Web Analytics

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Acompanhamento Mensal - Julho de 2013

Fala, galera!! Vamos acompanhar mais um mês que se foi nessa "loucura" chamada Bolsa de Valores.

Não consegui acompanhar muito esse mês, apenas a PETR4 enquanto eu estava posicionado em um termo.

Vamos então ver como se comportou a carteira?





Começando com o desempenho dos papéis individualmente:

Papel
Junho
Julho
30/jun
31/jul
Var%
BBAS3
22,06
22,67
2,77%
CGRA4
15,50
16,04
3,48%
CMIG3
19,64
20,82
6,01%
CPLE6
28,00
27,96
-0,14%
CRIV4
4,95
4,88
-1,41%
ETER3
9,45
9,57
1,27%
NATU3
47,98
45,10
-6,00%
PETR4
16,17
16,29
0,74%
POMO3
12,50
12,28
-1,76%
TRPN3
14,65
14,90
1,71%
VALE5
26,95
28,15
4,45%
XPCM11
94,50
92,24
-2,39%

Estes dados não contabilizam os dividendos.

Para o acompanhamento da evolução patrimonial, utilizo o Sistema de Cotas:

Data Movimentação
Variação
30-abr-12

31-mai-12
-4,42%
30-jun-12
0,73%
31-jul-12
4,74%
31-ago-12
-1,18%
30-set-12
-4,24%
31-out-12
4,17%
30-nov-12
0,56%
31-dez-12
5,05%
31-jan-13
3,62%
28-fev-13
-4,13%
31-mar-13
-9,71%
30-abr-13
3,67%
31-mai-13
0,38%
30-jun-13
-9,38%
31-jul-13
3,18%

Pelo Sistema de Cotas, a carteira teve uma rentabilidade de +3,18%.

A divisão patrimonial fechou da seguinte maneira:

Clique para aumentar

Com exceção de Natura, a carteira como um todo performou bem este mês. Novamente, a carteira venceu o Ibovespa, que valorizou +1,64%.

Mas este mês também houve um bom ganho com um termo em PETR4. A operação foi a seguinte:

Compra dia 02/07/2013 - 15,62 (com juros)
Venda dia 17/07/2013 - 16,15

Não levei até o vencimento, pois fiquei com receio do mercado virar e não haver tempo para mais volatilidade. De qualquer maneira, como é uma operação alavancada, ganhar 3,4% multiplica o ganho. (mas lembrem-se que o mesmo é válido para prejuízos!).

Com o dinheiro do termo comprei ações do Banco Alfa.
Com o aporte, no início do mês, comprei  BBAS3, CGRA4 e PETR4.

Bom, continuo com a mesma estratégia de compras mensais nestes papéis que julgo serem de boas empresas.

Abraços a todos!

48 comentários:

  1. Também estou pensando em adquirir o CRIV4 (banco alfa) mas estou na dúvida com relação a governança e com o tamanho da instituição.

    Consideraste isto em tua análise?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Comprando Ativos,

      realmente seria mais interessante que a empresa tivesse governança, mas não pretendo ter uma posição tão grande dela em carteira.

      Já o tamanho não me preocupa tanto. Apesar de bancos pequenos serem mais arriscados, esse é bem redondinho e conservador.

      []s!

      Excluir
  2. Muito boa rentabilidade. CGRA4 apresentou um resultado muito bom neste trimestre.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho ela em carteira.

      O que me preocupa um pouco é o baixo crescimento e baixo PY.

      Ótimo resultado, Dimarcinho.

      Abraços!

      Excluir
    2. Vlw, AdP!

      Gosto bastante da CGRA4, mas calculei um preço justo nela de 18,15. Se voltar pra casa dos 20, eu devo vender.

      []s!

      Excluir
  3. ótimo mês, torcer para continuar assim.

    ResponderExcluir
  4. Dimarcinho, apenas o XPCM11 de FII? Pensa em aumentar os FIIs ou seu negócio é mesmo ações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Guardião do Mobral,

      por enqto não penso em aumentar a carteira de FII's, não, mas é uma possibilidade.

