando forte a produção.

      Resumo:
      Ideia e localização: boas
      Problemas: ambientais, complicados

      Sobre lucratividade não tenho ideia, mas só precisa ser movimentado que é muita grana... Ultrapar que o diga.... rs

      Excluir
    37. mizifio, cauma, porque tanto ódio

      eu só pedi para mostrar resultados consistentes, se não tem, poderia ter resumido seu comentário em apenas 6 palavras "eu acredito nesta teoria e pronto"

      pra que tanta explicação?

      Excluir
    38. com relação a discordar de bate-papos de web, mizifio, vc é mestre!

      Excluir
    39. Esse cara é maluco. "Teoria". Os exemplos tão todos dados aí e o cara fica nessa. Parece maluco! kkkkkkk

      Excluir
    40. Ok, prófis.

      Então presumo que sua intuição pelo conjunto é boa? Claro que se fosse tudo preto no branco não haveria dúvidas e nem estaria a 1 reaus, rs. Mas intuição é isso aí: sem base racional; enxergar sem ver. E pior: sentir sem entender! kkk

      E só lembrando aos marujos de primeira viagem que buscam "mensagens subliminares" pela web... kkkk No final dos 90 a embratel era a menina dos olhos nacional das telecomunicações. Um grupo americano comprou e aí todo mundo no mercado exclamou: ohhh, comprem tb sardinhas! Tempos depois esse grupo praticamente faliu: worldcom.

      Portanto é um olho no peixe e outro no gato. Sempre, rs

      Excluir
    41. Ah, prófis, liga não... kkkk

      O cabra só quer chamar minha atenção (eu sou o anom mais célebre da blogosfeira tendo até alcunha sem nunca assinar um post.... kkkk).

      Anom, rs, depois cola aqui aonde eu te "odiei" que é pra eu mostrar pro meu psiquiatra. Exijo uma segunda opinião... kkkk

      E desculpe o excesso de explicação. Eu não sabia que os nossos batepapos precisam ser padronizados nos moldes do twitter ou fakebook, seilá.

      Sobre o seu resumo do que eu penso, discordo, rs. O assunto não é sobre resultados, mas sim, sobre uso distorcido de estratégias estruturadas.

      Mas se vc gosta de ler sobre "resultados consistentes" pra se inspirar em copiar modelos pra seguir o roteiro certinho dos verdadeiros grandes vencedores recomendo a leitura do "Bola de Neve", rs. Não se assuste e não duvide em nenhum momento do personagem principal do livro!

      Trata-se de uma história real! kkkk

      Excluir
    42. Nao sabia que Bola de Neve tratava de opções

      Espero que esteja mais cauminho

      Excluir
    43. Realmente você é o guru anonimo da web, tem até alcunha

      Excluir
    44. Esse livro trata de opções, sim, rapá anom!

      Tem um momento lá no Bola de Neve que depois dele ter tomada umas 3 cocacolas no meio de uma churrascada de hotdogs com seus cotistas, ele enrolou a língua e soltou o célebre insight que ficou gravado pra sempre nas mentes das sardinhas desorientadas (nem o mestre cão, conseguiu até hoje tal façanha... kkk):

      "opxons are finanxal uepon ove mass destruchon"

      ps - se bem que reza a lenda que ele xinga pela frente, mas bem que usa essas paradas de opxon nos seus negócios; mas acho que só lendo mesmo as 800 páginas da brochura pra descobrir qual é a "teoria" do bruto, rs. E se vc ler, te peço um favor: nos brinde com o seu poder de resumir em 6 palavras o que esse livro nos conta em 1200 páginas, fora a capa... kkkkk

      Excluir
    45. não entendi nada. Primeiro você vem com a defesa incondicional das opças do dimarcinho, agora vem com este papo da bola de neve. Eu concordo plenamente com isso que ele disse no livro, e nao tem o que discutir.
      Voce me dizer que opcao nao serve pra nada ou que é uma merda, eu entendo e respeito, minha discussao era sobre os 2 metodos e a insistencia do marcinho (e sua) que o metodo do bastter é um lixo e o do dimarcinho é bom. Concordar que os 2 sao um lixo até eu concordo.
      Com relacao ao resumo do livro, esta ai no seu comentario, justamente a parte que voce reproduz o livro, mas ao inves de 6 palavras são 7.
      Nota: eu já li a bola de neve. Eu nao acho que opcoes sejam o caminho pra ninguem enriquecer

      Excluir
    46. São 800 ou 1200 páginas?

