Web Analytics

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Acompanhamento Mensal - Dezembro de 2013

E finalmente chega o fim de ano! Mais um ano meia boca para a economia brasileira, com direito a pibinho e inflação. E a Bolsa de Valores não ficou para trás nessa e caiu também.

Vamos ao fechamento de dezembro juntamente com comentários sobre o fim de ano.



Abaixo o desempenho individual dos papéis, sem contar dividendos:

Papel
Novembro
Dezembro
30/nov
31/dez
Var%
BBAS3
25,75
24,39
-5,28%
CGRA4
18,00
17,50
-2,78%
CMIG3
19,20
14,20*
-3,32%
CPLE6
31,40
30,58
-2,61%
CRIV4
4,15
3,95
-4,82%
ETER3
8,95
8,74
-2,35%
NATU3
43,30
41,35
-4,50%
PETR4
19,13
17,05
-10,87%
POMO3
5,47
4,90
-10,42%
TRPN3
15,16
14,90
-1,72%
VALE5
32,80
32,82
0,06%
XPCM11
89,00
92,69
4,15%

*Houve bonificação de 30,72%

Nota-se que o mês foi bem ruim, principalmente para Petrobras. Olhando agora para o sistema de cotas:

Data Movimentação
Variação
31-jan-13
3,62%
28-fev-13
-4,13%
31-mar-13
-9,71%
30-abr-13
3,67%
31-mai-13
0,38%
30-jun-13
-9,38%
31-jul-13
3,18%
31-ago-13
-5,42%
30-set-13
8,77%
31-out-13
0,09%
30-nov-13
-4,11%
31-dez-13
-3,08%

Pelo Sistema de Cotas a rentabilidade foi de -3,08%. Novamente perdi para o IBOV, que teve variação de -1,86%.


Abaixo segue a atual estrutura do patrimônio.



Decidi não colocar mais aquela tabela com toda rentabilidade acumulada. Vou colocar apenas os anuais. Para acompanhar como foi cada mês, montei uma página só para isso, que você pode conferir aqui.

O aporte do mês foi para compras em CRIV4 e XPCM11 que chegou a incríveis 86.

Este ano o que realmente prejudicou a carteira foram as operações a termo. Pra quem não sabe, são operações onde é possível alavancar. Foi o que fiz, mas infelizmente (ou felizmente...) deram errado e isso detonou feio minha rentabilidade. Mas mesmo assim, por umas contas aproximadas que fiz aqui, isso responderia por -10% da carteira. Ou seja, os termos sozinhos não foram suficientes para fazer a carteira sair do positivo e ir pra o campo negativo. No acumulado deste ano a carteira teve rentabilidade de -16,48%. Mesmo com toda essas cagadas, fiquei próximo ao Ibov: -15,51%.

Minha estratégia continuará a de comprar bons papéis e vendê-los em caso de ultrapassarem o que considero o valor justo. Além disso, com os altos juros da renda fixa, penso em abrir uma posição assim que houver algum movimento de queda de juros.

Bom, é isso aí galera! Que venha 2014! Grande abraço e Feliz Ano Novo a todos!

52 comentários:

  1. q porra eh essa q tu soh toma fumo, tah loko

    rola de diversificar mais n? tipo umas 17 acoes

    Meu ideal sao 36 empresas, gogogo

    flw vlw

    ResponderExcluir
  2. Vc tem como base da sua estratégia o cálculo do preço justo da ação, da qual eu discordo por achar que isso leva a desconsideração de vários aspectos qualitativos que, muitas vezes, tornam bem vantajoso comprar uma ação que estaria cara (eu tenho como exemplo disso, na minha carteira, a WEGE3, que teve um ótimo desempenho). Depois desse desempenho, vc ainda acha que valuation é uma boa ferramenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, acho que vc não entendeu meu texto. O que prejudicou o desempenho foram os trades e não a estratégia de comprar abaixo do valor.

      Essa, pelo contrário, tem dado certo: quando NATU3 estava a R$ 53 eu, por burrice, comprei ela, mesmo tendo calculado um preço justo de R$ 42. Acreditava que o efeito manada ainda iria continuar a jogar o papel pra cima. E olha ela aí rondando os R$ 42.

      Marcopolo me livrei também e logo depois já derreteu.

      É possível subestimar um papel? Com certeza. Vou escrever sobre isso.

      []s!

      Excluir
    2. Logico que é possível, rapaz... A sua carteira, por exemplo. Tu subestimou um monte de papel e tua carteira caiu!

      Excluir
    3. Anônimo,

      pela sua resposta, nota-se que você ainda não entendeu o conceito de valuation.

      Sugiro ler sobre o assunto.

      Sds,

      Excluir
    4. Mas, você sabe fazer valuation? Se fosse fácil assim, até uma criança ganharia dinheiro na bolsa.

      Excluir
    5. O q importa é vc não sabe e não adianta eu lhe explicar, pois vai continuar com o tipo de comentário acima. Já é suficiente pra ti.

      Excluir
    6. Desculpa. Só queria dizer que, talvez, seu valuation seja tosco demais para captar a complexidade das ações.

      Excluir
    7. Vc ainda continua querendo debater sobre um assunto que vc desconhece? Que coisa, não?!