      []s!

      Excluir
  5. dimarcinho, aguardo sua visita.
    guardiaodomobral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Deve ficar entre os melhores do mês otima rentabilidade. aprendiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, Aprendiz!

      O termo esse mês teve um efeito positivo.

      []s!

      Excluir
  7. Rentabilidade excepcional! CEMIG deu um belo salto. Foi por pouco que escolhi TAESA em vez dela. Mas como planejo ter 3 elétricas, ela (ou GETI) ainda deve figurar em minha carteira.

    Parabéns pela evolução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Troll!

      O termo deu uma ajuda neste mês.

      Cemig tinha subido bem mais, mas no final do mês patinou e voltou, mas mesmo assim está ótimo.

      Também estava de olho na Geti, mas vou deixar assim mesmo por enqto.

      []s!

      Excluir
    2. troll, tenho as duas e estou feliz. so vou aumentar a posicao em geti3 em vez de vender as geti4.

      abraço e parabens, dimarcinho pela rentabilidade.

      anon 70k

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Antônio,

      apaguei o seu comentário, pois o que você está fazendo se chama flood, ok?

      []s!

      Excluir
  9. Fala Di Marcinho (ainda tenho que responder ao seu e-mail)!
    Depois de ler bastante sobre FII, voltei a ler mais sobre ações.
    Uma que me chamou a atenção foi a CGRA4. Achei os dados dela muito bons, lucros consistentes, margens razoáveis (sendo que está melhorando), e o preço está muito razoável pelos múltiplos.

    Entretanto, como você chegou a esses R$ 20,00?
    Colocando um crescimento de 8% para os próximos cinco anos (algo razoável, tendo em vista que a empresa possui 70M em caixa para novos investimentos) e maturidade a 4% e uma taxa de desconto a 11%, daria um target de R$ 33,00. Apenas com uma taxa de desconto de 15% (um prêmio de 6,5% sobre a selic atual e 5,5% sobre a selic projetada para o final do ano) o target seria de R$ 21,00.

    Abraço!

    Soulsurfer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Soulsurfer!

      Agora vc pode postar por aki! hehehe

      Gosto bastante da CGRA4. Mas seu crescimento não é muito forte. Mas é o tipo de papel que creio que irá crescer devagar e sempre.

      Sobre o valuation, eu normalmente utilizo perpetuidade de 3%. E para Small Caps eu tb utilizo prêmios maiores; para companhias maiores e com dívida equilibrada, eu utilizo 3,5-4% de prêmio; para as small caps eu já coloco uns 6,5%.

      Por isso tá ficando perto dos 20,xx

      []s!

      Excluir
    2. Soulsurfer, o que vc acha de CRUZ3?!

      Os fortes entenderão... rs

      Excluir
    3. Troll,
      Você viu o filme "obrigado por fumar"? Se não viu, recomendo, fazer uma trinca boa com AMBV, CRUZ E FJTA.

      Dimarcinho e Troll,

      O que acham da Sanepar e Sabesp? A primeira é muita redonda, possui margens boas, e lucros crescentes (teve um período de queda dos lucros e margens e endividamento aumentando entre 2005 e 2010, hoje de noite lendo o release do 1t 2013 vi que o motivo foi o congelamento de tarifa nesse período. Dá para ver como o congelamento não funciona, tiveram que permitir dois reajuste de 16% nos últimos dois anos). Queda de 30%, PL atual de 7, como houve reajuste e melhora no faturamento, creio que PL projetado é de menos de 6. P/VP abaixo de 1. Dívidas sobre controle. O único problema é o baixo FF, e o fato de não ter TAG ALONG na PN (a ON não tem liquidez), mas parece ser uma ótima empresa com preços atuais atrativos.

      A SABESP é parecida com múltiplos pouca coisa mais esticados. A vantagem é que tem TAG ALONG.