      Excluir
    47. Olha, anom, te peço desculpas, rs

      Eu realmente pensava que tava conversando com alguém que entendia pelo menos o básico sobre operações estruturadas com opções versus ativos. E que vc só estava “brincando” de trollar. Mas se o que vc escreveu acima é sério (ainda custo crer, rs) é porque realmente vc não tem nem um domínio básico do assunto e pelo visto até mesmo sobre os negócios do genial frasista Mr. Buffett...

      Tudo que se foi conversado aqui não tem relação alguma com “métodos”, “teorias” de fulano ou beltrano. Última tentativa (eu juro!): é somente expor o conceitual de finalidade correta de algumas estratégias direcionais estruturadas com opções e seus ativos-objeto.

      E se de fato vc não tem nem o conhecimento básico sobre o assunto, óbvio, NÃO deve mesmo se guiar por comentários de blogs, já que vc não tem base segura pra fazer um julgamento apropriado.

      Mas se vc não tem como saber o que é certo ou errado, então deveria abster-se de ter uma opinião tão definitiva baseado – pelo visto – em empatias com personagens de web ou tabelas de trades de rentabilidades fantasiosas desenhadas em blogs.

      Não se trata de defesa incondicional ou simplesmente decretar que algo seja uma merda. Até o porque pra um posicionamento é necessário conhecer o assunto. Caso contrário, estamos somente discutindo sobre simpatias ou antipatias, rs

      Repito: não existe “método” bastter ou dimarcinho. O que existiu aqui é somente a simples e básica exposição do conceitual de finalidade correta de algumas dessas operações, só isso. Se vc – está falando sério e não trollando – então é porque ainda está na fase de buscar e analisar “receitas de trades”....

      Sobre eu comentário “Eu não acho que opcoes sejam o caminho pra ninguem enriquecer”. Foi a partir dele que cheguei a conclusão (e espero estar errado..) que vc de fato não tem noção exata do que se está falando. Opções pura e simplesmente, óbvio, não vão enriquecer ninguém. Essa é típico comentário de quem acha que operar derivativos - por gerarem efeito de alavancagem sobre seus ativos-objeto – são uma forma de especulação “operando grandes lucros com pouco capital”. Não, não é bem assim, rs

      Derivativos são contratos. Usados com conhecimento correto são capazes de tornar diversos operações e negócios mais seguros pra todas as partes em um negócio. Trazem mais dinâmica, liquidez e volume nos negócios como um todo. Proporcionam uma gama enorme de possibilidades que tornam os mercados, por incrível que pareça – um ambiente de negócios mais estável e até mais seguro... Grandes indústrias, exportadores, agro-negócios, muita coisa – hoje em dia podem ter as dimensões que hoje possuem porque esses negócios possuem toda uma estrututura de futuros e opções que possibilitam “projetar” melhor diversas atividades econômicas complexas e NÂO tão somente especulação financeira...

      Agora “seee” essas mesmas ferramentas forem usadas de forma mal intencionada em negócios com contrapartes que NÃO dominam corretamente seu uso conceitual; ou se forem usadas pra alavancar operações sem lastro, óbvio, serão perigosas armas de destruição.

      É como o fogo. Aquelas tribos que descobriram o fogo, mas não entenderam corretamente o domínio do seu uso, com certeza, incendiaram suas pequenas aldeias e desapareceram. Já aquelas que souberam usar o fogo deixaram de ser tribos e se transformaram em civilizações.

      Portanto, sem conhecimento adequado, nada funciona. E o pior de tudo: conhecimento distorcido, com certeza, é uma eficiente arma de extorsão, controle e submissão de poucos sobre uma maioria de leigos.

      Excluir

    48. Sobre Buffett, antes que me acusem de invejoso como sempre, e notório que ele é um verdadeiro gênio do mundo dos negócios. E como todo gênio são pessoas fora de padrões comuns, difíceis de compreender claramente. O que dirá então “imitá-lo” buscando pontos em comuns entre vc e ele através de uma biografia romanceada da fera, rs

      Quando o Buffett disse a tal frase, na verdade, é um alerta pra que “investidores leigos” não devam tentar estruturar operações com derivativos e futuros sem ANTES terem um conhecimento e domínio minimamente seguro do assunto.

