Web Analytics

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Final da Copa das Confederações: quanto deveria custar o ingresso?

Há uma discussão rolando pelas redes sociais, emails e whatz up’s da vida que é sobre o valor do ingresso da Final da Copa das Confederações. Na semana passada, estavam vendendo (pelo que eu vi) bem por alto, por uns R$ 600. Ontem o Brasil se classificou e, automaticamente, estes preços já pularam para R$ 1.000. E hoje, com a vitória da Espanha, aquela seleção que todo mundo quer ver jogar também, os ingressos já chegam a R$ 2.000.
Afinal de contas, estes preços são plausíveis? Existe “preço justo”? Veremos que isso tudo tem a ver com uma coisa velha conhecida de Economia: o custo de oportunidade.

Os ingressos iniciais para a Final da Copa das Confederações foram vendidos entre R$ 265 a R$ 450 (aproximadamente). Sendo que o valor mais baixo só poderia ser comprado por moradores (em teoria, é claro...)
E tem muita gente agora vendendo por R$ 1.000, tendo lucros de até 4 vezes.
Quando se fala em preço, sabe-se que ele é definido puramente pela Oferta x Demanda. Até aí, ok! Mas de onde vêm essas diferenças? Afinal de contas, se alguém compra é porque outro está vendendo, correto?
Quando falamos em ativos, o que está comprando pensa em obter rendimentos maiores. Mas o que está vendendo, provavelmente já visualizou oportunidades melhores. O que diferem essas pessoas são justamente os custos de oportunidades que cada uma possui. Provavelmente o comprador não conhece a outra oportunidade do vendedor. Ou ainda, o vendedor está avaliando mal o seu próprio bem...
Voltando ao ingresso, pagar R$ 1.000 é um absurdo? Depende de duas coisas basicamente:
1 – Gostar de futebol. Quanto mais o cara gosta, mais propenso estará a pagar por este ingresso.
2 – Demanda de dinheiro disponível pelos compradores.
Estes preços de lançamento foram para a Copa das Confederações. Vou chutar aqui que os ingressos para Final da Copa do Mundo de 2014 devem ficar em torno de R$ 320 – R$ 700. Com certeza perto das finais, aquele cara que não comprou e está completamente arrependido, vai rolar por uns R$ 1.500. Com Brasil na final então...
Veja o raciocínio de um amigo meu que disse que pagaria tranquilo R$ 2.000.
“Márcio, se eu quiser assistir a uma Final de Copa do Mundo em qualquer outro lugar, eu provavelmente vou gastar bem mais que isso!”
Nisso ele tem bastante razão: se somarmos Passagem de Avião + Hotel (1-2 dias apenas, a depender da distância)+ Ingresso + Deslocamento até o estádio, internacionalmente, é provável que fique BEM alto.
Uma CHANCE de ser mais barato seria caindo aqui na América Latina, mas mesmo assim, os gastos ainda vão ser bem altos. Ou de repente você tem parentes/amigos que moram no local. Mas tudo são situações específicas de cada um e, estas mesmas situações, afetam o quanto alguém pagaria no ingresso. Mas vamos para o pior caso: ir na raça e na coragem, sem conhecer nada nem ninguém (mais provável para a maioria da população, por sinal).
Numa conta meio doida: para a próxima final de Copa do Mundo, que digamos que seja em Moscou, na Rússia. Olhando por aqui uma passagem para fora da alta temporada, lá pro meio de novembro e sem promoções, já temos em torno de R$ 3.500 só de passagem. Mais 2 dias de hotel (viagem longa e cansativa, 2 dias é o mínimo) com diárias de R$ 200, já são mais R$ 400. Pegando em torno de R$ 400 o ingresso (R$ 350 vai ser pra morador!) já somamos aí em torno de R$ 4.300.
Fora que tem táxi pro aeroporto (ida e volta), deslocamento pra estádio, precisa comer e beber por lá também, etc, etc, etc.
Ou seja, uns R$ 5.000.
E isso é praticamente pra fazer um bate-e-volta, ou seja, chega, descansa, acorda, vai pro jogo, arruma as malas e volta!
Mas aí você vai dizer: “Você tá louco, Márcio, cobrar um ingresso assim alto é totalmente proibitivo”.
Eu concordo. Mas quando será que você vai ter oportunidade de ver uma Final de Copa do Mundo?
Será que não há nada de errado neste raciocínio? Mais ou menos.
A questão é que você “consegue” comprar os ingressos antecipadamente, por um preço alto, mas não impagável.
Ou seja, quem acaba tendo que pagar absurdos por um ingresso é justamente o cara que não comprou no início.
Então, o cara que deixou pra depois deixou passar o custo de oportunidade da coisa. Ele de repente gastou o dinheiro com outra coisa ou simplesmente estava indeciso...
E o Mercado, qualquer que seja, é feroz e não tolera indecisão...
OBS.: aquele meu amigo comprou antecipado!

10 comentários:

  1. Acredito que a questão maior é o gosto. Já gastei boas quantias para viajar e ver bandas de Heavy Metal. E esse ano vou de novo. E espero continuar indo, já que as grandes bandas do mundo não vem para minha terra.
    E um dia vou para Alemanha ver o maior festival do mundo. Gastarei cerca de 6 mil e terei alguns dos dias mais felizes da minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Seu amigo deu muita sorte: não é sempre que acontece uma final dos sonhos! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu não pagaria nada além do preço inicial :P

    Gosto de futebol e tal, mas muitos cambistas devem tirar a vida vendendo ingresso a preço mais caro.

    "Não quer pagar R$ 1.500,00 comigo? Tá, vai procurar outro...mas quando vc voltar vai subir pra R$ 1.750,00."

    De certo modo, é a mesma coisa com ações. Você compra na baixa, a ação sobe, sobe, sobe, e ae vende no valor que acha justo/lucrativo. Quem não comprou na época, ou compra agora, ou vai ficar esperando.

    Oferta e Demanda.

    Eu mesmo tenho uma coleção de quadrinhos que só a edição numero um valorizou 1000% (tá, ela valia R$ 2,95 e agora vale R$ 29,50, mas enfim...). Não vendo ela por que é mais do que $$$, e é por isso que as pessoas compram, pq tem um "que" extra. Não é questão de dinheiro, é mais...

    Com o futebol é a mesma coisa... E eu me importo com futebol? Mehhhh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Fábio! Quem se importa tende a pagar mais mesmo!

      []s!

      Excluir
  4. eai dimarcinho, eu paguei 190 pelo ingresso e nao me arrependo, fiquei atras do gol bem confortavel, me arrependo de nao ter pago 350 e ter ficado pelas laterais do maracana, mas ai eu digo pra voce minha logistica foi meio complicada por morar muito longe, voce conhece a expressao do "Oiapoque ao chuí"? pois entao eu moro proximo do chui na cidade de rio grande, sao 5hrs de onibus ate porto alegre e mais 2hrs de voo ate o rio, fiquei em torno de 5 dias no rio aproveitando todas maravilhas por la e meu custo com namorada nao passou de 3mil reais, ingresso 190 + voo 450 + hotel 1200 + city tour 360 + comida e taxi em torno de 900 reais, VALE A PENA, E ANO QUE ESTAREI LA NOVAMENTE se deus quiser! abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Simon, pegou uma passagem bem barata, hein??

      Eu tb fui na Final, o jogo foi sensacional!! heehehe

      Estou indo pra Rio Grande ainda este ano a trabalho, hehehe!

      []s!

      Excluir
  5. tu eh de onde dimarcinho? porto alegre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio de Janeiro!

      Mas farei uma auditoria em Rio Grande...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...