      Já fizeram uma análise nessas empresas?

      obs: prêmio de 6,5% está bem conservador hein? Inclusive a maturidade, eu creio que a empresa está muito redonda com muito dinheiro em caixa (20% do PL), o que vai proporcionar aumento gradual. Agora imagine se a empresa quisesse ser mais agressiva, e fazer uma estrutura de capital com mais dívidas (o que às vezes é interessante), com esse dinheiro em caixa, a coisa poderia explodir. O que me atrai é uma empresa muito pequena ainda, e há espaço para multiplicar por 10 em 10/15 anos, ao contrário de uma AMBV.
      Assim, mesmo sendo conservador, a preços atuais há um upside de 25/30% o que é bem interessante.

      Abraço!

      Soulsurfer

      Excluir
    4. Surfista, não vi o filme, mas li a crítica e fiquei interessado. Entrou pra minha whishlist.

      Essas empresas concessionárias de abastecimento de água eu acho fantásticas. Mas num ponto sou enfático, como o Bastter: se não tem TAG ALONG e liquidez, não serve para longo prazo. Além do mais, não vejo Sanepar com tanta vantagem em relação à Sabesp que valha correr riscos extras. Essa última, eu quase comprei recentemente, mas optei por Taesa. Mas é uma empresa que está sempre no meu radar.

      Excluir
    5. Fala, Soulsurfer,

      eu to com o Troll nessa. Se for realmente pra LP, é melhor ficar com tag along.

      Gostei dos números de ambas, mas não gostei do histórico. Vc disse q foi devido ao congelamento, ok. Mas pode ocorrer novamente...

      Se você está realmente com muita dúvida, tem outra coisa que vc pode fazer: dividir o capital! Não é obrigado a comprar apeeeeeeeenas uma. Como uma delas não tem tag along, poderia fazer algo como 25% nessa e o restante na outra. Enfim, coisas do gênero.

      Sobre o filme, bom demais, Troll. Recomendo. Com certeza a Carteira da Morte (como chamamos por aki) é interessante, hahaha.

      Filmes legal sobre os bastidores da crise de 2008: Too Big to Fail. Muito legal tb. Nesse tu vê o poder de Warren Buffett frente ao mercado, hahahaha.

      []s

      Excluir
    6. Dae,

      Sim, concordo. É que a SANEPAR é muito redonda, mas não podemos nos prender a empresas específicas, temos que fazer o que é melhor.
      Claro, pode acontecer. Entretanto, toda empresa que depende de reajuste concedido pelo governo tem esse risco (PETR, CCRO, ELÉTRICAS, ETC). O que eu achei interessante é que a SANEPAR tem um payout de apenas 40% e dividendos de quase 7% (ou seja é uma espécie de empresa de crescimento com altos dividendos, o que é bem raro de encontrar). Se num futuro a empresa não precisar crescer tanto, estamos falando de dividendos de 14/15%, parece muito interessante. Hoje vou estudar a SABESP mais a fundo.

      Água é o petróleo do futuro (assistam o documentário "Ouro Azul"). Necessariamente a humanidade vai ter que economizar e usar mais racionalmente esse recurso. A tendência da água é ficar mais escassa, e cara. Sendo assim, creio ser um ótimo setor para estar posicionado (não vou entrar na questão ideológica da água, pois eu teria muitas observações a fazer).

      A ideia de comprar as duas é interessante, mas daí vou montar uma carteira com 25 empresas aí é demais hehehe

      Indiquei um filme sobre fumo.
      Já assistiram o filme "Senhor das Armas"? Esse é clássico.

      Abraço!



      Excluir
    7. Olha, vou ver o documentário.

      Mas acho a comparação do Petróleo com Água totalmente incoerente.

      Primeiro: 75% da superfície do planeta é coberta de água. "Ah, mas ela não é potável".

      Tirando frutas e alimentos e algumas fontes de água potável, processamos praticamente tudo. Já existem usinas dessanilizadoras tão sinistras, usando membranas, que é até necessário remineralizar a água ao final, de tão pura que ela fica. E isso pode ser feito a partir de esgoto.

      Meu ponto: matéria prima não vai faltar e com o tempo passando, a tecnlogia só tende a ficar mais barata para o tratamento.