      Quando gênios – como ele – fazem determinados comentários não é pra vc interpretar com literalidade, mas sim com reflexão.

      E lamento muito vc ter lido somente as 992 páginas do livro e parado por aí. Buffet TAMBÉM faz uso de derivativos e futuros em seus negócios. Caso contrário não teria chegado nem na quarta parte da riqueza que hoje ele detém. E claro, ele SABE fazer o uso correto. E fez isso diversas vezes, veja abaixo a última:

      http://online.wsj.com/article/SB10001424053111904875404576530601366150130.html?dsk=y&mg=reno64-wsj&url=http://online.wsj.com/article/SB10001424053111904875404576530601366150130.html

      “”””Pelos termos do acordo, a Berkshire Hathaway receberá 50.000 ações preferenciais que pagam um dividendo de 6% ao ano e podem ser resgatadas com um ágio de 5% , além do direito de compra de mais 700 milhões de ações do Bank of America a US$ 7,14 cada. O direito de compra tem duração de 10 anos a partir do fechamento do acordo e pode ser exercido em partes ou todo de uma vez”””””

      Um bom domingo, procê. E desculpe maiiiisss um comentário tão longo; mas depois que vc me contou que leu as 992 páginas do Bola de Neve e não reclamou, então... kkkk

      ps - sobre as 800 ou 1200 ou 2000 páginas do livro... Foi só ironia da minha parte com o tamanho excessivo de uma simples biografia, rs. Que decadência a minha, tendo explicar minhas gracinhas ....

      Excluir
    49. Mizifio, eu desisto, eu já trollei demais você e você insiste em ser trollado, não sei mais o que fazer. A vontade é continuar trollando para ver até onde vai, mas você é insistententemente "bobinho" para responder com seriedade um anonimo que só quer é trollar.

      Justifico tudo isso por um seguinte motivo: você é o maior oportunista desta blogosfera, que fica apenas trollando e trollando anonimamente e agora provou do próprio veneno. Uma das piores coisas dos blogs é a abertura de comentários anônimos, pois permite que figuras como você apareçam para encher o saco de quem está, na maioria das vezes, querendo aprender, sem a oportunidade da devida represália.

      Vou resumir, não em 6 mas em 1 palavra, o que penso de tudo o que você escreveu acima: "foda-se". Não ligo a mínima pra nada disso.

      Acima de tudo eu ficaria muito feliz se blogueiros como o dimarcinho fechassem seus blogs para comentários anônimos e assim deixassem de "dar palanque" a babacas como você, que se esconde em uma "alcunha" e não tem coragem nem de se identificar, mesmo que com um perfil fake. Cara, crie um blog e de um "copy & paste" de tudo que escreveu nos últimos 10 dias aqui no blog do dimarcinho que você já terá um bom conteúdo para discutir com seus leitores e não pegando carona nos leitores de outros blogs.

      Você tem um bom conhecimento, mas a maneira como se manifesta é desprezível!

      Jorge

      Excluir
    50. Uiii, rs

      Estou mortalmente envenenado.... kkkk

      Aonde foi que vc arrumou tanto "ódio" por um ser anônimo e tão desprezível como eu, Jorge?

      Acabo de encontrar alguém que precisa de ajuda e quero te ajudar, rs

      Faz assim: no seu próximo comment abaixo, vc agora escreve um segundo discurso pungente de como "vc tem pena de mim"....

      ps - como é dinâmico o mundo virtual! Agora virei tb "orientador" de estagiários de troll.... kkkkk

      Excluir
    51. E cá entre nós, antes eu tinha dúvidas. Mas agora tenho certeza...

      E como eu disse logo de início: "Eu realmente pensava que tava conversando com alguém que entendia pelo menos o básico sobre operações estruturadas com opções versus ativos. E que vc só estava “brincando” de trollar. Mas se o que vc escreveu acima é sério (ainda custo crer, rs) é porque realmente vc não tem nem um domínio básico do assunto..."

      Traduzindo pra vc: enquanto o que vc fazia reiteradamente parecia trollagem, tudo bem, faz parte do jogo o qual vc espontaneamente entrou.... Mas quando me dei que vc "podia" estar falando sério... Fiquei preocupado. Já que pelas regras internacionais da trollagem "não se chuta cachorro morto", rs

      Mas agora lendo esse seu chilique... aquela leve impressão virou uma forte certeza que esse tempo vc acreditava MESMO nas asneiras escrevia.

