Web Analytics

sábado, 13 de abril de 2013

Hipótese dos Mercados (in)Eficientes – parte 2/2


Lembrando: a teoria diz que o preço já reflete toda a informação disponível e assim os preços já refletiriam o valor dos ativos.
No entanto, esta teoria não leva em conta o processamento da informação por parte dos agentes de mercado.
Não cheguei a procurar nenhum estudo, mas o que mais podemos dar são exemplos onde a assimetria da informação faz com que diferentes agentes tenham diferentes retornos, pois eles não interpretam a informação da mesma maneira.

Fora do mercado financeiro, isto é mais do que corriqueiro. Programas de TV como o “Trato Feito” e “Caçadores de Relíquia” mostram como, por exemplo, no mercado de bugigangas e antiguidades o conhecimento é vital para se obter um melhor retorno. É um mercado onde quanto maior o conhecimento, maior será o seu retorno.
Mercado muito específico? Vamos ao mercado de imóveis. Se você entra em um imóvel e vê algumas rachaduras, pode achar preocupante, mas um Engenheiro Civil (que possui conhecimento) já pode avaliar se aquilo é grave ou não. A informação para ambos era a mesma (rachaduras). Mas o conhecimento fez diferença, pois permitiu a correta interpretação da informação.
Renda fixa? Recentemente tem muita gente reclamando dos títulos de longo prazo do Tesouro Direto. Ora, a expectativa de juros é de alta e as NTN-B perdem valor quando a taxa de juros do mercado aumenta. Entender o movimento dos títulos é conhecimento e fez a diferença pra quem decidiu se aventurar ou não nestes títulos.
Os exemplos que dei acima são bem simples. Mas não confunda informação com conhecimento.
O conhecimento lhe permitirá fazer uma correta avaliação da informação.
Mas será que isto tudo será válido ao mercado financeiro? Eu acredito que sim.
O primeiro motivo é que me faz acreditar nisto é que acho difícil só o Mercado Financeiro não obedecer ao mesmo movimento de todos outros movimentos. Ele é especial, será?
Mais ainda: será que existe algum mercado onde o conhecimento não faça diferença? Digo, será que o conhecimento não faz diferença no Mercado Acionário? Acho que esta resposta é bem simples de responder e é um redundante NÃO.
E isso por si só já invalida a HME.
Mas creio que estas curvas de retorno seriam algo do tipo logaritmo ou ainda, com uma assíntota (um limite para a curva).
Exemplo simples e que provavelmente já ocorreu com 90% (o mais) dos investidores no mercado acionário:
Quando começamos sempre temos “dicas quentes” de ativos (micos) valendo centavos que irão valorizar à casa das dezenas. Daí você vai lá e compra. E pouco tempo depois já está amargando um prejuízo considerável.
No entanto, um investidor com alguma bagagem sabe que esses micos são um poderoso mecanismo de derreter dinheiro e jamais colocaria o dinheiro nele apenas por uma dica quente.
Afinal, qual foi a diferença entre o primeiro e o segundo investidor? CONHECIMENTO.
A informação da dica quente poderia estar disponível para ambos, mas apenas o 2º investidor sabia que a dica não parecia ser tão quente assim.
Quanto menos conhecimento sobre algum assunto, maior a probabilidade de tomar alguma decisão errada sobre o mesmo com a informação disponível!
Obviamente há um limite para tal. Por mais conhecimento que o investidor adquira sobre uma determinada empresa ou mercado, é de esperar que sua curva de rentabilidade seja equiparada àqueles que já possuem muito conhecimento. No entanto, a depender da situação, os pequenos detalhes podem fazer muita diferença.
Casos recentes, como a queda do spread bancário, mostram como o Mercado não é eficiente. Com a expectativa de queda do spread, especulou-se sobre a diminuição dos lucros, mas esqueceu-se de que crédito mais barato, iria estimular a demanda pelo mesmo, o que fez com que os lucros dos bancos aumentassem. Ou seja, o mercado precificou erroneamente os ativos, pois interpretou de forma errada a informação da queda do spread.
Enfim, exemplos de ineficiência têm aos montes por aí. E não vou nem comentar que o mercado no curto prazo é movido muito mais por especulação, grafistas e abritradores do que investidores. Então, as distorções sempre existirão.
Enfim, Mercados Eficientes? Acredito nos Mercados ineficientes.
Abraços a todos!

6 comentários:

  1. Excelente texto, é o que eu sempre repito: conhecimento é tudo! Em qualquer área conhecimento liberta e te faz crescer, não devemos parar de buscar aprender nunca.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com tantas transformações/evoluções (chegando ao ponto de 80% do volume no Dow Jones ser originado de HFTs) dos últimos anos/décadas e até séculos, os mercados continuam funcionando da mesma maneira. Não há menor possibilidade de qualquer mercado que envolva participação do ser humano ser eficiente.

    Abcs,

    PS: Esse programa "Trato Feito" é muito bom! Sempre assisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, FI!

      Perfeita sua última frase:

      "Não há menor possibilidade de qualquer mercado que envolva participação do ser humano ser eficiente."

      Também acho muito maneiro! hehehe

      []s!

      Excluir
  3. Muito boa postagem. Também não acredito na teoria dos mercados eficientes.

    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...