      Segundo: "captar" petróleo é extremamente complexo, exigindo grandes aparatos de engenharia e mão de obra super especializada.

      Já a água corre em rios, mares, cachoeiras, chuvas, etc, etc. A coisa mais fácil do mundo é captar água.

      Não vi ainda o documentário, mas não consigo imaginar uma guerra por um produto que está em todas as esquinas...

      Senhor das Armas é muito maneiro tb!

      []s!

      Excluir
    8. Dá uma olhadinha nesse vídeo da Discovery:

      http://www.youtube.com/watch?v=XB-2v4Mrgyc

      Em tempo:

      O Rio Guandu, que é um dos mais poluídos do mundo, é o rio que abastece o município do RIO DE JANEIRO.

      []s!

      Excluir
    9. Di Marcinho,
      A comparação foi em razão do valor que atribuímos ao petróleo. De petróleo nós não precisamos para viver, já água é vital.
      As guerras já existem, principalmente nos países chamado pela ONU de water stress country.
      A linha de argumentação da tecnologia é usada também pelo autor de Freaknomics (já leu? É bem legal) em relação ao aumento do efeito estufa. Eu acho que a tecnologia é uma aliada da humanidade, sem dúvida, depender dela para o nosso futuro num tema tão sensível como água eu acho sandice.
      Entretanto, se tratamentos eficazes e baratos de tratamento de água surgirem, a humanidade só tem a ganhar.

      Pureza? Cara, veja um vídeo muito interessante do Lair Ribeiro no you tube (15 minutos, coloque lair ribeiro - água/PH) e você vai ficar espantado com o que nós estamos consumindo.

      Aquele abraço!

      Excluir
    10. Mas minha humilde opinião como profissional da área engenharia de processos é de que a água é virtualmente inesgotável, principalmente nos países banhados pelo mar...

      E engana-se de que ainda não precisamos de petróleo... olhe para os materiais a sua volta e veja quantos deles são plásticos => derivados de petróleo. Faça esse teste andando na rua tb... precisaríamos de uma revolução na área de materiais muito maior do que a estamos tendo na área de energia...

      Geralmente, toda tecnologia nova é cara, pois lhe falta ganhos de escala. Geralmente. Há exceções, mas essas pegam rápido.

      Não sei quanto custa a energia eólica hoje, mas MUITO PROVAVELMENTE ela hoje é bem mais barata do que a 40 anos atrás, por exemplo. (comparativamente às outras).

      E utilizar o argumento de q água é um bem "essencial para viver" é um pouco filosófico e dramático. Nosso estilo de vida está LONGE de ser o "biológico puro". Consegue imaginar um mundo sem eletricidade? Pois é.

      Consegue imaginar sem aço? Pois é.

      Já atropelamos a Natureza há mto tempo. Ninguém tá afim de voltar a morar em cavernas. Somos muito mais dependentes dos produtos processados do que em sua forma natural.

      Pq a água não pode ser mais um deles? Atualmente é simplesmente pelo fator financeiro. Quando a necessidade apertar, teremos novos concorrentes, novas tecnologias, estimulando o mercado e barateando a tecnologia, permitindo que seja instalada em larga escala. Esse é o caminho meio q padrão da maioria das tecnologias...

      De qq maneira, verei o q vc passou pra dar uma olhada...

      Sobre o Freaknomics, tenho vontade de ler, mas ainda não li. Tá na lista! hehe

      Excluir
    11. Soulsurfer,

      confesso que parei de ver já no começo do vídeo. Mas eu entendi a ideia dele, acho q vc não entendeu a minha.

      Eu quis mostrar que hoje temos tecnologia para tratar QUALQUER FONTE DE ÁGUA.

      QUALQUER !!!!!!!! Água de esgoto, água de indústria, enfim, o q vc inventar aí a gente dá um jeito.

      E, em alguns casos o tratamento é tão severo, que a água fica pura demais!!!!!!!

      Mas toda e qualquer indústria irá trabalhar para deixar a água potável...

      Acho q vc confundiu as ideias qdo eu mencionei pureza...

      []s!