      E agora me sai com essa de se assumir o "El Troll Vingador" rs.

      E cada um mais incrível que o outro... Agora me bateu até saudades de dona ostra!

      kkkkkk

      Excluir
    52. E sobre seu comment:

      "encher o saco de quem está, na maioria das vezes, querendo aprender, sem a oportunidade da devida represália."

      Aviso, filho: lugar de aprender é no "mundo real" e não em blogs, sites ou google. E tem que ser em ambiente acadêmico devidamente chancelado, associado a oportunidades de convívio prático em ambiente profissional de instituições sólidas. Ahhh.. e livros de autores consagrados nesses dois ambientes citados também ajudam muito....

      ps - e depois me explica com mais cauma qual a diferença entre escrever como anônimo ou através de um perfil fake de personagem, rs

      Excluir
    53. o anônimo aí acima (15:05) humilhou o mizifio que perdeu a compostura e teve que responder em 3 partes de tão nervoso que ficou. Curti (1)

      Excluir
    54. Pô, Jorge, rs

      Quase não o reconheci nessa sua volta... kkkkkk

      Já eu "curti" sua boa autoestima, todo pimpão, se achando o El Humilhador... kkk

      Bánoite e não desapareça!

      Excluir
    55. Anon 15:05 curti (2)

      Excluir
  5. ativo-alvo, ativo-objeto, tudo a mesma coisa

    ResponderExcluir
  6. Olá dI, você teria um cálculo da sua rentabilidade em 2013 com e sem seus hedges?

    ResponderExcluir
  7. Buenas Tardes, Prófis!

    E aí?

    Pedra que rola, não cria limo

    E falando nisso... Finalmente já rolou hoje sua D14?

    Olha que calls são estilo americano e quando o bagulho fica muito itm, os malucos exercem na cara dura antes de vencimento....




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      O anônimo acima tanto trollou que no final acabou mostrando que não entende nada mesmo. Faz parte! rsrsrsrsrs

      A trava de alta em BB tá razoável. To aqui na dúvida. Ela tá dando aí uns 75% do lucro máximo e ainda falta o mês todo pro vencimento. Penso eu: seria prudente fechar?

      Excluir
    2. Vc que se amarra nuns cálculos, prófis, rs

      Tava pensando aqui...

      O cara que vendeu uma D14 a 0,19 pra NÃO ser exercido é porque iria recomprar o troço por uns 0,10 cents, não? Então o lucro bruto dele seria 10 cents

      Até aí.. tô indo bem, né?

      Mas agora coloque-se no lugar da contraparte que "comprou" essa D14 a 0,19!

      Imagine que esse cabra que comprou a D14 a 0,19, hoje, tenha vendido ela na máxima de hoje a 1,79 (já que na blogosfeira a turma só compra na mínimas e vende na máximas do intraday...)

      Pô! Esse cara lucro 1,60!!!!

      Isso dividido por 0,10 cents é igual aaaa... 16 vezes o lucro esperado pelo cabra que vendeu essa D14 por 0,19 pra lucrar uns 10 cents!

      É isso mesmo?

      Então isso significa que o cara que comprou a D14, em tese, - ganharia em único trade - o que o cara que vendeu a D14 levaria 16 trades (meses...) pra alcançar (sem ser exercido... é claro) !

      Isso aí serve como "exemplo prático" ?

      kkk

      *******

      O ideal é desmontar perto de 90%, mas é foda. Vai depender do voltume da sua TA. Um volume baixo não compensa (custos operacionais). Nesse caso é trazer o desmonte pro breakeven.

      Mas se o volume é alto então o certo é desmontar pelo menos a metade ou dois terços do volume da TA.


      Se quiser, me passa os valores pagos pelos premios e os strikes da sua TA com BB.

      Derrepentemente dá pra fazer algo diferente...

      Excluir
    3. HUAhauhAUa.... na minha última postagem de fechamento eu até comentei que estava fazendo justamente o contrário.....

      E olha que a recomendação da venda sempre cai nas opções com maior gamma. O Cão diz que elas são "estáveis" (e não são "explosivas"). rsrsrsrsrsrs

      Mais um mistério a ser resolvido: opções com gamma alto são "estáveis" !!!!!

