Web Analytics

domingo, 1 de setembro de 2013

Acompanhamento Mensal - Agosto de 2013

Fala, galera, tudo na paz? Espero que sim!

Não acompanhei muito a Bolsa como um todo nesse mês, então vamos ver como a carteira se comportou!

Antes de mais nada, resolvi mudar o layout, pois cansei do antigo, mas mantive a cor (laranja!).

Mas vamos ao que interessa!



Olhando para os papéis individualmente, temos a seguinte situação:

Papel
Julho
Agosto
31/jul
31/ago
Var%
BBAS3
22,67
23,05
1,68%
CGRA4
16,04
17,00
5,99%
CMIG3
20,82
18,60
-10,66%
CPLE6
27,96
28,55
2,11%
CRIV4
4,88
4,57
-6,35%
ETER3
9,57
8,50
-11,18%
NATU3
45,10
44,99
-0,24%
PETR4
16,29
16,99
4,30%
POMO3
12,28
6,25*
1,79%
TRPN3
14,90
13,99
-6,11%
VALE5
28,15
31,15
10,66%
XPCM11
92,24
96,98
5,14%

*split de 1:2

Lembrando que apenas estão os valores da cotação, e isso não inclui dividendos.

Para contabilizar tudo corretamente, utilizo o Sistema de Cotas, que abrange trades, dividendos, enfim, tudo.

Data Movimentação
Variação
30-abr-12

31-mai-12
-4,42%
30-jun-12
0,73%
31-jul-12
4,74%
31-ago-12
-1,18%
30-set-12
-4,24%
31-out-12
4,17%
30-nov-12
0,56%
31-dez-12
5,05%
31-jan-13
3,62%
28-fev-13
-4,13%
31-mar-13
-9,71%
30-abr-13
3,67%
31-mai-13
0,38%
30-jun-13
-9,38%
31-jul-13
3,18%
31-ago-13
-5,42%

Pelo Sistema de Cotas, a rentabilidade foi de -5,42%.

A divisão patrimonial está da seguinte maneira:


O resultado ruim deste mês se deve a mais uma operação a termo, da qual ainda estou conduzindo. Fiz compras de CMIG4 a 20,55 e a 18,77, fechando um preço médio de 19,66. Como a Cemig derreteu logo após eu comprar, o resultado ficou ruim. No entanto, fiz um termo para 60 dias (a segunda operação fiz preço médio para casar com o mesmo vencimento). Tenho até 07/10 para encerrar a operação. Estes valores já incluem os juros do período.

Se não fosse o termo, a carteira teria tido rentabilidade de -0,12%, abaixo do Ibov, que performou muito bem este mês, atingindo rentabilidade de +3,68%.

Infelizmente não consegui aportar esse mês, pois me dei ao luxo de alguns gastos extras. Esse meio de ano é sempre complicado pra mim! rs

Bom, acho que é isso! Vamo que vamo!

[]s a todos!

33 comentários:

  1. Blz dimarcinho? Interessante que é a primeira carteira que vejo ter um percentual tão negativo neste mês e que não se deveu aos FIIs já que seu percentual nesta modalidade é pequeno. Sobre esses termos, razão da referida queda, como anda sua experiência? Tem logrado mais sucessos ou insucessos? E quanto a carteira, já está satisfeito com os papéis que tem ou está de olho em algum outro? Abraços e aguardo sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Guardião!

      Como colocado no texto, se não fosse o termo, teria ficado negativo em -0,12%. Talvez um pouco menos, pois não teriam as corretagens (que são altas nas operações à termo).

      Bom, estou estudando ainda. O problema mesmo foi o termo em Natura, ele comeu o lucro das outras 2 ou 3 operações que eu havia feito com sucesso. Estou fazendo meio no feeling, sei que não é o ideal, que o correto é colocar os stops e tudo mais.

      Estou pra fazer um post sobre estratégias de investimento, estou precisando deixar a minha mais metódica.