      Excluir
    12. Di Marcinho,
      O vídeo é muito bom. Trata da qualidade da água, a relação com PH, condutividade elétrica, etc. Foi um enfoque que eu nunca tinha visto. O vídeo dele sobre o leite é muito bom, mas uma porcaria alimentícia derivados do leite (e olha que gosto muito de queijo).
      Eu entendi quando você falou pureza, é que uma água sem minerais perde condutividade elétrica. Isso acontece no processo de osmose reversa, segundo o vídeo, e muitos filtros são assim, e segundo ele é uma água morta.
      Tome coragem e vai até o fim, principalmente se você toma refrigerante hehe (como eu não tomo, mas sei que muita gente toma).

      Eu sei, cara. Inclusive, há uma espécie de canudo patenteado por um tiozinho nos EUA onde ele elimina 99% das impurezas de águas extremamente contaminadas, o que é muito prático para quem faz trilhas de alguns dias, como eu costumo fazer.

      O que acho que você não entendeu foi que na minha opinião depender apenas da tecnologia para um tema tão sensível a sobrevivência humana como água é uma sandice. Por que não sermos mais eficientes e racionais no uso da água? Por que não estimular um sistema econômico que não seja agressivo aos lençóis freáticos? Apenas 0,3% da água no Planeta é potável.
      Os tratamentos vão baratear? Pode ser, torcemos por isso, mas já hoje em dia a água é fonte de conflitos horrorosos entre seres humanos.
      E os tratamentos vão estar disponíveis a todos? Temos medicina de ponta hoje para menos de 1% da população humana, e todos dizem ser impossível fornecer o mesmo tratamento para o restante 99%. Ok, a saúde tem várias variáveis. Mas e a água? Os governos vão ser capazes de oferecer tratamentos eficiente para todos em caso de declínio acentuado das reservas de água? O mercado vai oferecer?
      Sem água, sem vida. O tema é muito sério e deveria ter mais atenção social, na minha opinião.

      Abraço!

      Soulsurfer

      Excluir
    13. Soul,

      Tá aí, li esse seu último comentário. Gostei de vc.... kkk

      Sabe o porquê?

      Porque num primeiro instante, aqui com os meus botões, até cheguei a concordar com o Prof. Dimarcinho, rs

      Mas vc me fez mudar de idéia, me fez pensar. Isso é bom...

      Como retribuição e parece que vc se amarra num filme, fica aqui uma sugestão também o tema aquático: A Fonte das Mulheres.

      http://cinema.sapo.pt/filme/la-source-des-femmes-0

      Não é diretamente ligado a discussão acima, mas tem água, tem mulheres, tem poesia e é absurdamente lindo e comovente. Coisa fina das arábias.

      Abs,


      Excluir
    14. Soulsurfer,

      mas agora vc mudou radicalmente a discussão... hehehe...

      Entenda: hoje na nossa sociedade a medicina não chega a todos, existe milhões de pessoas passando fome e nem por isso o mundo está em guerra por isso.

      Novamente: água além de abundante, já existe tecnologia.

      Agora, sobre o desperdício e tudo mais q vc falou após isso eu concordo PLENAMENTE.

      Mas uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. hehehe

      []s!

      Excluir
    15. Anônimo,
      Já vi o filme, e é muito interessante. A água como pano de fundo para uma discussão cultural e social do papel da mulher em sociedades rurais muçulmanas. Tá aí uma situação difícil, ser uma mulher numa comunidade rural em um país onde o islã é interpretado de uma maneira mais restritiva. Bom filme.
      Um dos meu hobbies preferidos é cinema.

      Di Marcinho,
      A gente vai discordando, mas acabamos concordando no final.
      Mudando de assunto, como vai a leitura do tijolo avaliação de empresas do Damodaran? Ele tem um livro sobre controle de risco que me interessou.

      Análise técnica já leu alguma coisa? Quero dar uma estuda, meu próximo tópico de estudo. Fiquei interessado na temática trade de valor, buscando ativos subavaliados, e talvez usando algumas ferramentas de análise técnica. Entretanto, seria apenas para bons ativos, fazer trades com empresas mico (grupo x, gol, etc, etc) não me atrai nem um pouco.