      Sobre a TA, vou levando. É que como o BB deu uma pernanda muito forte, não sei se continuará. Mas como está tudo travado e planejado, vamos levando. O volume não é alto, mas tb não é mto baixo. Mas deixa quieto por enqto.

      Excluir
    4. O importante de analisar a mesma operação sendo montada "ao contrário" é que assim, pode-se observar que "supostas" grandes taxas de acerto (venda de otms) por terem lucros pequenos e muito limitados "podem" ser bem mais díficeis de proporcionar resultados produtivos no longo prazo se forem montadas numa sequência de várias operações iguais....

      Aviso aos navegantes, rs: o exemplo acima não significa que "comprar pó" é um bom negócio. Mas saibam que "vender pó" esse sim: é pralá de um péssimo negócio e ainda por cima arriscado...

      Sobre a BB 2 perguntas:

      1) vc tem BB na carteira?
      2) se tem, o strike da ponta vendida é menor que o teu PM?
      3) se fechar a TA no lucro, aproveite e "venda" a mesma proporção de prejuizo não realizado de algum ativo de sua carteira dentro mês. Assim não paga IR do lucro da TA e depois recompra os mesmos ativos do prejuizo realizado.. Aí sim, vc tá fazendo uma operação correta de baixar PM de ativo com PM alto usando o lucro de uma outra operação sem pagar IR.

      Excluir
    5. Que seja 1 operação por mês: temos que 1/16 = 6,25%. Precisamos agora de taxas de acerto de 94%??? :-O

      Como eu disse em outro post, estou fazendo justamente o contrário. Pego opções mais longas (com liquidez: 2 séries pra frente) e compro aquelas OTM mas logo acima das ATM, 1 ou 2 strikes. Isso, considerando após uma queda do ativo e expectativa óbvia de alta.

      É o contrário do short call do Cão!!! Eu vou de longgggggg call !!!!! rs

      Excluir
    6. Sim, essa sua operação acima é válida desde que - como vc assinalou - a sua expectativa esperada do ativo é de alta. Não é pra montar por montar todo mês; antes é preciso acreditar em chances de alta futura.

      Pra vencimentos mais longos (acima de 1 mes) vc está operando certo. Tb é válido o mesmo com atms pra vencimento proximo usando stop fixo na metade da posição. A outra metade deixar sem stop (a princípio...). E óbvio: o stop total da posição em caso de erro terá que ter previsão de suporte em relação ao PL e no mínimo pra suportar 6 operações anuais. E assim que a posição "anda" na direção desejada se tiver muito espaço pro vencimento procurar fechar uma trava confortável (com perda zero) de acordo com a expectativa que acredita naquele momento.

      E atenção: o inverso tb pode ser executado. Tanto se pode operar long (expec. bull), como short (expec. bear). Pra operar no short, faz a mesma coisa, só que com put: long put. Mesma tecnica que se usa pra call. Pra volume pequeno/mediano em petro tem tido boa liquidez. Tivemos muito tb em ogx, mas isso agora é passado. Mas tb tem aumentado liquidez em vale, bb, bbdc, bmf, etc, mas em geral essas oferecem premios um pouco fora de realidade. Na petro tá mais "redondo".

      Excluir
    7. Mizifio,

      esta parte é interessante e será uma outra grande polêmica, pois vai veio que contra o básico de acumulação "sem timing".

      Falando nisso, tu conhece a história do Barsi? Ele ficou rico nessa de só acumular aos poucos mesmo?

      []s!

      Excluir
    8. Tá sumido, prófis? Puxando conversa em post velho é pra ninguém nos ler? kkkkkk

      O que vc chama de "acumulação sem timing"? Preciso entender com mais clareza o sentido do que isso significa pra vc pra responder te responder. Só te adianto uma coisa, se entendi sua questã, rs. Pode parecer absurdo o que vou afirmar, mas NÃO acreditar em timing (por mais inexplicável que ele seja...) é logicamente acreditar em mercados eficientes, rs. É complicado, mas é preciso escolher em que acreditar: timing ou mercado eficiente? Timing como não é tangível, por mais que ele se prove real, é sempre constrangedor admitir a sua ascendência. Já mercados eficientes é tida como "ciência", rs. Uma pseudo-certeza arrancada sob tortura da matemática e princípios probabilisticos bem básicos e que foi comprada pelo meio academico e até mesmo profissional.