      Bom, de FII o meu único foi bem, pois saiu a Petrobras assinou o contrato finalmente, isso animou o pessoal, creio eu.

      Sobre os papéis, até tenho alguns em vista, mas não quero abrir muito o leque, prefiro ficar deste jeito. Pelo menso por enqto.

      []s!

      Excluir
    2. Guardião passa no me blog, sim? Marcio mês ruim, mas sigamos em frente. Never surrender. VictoR

      Excluir
  2. Blz Dimarcinho?

    Sugiro que vc divulgue o acumulado no ano.
    É bom acompanhar este resultado dos companheiros blogueiros!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, meu caro! Acho q vou começar a colocar o acumulado sim.

      []s!

      Excluir
  3. Parabéns pela escolha das empresas! Dúvida: 50% da sua carteira se restringe a apenas 4 das 11 empresas escolhidas. Pensa em diversificar mais ou você vai na fé com essas 4 mesmo?

    Se puder adiciona meu blog... http://forretainvestimentos.blogspot.com.br

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Forreta!

      Eu procuro comprar o que acho que está mais descontado. Por exemplo, comprei Marcopolo a 5,95. Hoje ela está em torno de 12 (antes do split), mas eu havia calculado um preço justo para ela em torno de 14. Já empresas como Banco do Brasil eu considero MUITO descontadas, entende? Estou indo mais ou menos nesse sentido.

      []s!

      Excluir
    2. TouchPal fazendo assim. Igual faço compra de casa. Tem bbas emoferta? Compro. Mês que vem esticou e tem cmig? Esquece bbas e compra cmig. Etc... Victor

      Excluir
  4. Fala, DiMarcinho!

    Tô de volta..rs..
    umas dúvidas..

    Vc ainda considera que BBAS tá c mto desconto? Como vc calcula um preço justo para a ação??

    Beijos,

    Jovem Investidora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, JI!

      Welcome back again!

      O mercado dá naturalmente um desconto ao BB pelo fato dele ser administrado pelo governo.

      Já o cálculo do Preço Justo é algo um pouco complexo... rs... mas já escrevi sobre isso aqui no blog, tá dividido em 10 partes... rs

      bj

      Excluir
  5. Olá diMarcinho,

    Cara, mesmo com essa rentabilidade ruim eu não preocuparia tanto pois de maneira geral vc tem otimas empresas, e a tendência é a melhora a longo prazo mesmo. A única empresa que eu acho muito ruim é a Petro, mas eu sei que vc trabalha lá e gosta, aí sempre pesa... Não compro enquanto não privatizar (ou seja, nunca! rsrs). Mas estou preocupado um pouco com seus termos, apesar de vc já ter um certo estudo, estou achando suas estratégias um pouco amadoras, e a longo prazo isso vai te prejudicar... Faz uma estratégia direito oou larga mão desse negócio, exige muito estudo e muito acompanhamento de perto! Vc é um dos caras que eu acho mais capazes de rendimento da blogosfera e esses termos estão te sacaneando...

    Abraços, se puder visita lá omedicopoliticamenteincorreto@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Médico, PI!

      Obrigado pelas observações. As operações a termo ainda estão em fase de estudo, mas não adianta fazer estudo só no virtual. Temos que ir pro "vamo vê" de verdade, que é onde o bicho pega! rs

      []s!

      Excluir
  6. Grande Primeiro-Ministro!

    Operar no feeling é complicado. É errado? Não! Desde que se tenha muita, mas muita experiência de mercado. Isso é algo que nenhum blogueiro possui. Eu sugiro um método mais objetivo para as suas operações.

    No mais, excelentes empresas. Quero iniciar posição em ETER3.