      Vi que você tem apenas XPCM como FII, eu fiz uma análise bem completa de 50/60 FII divididos por setores, analisando renda, risco, etc. O bom que é um pequeno resumo, e fica fácil para você separar o joio do trigo. Se quiser, envio por e-mail. Ou, você pode publicar no seu blog se quiser.

      Abraço!

      Soulsurfer

      Excluir
    16. Sobre o Damodaran, to parado no Cap. 4. Depois uma bateria de livros, artigos e notícias sobre o mercado financeiro, resolvi dar uma renovada. To pra organizar melhor meu tempo pra voltar à ele.

      Pra falar a verdade, queria ir estudando e jogando em planilhas, mas daí exige mais tempo ainda e o meu tá complicado. Até aki no blog tenho postado menos.

      Mas fazer o q ??? Enqto não chega a IF, o tempo é engolido pelo trabalho! hehehe

      Eu peguei esse FII a título de diversificação. Como eu estudo mais ações, prefiro ficar com elas! hehehehe

      []s!

      Excluir
    17. Eskeci de comentar sobre AT.

      Só li coisas aleatórias por aí. Pra falar a verdade, já utilizei e tive algum sucesso, mas é algo q exige acompanhar de perto e aí voltamos no problema do tempo... rs

      []s!

      Excluir
  10. Saudações e parabéns, meu caro, por uma rentabilidade excelente, além, é claro!, pela diversificação que tem resultado em boas performances.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, O Idiota!

      O termo que deu uma boa melhorada no resultado desse mês. Mas a diversificação tenderei a manter assim por enqto.

      Grande abraço!

      Excluir
  11. Dimarcinho, será que poderia rolar uma postagem sobre os livros que te influenciaram? Ia ajudar muito os iniciantes que nem eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo,

      já estou pra fazer este tipo de post há um tempo, vou ver se dou uma agilizada.

      []s!

      Excluir
    2. Saudacões dimarcinho!

      Parabéns pelo blog, a qualidade dos posts é invejável.

      Também estou com o colega em solicitar uma "iniciacão" à matéria.

      Além disso, como escolher uma corretora barata para iniciar? Quais papéis, o que ter em vista? Enfim, o post! hehe

      Obrigado, abs
      Vinícius

      Excluir
    3. Olá, Vinícius!

      Obrigado pela visita.

      Sobre corretoras, acho que isso já existe exaustivamente na internet, é só procurar no Google.

      Já sobre escolher papéis... essa é uma pergunta de 1 milhão de dólares! hehehe

      []s!

      Excluir
  12. Perdoe-me pela trolladinha prof Dimarcinho.Sobre o livro do Freakonomics,o li duas vezes.Eu acho que o Di tem visão atômica não irá se identificar com o livro, assim como ele não entendeu Cisne Negro e o Iludido pelo Acaso, ambos livros do autor Nassim Taleb.As idéias do livro Freakonomics segue "uma geral" de iludido pelo acaso, talvez o prof Dimarcinho não goste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divido a mesma opinião que o Vantoir...

      Excluir
    2. Codorno,

      em q momento eu falei que "não entendi" O Cisne Negro? Falei q o livro é de linguagem complexa, não que eu não entendi.

      Se vc não entendeu esta simples passagem acima, desconfio que vc não tenha entendido nada do livro, visto a passagem acima ser trivial.

      Porém, vou dar um voto de confiança e gostaria q vc fizesse uma sinopse das ideias (ou a ideia?!) do livro para que possamos discutir sobre o mesmo.

      O que acha? Por aki mesmo nos comments...

      Excluir
  13. Professor, uma pergunta operacional: você recebeu os alugueis do XPCM11 este mês de agosto? Estranhei a falta do depósito em minha conta. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor de q?!

      Pelo meu extrato, sai hj!

      []s!

      Excluir
    2. Quem ensina professora. Estranhei não ter recebido no dia 12. Mas caiu na conta hoje, abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...