Web Analytics

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

[Rapidinha] Mitos de Investimentos

Acabei de começar a ler Mitos de Investimentos, do Damodaran.

Olha aí a fotinha do livro:

Clique para aumentar

O touro comprei em NY, mas num deu muita sorte nos termos esse ano, não, kkkkkkkkk


Brincadeiras a parte, passei pra destacar o último parágrafo do Prefácio:

"Desde que surgiram os mercados financeiros, sempre houve charlatões e vigaristas dedicados a atrair investidores com esquemas de enriquecimento rápido que acabam falhando. Após cair numa dessas, a vítima muitas vezes fica tentada a recorrer aos tribunais ou ao governo para buscar proteção de si mesma. Entretanto, o melhor antídoto contra papos furados a respeito de ações que 'não têm como dar errado' ou contra esquemas do tipo 'fique rico em pouco tempo' está nos investidores céticos e informados. Espero que este livro ajude o leitor a tornar-se um deles."

Alguma semelhança com eBooks vendidos por aí?? A propósito, já lanço aqui: próximo e-book virá de um blogueiro também. Virá do xxxxxxx Poupador. Aguaaaaardem! kkkkk

Sobre o Damodaran, recomendo demais leitura de qualquer material dele. Eu comecei a ler o Avalição de Empresas dele, mas to parado no capítulo 4. É um livro DENSO, ou seja, muita informação importante em pouco espaço. Assimilar tudo leva tempo. Mas é notável a diferença de preparo e inteligência dele. Não li outros artigos ou livros dele, mas dá pra perceber que deve ser tudo coisa boa.

Abraços a todos!

23 comentários:

  1. Esse negócio de eBook já virou piada, daqui a pouco até meu porteiro vai escrever um "ebook" de investimentos rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Pobre Poupador? Não me surpreenderia... Fez um bom trabalho em cima da própria imagem no forum do infomoney, bem agressivo mas foi bem aceito, modificou completamente o site para um design bem clean e profissional, monetizou todo o esquema, convidou colaboradores... Já assumiu o próprio site como "o seu portal de investimentos".. rsrs. Acho que você já até reparou que ele deixou uma aba separadinha pra ebook, mas não tem praticamente nenhum... Dimarcinho é profeta rapaz, tu é perspicaz!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha

      Pois é, rapaz isso aí mesmo....

      Acho que vou começar uma campanha contra os e-books.... rs

      Excluir
  3. Dae Di Marcinho,
    Bacana esse livro. Bom para testar as hipoteses de PL baixo, e principalmente P/VP baixo, que foi o grande mote do famoso artigo escrito por Fama e French atribuindo a um P/VP baixo a explicacao para um retorno mais acentuado das acoes ao longo do tempo.

    Abraco

    Soulsurfer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Soulsurfer!

      Terminei ontem mesmo o primeiro capítulo sobre P/L. Bem legal.

      Vou ver se termino até semana que vem, o livro é pequeno. O problema é tempo. rsrsrsrs

      De qual artigo do Fama&French vc se refere? Não conheço.

      []s!

      Excluir
  4. Estou na caça do Filosofias de Investimento. Foda de achar!

    Depois preciso trocar uma ideia contigo a respeito de umas planilhas minha.

    Agora estou meio sem tempo, mas em breve lhe enviarei um email para esclarecer umas duvidas e compartilhar algumas ideias.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Helison,

      Tenta ir numa loja da Saraiva e pedir pra eles comprarem pra vc, às vezes rola de fazer isso.

      Mas se vc não se importar em ler em inglês, tem no Amazon:
      http://www.amazon.com/Investment-Philosophies-Successful-Strategies-WorkInvestment/dp/1118011511

      Mando o e-mail sim que ajudo no que puder.

      []s!

      Excluir
  5. Poxa, sacanagem!

    Eu tava pensando em escrever Ebook, DiFinance acabou com meu mercado. kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Opa,
    Entao o artigo se chama The Cross-Section of Expected Stocks Return )http://www.bengrahaminvesting.ca/Research/Papers/French/The_Cross-Section_of_Expected_Stock_Returns.pdf)
    Foi muito famoso na epoca. Inclusive o Viver de Renda (um dos blogueiros que eu gostava bastante de ler) mudou a sua forma de investir em acoes, depois de ler essas ideias.
    Acho que ele comecou a investr tendo como filtro principal o P/VP. Por isso, comentei que eh bacana o segundo capitulo do livro, pois geralmente uma empresa com P/VP baixo, esta com um ROE baixo tambem, o que faz sentido, pois se a rentabilidade sobre o patrimonio eh baixa (vamos supor abaixo do ativo livre de risco), faz sentido o ativo ser negociado abaixo de 1 do book. Se conseguir encontrar empresas com menos de 1, ROE razoavel, e situacao de dividas e governanca sobre controle, creio que eh uma acao bem defensiva e com bom potencial.

    Abraco!

    Soulsurfer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VR jamais considerou o ROE, dívidas ou governança, diretamente, apenas PL e P/VP baixos.

      Excluir
    2. E nao foi o que eu disse, colega?

      Abraco!

      Excluir
    3. Artigo grande, vou terminar o Mitos de Investimentos depois parto para ele.

      []s!

      Excluir
  7. Grande prof: Dimarcinho.Eu vos acompanho sempre que posso o teu blog, por sinal muito bem qualificado.
    Muitos livros que vc citou eu os comprei para aprender sobre investimentos, os quais sei muito pouco.
    Cito alguns:
    Principios de Administraçao Financeira -Laurence J. Gitman
    Introdução à Análise Econômica 1 e 2- Paul A. Samuelson
    Filosofias de Investimento Awasth Damodaran
    Li os quatro acima.
    Avaliação de Empresas Damodaran estou no capítulo 10.
    O Damodaran embora seja denso eu acho o mais completo possível.Achei o autor Damodaran muito bom.
    No seu blog Polemizando a Blogosfera de Finanças - busque seu próprio conhecimento eu mesmo já fui um idiota perfeito em adquirir um ebook do Henrique a 80 reais por marketing e lixo de conteúdo.
    Que bom que percebi a diferença entre blog sério e quem quer ser remunerado com os blogs.
    Hoje busco conhecimentos, principalmente em livros e como complemento nos blogs sérios que são o mais possível imparciais com que pregam e que não precisam se sustentar do blog.Cito o teu blog, o Além da poupança e o Dr Money.
    Obrigado pela dicas dos livros.
    Vantoir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, Codorno!!

      Vc leu o livro do Samuelson? Tenho vontade de ler, mas gigante, num vou conseguir tempo =/

      Damodaran é excelente. Outro bom, mas não li nada, parece que é o McKinsey.

      []s!

      Excluir
  8. Dimarcinho obrigado pela gentileza de postar o link do video do Shiller no meu blog e também pelas mensagens. Estou com o colega acima e admiro a qualidade de suas postagens e pela coerência no estilo de investimento, além de não ser remunerado pelo blog e da blogesfera somos os dois únicos que postam suas carteiras com identidade própria sem adsense. Se puder me adicionar no seu blogroll ficarei muito feliz.

    ResponderExcluir
  9. Já li esse livro. Muito bom! Reforçou minha idéia de montar minha carteira de longo prazo com boas pagadoras de dividendos. E também tenho um touro mas o meu tem dado sorte rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou terminando, o livro é bem curto, mas o Damodaran apresenta conceitos importantes de forma bem didática. Muito bom, mesmo.

      Excluir
  10. E sobre o Leilão de Libra? Quando sai um artigo?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...