    Um abraço de El Rei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Troll!

      quando eu comecei na Bolsa eu brincava de trades, colocava stops, fazia tudo bem bunitinhu. Eu olho os gráficos para operar, afinal de contas, o mercado só faz isso no curto prazo... temos q ir junto com eles... rs

      O problema de posicionar os stops, é que já observei muita violinada... tu pega um suporte em 18,00, daí coloca um stop lá em 17,95, pra dar uma margem, por exemplo... daí o Sr. Mercado joga o papel pra 17,92, pega o teu stop e logo em seguida volta lá pra casa dos 19,00 rsrsrsrsrs

      Essa volatilidade não é muito boa para posicionar stops, por isso q falo q faço no feeling, sacou? Não é bem um feeling, existe um planjeamento, contas e etc...

      De qq maneira, ainda é algo em estudo. Ainda posso me dar ao luxo de fazer isso, pois o patrimônio em risco ainda é "recuperável com suor", por assim dizer... rsrsrs

      []s!

      Excluir
  7. Olha, esses termos aí, o que acha deles? Será se valem a pena mesmo? Nossas CMIG e ETER apanharam feio este mês, kkkkkkk.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, AdP!

      Os termos estão em estudo, como comentei acima! rsrsrsrsrsrs

      Cemig e Eternit derretaram, mas Petro e Vale subiram. Como falei no texto, não fosse pelo termo, a rentabilidade teria sido estável (-0,12%).

      Provavelmente vou comprar mais Eternit! hehehe

      []s!

      Excluir
  8. -5,42% no mês... já senti algo próximo a este valor... dói...
    uhaauhahuhau

    Mas com o tempo melhora, se as ações forem boas.

    UTa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Estagiário!

      Lembrando que a operação ainda está em andamento. Se a medição fosse hoje, o resultado teria sido completamente diferente, com esta forte alta da Cemig...

      []s!

      Excluir
  9. Tinha que fazer termo nas empresas exportadoras: Vale, CSN, Fibria e Suzano.
    Ou na LLX que mandou o Eike pra rua.

    Profeta do Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prevendo o futuro fica fácil... neste caso, eu jogaria na Mega Sena... hehe

      []s!

      Excluir
  10. Que azar com esse termo, ainda acho que sua carteira sem termos seria muito melhor! Suas ações são excelentes, mas deve estar adquirindo experiência e talvez até recupere tudo isso com eles.
    Dimarcinho poderia informar sua rentabilidade acumulada no ano? Como simulo com valores fictícios sem aportes para quem não informa o valor da carteira, pode ficar bem diferente o acumulado, se informar eu ajusto aqui, obrigado!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção:

      Fala, GI!

      O termo ainda está em andamento, então vamos ver ainda no que vai dar. Como falei acima, operações em estudo ainda.

      O acumulado é -17,46%....

      Excluir
    2. Obrigado dimardinho! :)
      Não bateu por 0,01% com as minhas contas, vou corrigir.

      Abraços!

      Excluir
    3. A última casa decimal é sempre incerta! ;)

      []s!

      Excluir
  11. Sem o termo o resultado foi muito bom.

    Também acho legal se você colocar o Acumulado do ano e até o histórico.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Dimarcinho, saudações. Complexas as operações a que o senhor se dedica, segundo meu estreito conhecimento.

    De qualquer modo, a recuperação ombreará com seu pujante portfólio.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, Idiota!

      Não são complexas, mas são voláteis! hehe

      []s!

      Excluir
  13. No geral, sua carteira está bem balanceada!

    Vale deu um gás esse mês hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Este negócio de termos me assusta...
    Entrei na Cemig em 19,09. Mas fazendo uma retrospectiva no papel vi que ele fica bom mesmo é de outubro para frente, então devemos amargar mais um mês ruim e depois é só alegria.
    Cara, fiquei sabendo que aquele velhinho quem tem quase 15% da Eternit colocou todas as ações dele para ganhar com aluguel, o cara tá apostando forte na queda, credo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, essa sua bola de cristal tá boa, hein? rsrsrs

      Aquele velhinho é bilionário, por sinal...

      Cara, alugar não é estratégia de venda. De onde tu tirou isso?!

      Excluir
    2. Expliquei melhor minha colocação no seu último post, rs. Palavras escritas são confusas...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...