      Se é disso que vc está falando, essa é minha resposta.

      ****

      Excluir
    9. Sobre Barsi. ele é de são paulo. Até o inicio dos 90 havia dois mercados bem distitnas bolsa do rio e bovespa. O mercado era muito pequeno, e claro, todos os "grandes" se conheciam pelo menos de nome ou fama dos dois lados da ponte aerea.... Mas como não existia internet e tals, essas lendas só corriam mais dentro dos ambientes de corretoras e bancos. Sardinhas ficavam beeem de fora. Quando muito só ouviam lendas. Portanto apesar de investir em RV desde os 80, minha participação era muito reduzida e meu envolvimento com a RV era bem distante. Estudava, acompanhava, massss.... distante e em volumes insignificantes. E eu evitava corretoras independentes. Era uma epoca perigosa, rs. Muita corretora fechava na sexta-feira e na segunda, puf, desaparecia... kkk E os ativos ainda tinha outras classes como papeis ao portador. Sabe o que eram titulos ao portador? rs Seus donos poderiam ficar anonimos e muito, mas muito "papel" sumia e muita gente que trabalhavam ou eram donos de corretoras fizeram o diabo... Então dos 80 até meados de 90, eu que não tinha tempo pra "correr riscos", só operava (na verdade só investia comprão..) em corretora de banco, tipo, itau, bradesco, bb, entendeu? rs Então existem muitas, mas muuuuitas historias complicadas e outras são muita lenda tb dessa turma que vem desde os anos 70. E muita gente ficou rico da noite pro dia por acumulava a preço de banana milhares de ações estatais compradas em classificados de jornais como eletrobras, telebras, etc.. que todos eram obrigados a comprar compulsoriamente e ate mesmo pra abater impostos como o velho fundo 157. Muita gente juntou montanhas desses papeis comprados "fora" de pregão. E aí quando veio as privatizaçoes e tals, muita gente enricou da noite pro dia, rs. Foi um grande golpe de sorte. E admiro quem sabe dar chance a sorte. Mas voltando ao Barsi, eu não conheço a história pessoal dele. Eu não pertencia aos circulos mais intimos do mercado nesse periodo. Mas quem é de sao paulo e é antigo no mercado deve saber como foi a trajetoria dele. Voltei ao mercado ativamente mais perto depois do grande bull de 98 quando as novas regras se tornaram mais claras, rigidas e seguras depois da quebra da bolsa do rio. E depois de 2004, quando os HBs e plataformas real time se tornaram viáveis eu fui me afastando das "mesas" e do convivio proximo das fofocas, rs. Mas eu desconfio que ele deve fazer parte do grupo que estava muito bem posicionado "acumulando" o que se chamava de estatais lixo antes das privatizações ( antes que pergunte sobre estatal lixo, imagine hoje vc comprando 100K dolar de ações da bolsa de caracas na Venezuela e da noite pro dia entra um novo governo e privatiza diversas estatais? Mas eu acho (sem ter absoluta certeza) que dificilmente barsi juntou o tal bilhão em ações na base do compra e junta saindo do zero (como ele afirmou num entrevista...) Deduzo ou que foi na base da sorte grande nas privatizações e tendo inclusive alcançado grandes momentos com alavancagem pesada (termos, opções) em apostas certeiras. Não tem como ninguém sair do zero e chegar aonde ele chegou sem essas 2 hipoteses. Massss.... um dia quem sabe alguem do mundo real com conhecimento certo te conte como foi, rs. Veja o Buffett como comparativo. Cehgou aonde chegou, mas além da genialidade ímpar dele, ele criou empresas e fundos captando cotistas e tals, gerando volume pros negocios. 10% de pouco é nada e 1% de muuuuito é uma fortuna e assim, sim, dá pra se fazer a tal "bola de neve" (e tb ele alavanca seus negocios, tá).... kkk. Mas um PF fazer o mesmo saindo zero catando ação no pregão todo mes e sem alavancar? Mesmo sendo genial? Acho bem dificil, rs.

      Enfim, mas dei minha "opinião" do que exatamente tentar contar aquilo que não sei, rs



      Excluir
  8. Só para deixar aqui como registro: as D14 fecharam no vencimento a 3,30.

    A E16 estão agora 2,00.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...