      Excluir
    8. Desculpa caramba. Só queria saber se você realmente conhece. Cara maldoso.

      Excluir
  3. Puxa D.I., chato este seu rendimento, espero que 2014 seja melhor. Acho que os trades, alavancagens, termos e etc te jogaram no buraco. Foi não? No meu caso, se não fossem os trades do início do ano eu teria fechado o ano no positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, UB,

      foram as operações alavancadas mesmo. Nos trades acho que fiquei no 0x0.

      []s!

      Excluir
    2. Alavancagem?! Cemitério de malandro como já disse um cara...

      Excluir
  4. Nossa cara, o Sonny bono tem razão... muito fumo.

    ResponderExcluir
  5. Caraca vei, rendimento ruim pra caramba.

    Será que vale mesmo bolsa de valores no brasil?

    Toda a blogosfera tomando fumo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Holding Scott discorda.

      Excluir
    2. O investimento do Scott é agiotagem.

      Anônimo, garanto que quando a bolsa estiver bem cara e todo mundo aqui já tiver ganho bastante a sabedoria convencional vai achar que é bom investimento.

      Excluir
    3. Vários discordam. Minha rentabilidade ficou ruim devido aos termos. O ibov ficou muito ruim principalmente por OGX, Petro e Vale, provavelmente.

      Excluir
    4. Acho que sua rentabilidade foi bem ruim, mesmo. E gastou um monte de corretagem. Mas, 2014 vai ser melhor ou pior.

      Excluir
    5. Em 2014 não farei mais essas operações.

      Excluir
    6. Como diz o Parreira, não sabe não chuta. Melhor seguir sua estratégia.

      Excluir
  6. Olhe melhor esses ativos, poucos, mas com qualidade podem ser melhor, ou muitos para diluir os prejuízos (porém também os lucros). A petr4 deve ter te derrubado esse ano, tira isso da sua carteira, a única função dela hoje é dar emprego a corja de Lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé das Cove,

      enqto a Petrobras não chegar na casa dos R$ 25-32 eu não vendo...

      []s!

      Excluir
    2. Vender agora é vender num maldito fundo. Quando ela tiver dobrado a produção e jorrando grana e o papel disparar aí sim é pra comprar, né?

      Excluir
    3. Oi, dimarcinho.

      Você realmente acredita que a PETRO vai bem em 2014? Escuto pessoas ligadas à empresa (prestadoras de serviço de diferentes ramos) e só ouço comentários negativos. Existe algum motivo específico que te leva a ter esperança na PETRO?

      Excluir
    4. Acredito sim. Eu trabalho na Petro e vejo que hoje existe uma visão muito diferente de levar as coisas, diferente da época do Gabrielli. Hj ela está colhendo frutos da gestão que passou. Amanhã vai colher frutos da gestão de hj, que está muito mais focada na produção e corte de custos. O que realmente atrapalha é o governo, forçando a barra na importação de combustíveis. Se não fosse isso, a empresa estaria muito bem e com lucros crescentes.
      []s!

      Excluir
    5. Pô...vc é insider, meu!

      Excluir
    6. Veja o filme Margin Call e aí vc saberá o que é um insider...

      Excluir
  7. Pretende continuar fazendo termos para este no de 2014 ou vai ficar de fora dessa?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da maneira que eu realizava, definitivamente estou fora. De uma maneira mais segura, ainda estou pensando, mas estou mais inclinado a não fazer...

      []s!

      Excluir
    2. Cara, pq vc compra Tarpon, que tem mais de 50% em BRFS. Você compraria BRFS?

      Excluir
    3. E o FII ajudou sua carteira! KKKKKKK

      Excluir
    4. Por diversificação e por terem bons gestores.

      O FII realmente ajudou, inclusive mais do que dobrei a posição que tinha nele quando chegou nos 87,xx.

      Excluir
    5. KKKK...que sorte! Parabéns.

      Excluir
    6. Caramba, se são bons gestores, por que não compram a PETR?

      Excluir
    7. KKKKK...que besteira.

      Excluir
    8. AH! Tarpon não tem 31% em BRFS ?! De onde tirou 50% ????

      Excluir
  8. Foca nas ações.

    Termos é muito arriscado. Como me disse um colega uma vez:
    Alavancagem pode ser alavanca pra cima mas também pra baixo.

    O risco é grande.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ano de aprendizado esse 2013. Espero que de fundo do Ibovespa também.

    Abraço! Bom 2014!

    ResponderExcluir
  10. Não acha que, num mercado de baixa, seria melhor operar dólar do que termos

    ResponderExcluir
  11. Caríssimo, perseveremos, como de praxe. A atual quadra parece alvissareira para uma robusta acumulação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Idiota!

      Que 2014 seja melhor para nossa Petrobras, rsrsrsrs

      []s!

      Excluir
  12. dimarcinho, para ajustar o preço médio e a rentabilidade na planilha você simplesmente cortou 30,72% do preço de compra de cada aquisição em CMIG3? Fica certo fazer assim?

    Quero arrumar a minha planilha... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só acertar pela nova quantidade que você ficou.
      Se antes tinha - 1000 x 20,00 = 20.000
      E agora deve ter umas 1307 x 15,30 = 19.997,1

      O restante vai juntar e vai a leilão.

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...