Web Analytics

sexta-feira, 29 de março de 2013

Acompanhamento Mensal - Março de 2013

E ae galera, nada como um bom feriado para descansar, não é mesmo?


Mês de março começou num oba-oba, depois ficou esquisito. Neste mês fiz o rolamento da posição no termo em Natura. Além disso, adicionei o primeiro FII da carteira. Vamos então ver como a carteira se comportou.

Primeiramente começando pelo desempenho individual dos papéis e a carteira ponderada por peso:

Papel
Fevereiro
Março
28/fev
31/mar
Var%
BBAS3
26,38
27,47
4,13%
CGRA4
20,95
19,40
-7,40%
CMIG3
22,50
23,43
4,13%
CPLE6*
28,93
31,08
7,43%
CRIV4
5,38
5,39
0,19%
ETER3
8,59
8,91
3,73%
NATU3
50,90
48,94
-3,85%
PETR4
16,60
18,35
10,54%
POMO3
12,14
13,09
7,83%
TRPN3
15,00
15,00
0,00%
VALE5*
36,36
33,23
-8,61%
XPCM11
100,00
99,90
-0,10%
Carteira
2,53%


A carteira teve um desempenho de +2,53%, dando destaque para Petrobras e Vale.

Este é apenas o desempenho por papéis. Trades, dividendos e etc não são computados e é necessário avaliar utilizando o sistema de cotas. Segue abaixo:

Data Movimentação
Variação
30-abr-12

31-mai-12
-4,42%
30-jun-12
0,73%
31-jul-12
4,74%
31-ago-12
-1,18%
30-set-12
-4,24%
31-out-12
4,17%
30-nov-12
0,56%
31-dez-12
5,05%
31-jan-13
3,62%
28-fev-13
-4,13%
31-mar-13
-9,71%


Pelo Sistema de Cotas a rentabilidade foi de -9,71%.

E a divisão do patrimônio ficou da seguinte maneira:

Clique para aumentar

Como comentado na última rapidinha, o desempenho deste mês foi terrível devido à queda de Natura, pois como estou posicionado alavancado nela, deu nisso. Fiz a rolagem do termo para mais 2 meses; o preço de saída foi de 48,04 e a nova entrada com juros de 48,72.

Os asteriscos representam que eu vendi as CPLE6 e parte das VALE5 para cobrir o financeiro, pois quando é encerrado o prazo do termo, é necessário ajustar o financeiro.

A novidade, como já comentado é o FII XP Corporate Macaé (XPCM11). Meu primeiro FII, abri uma posição pequena, pois estou pisando em terreno desconhecido.

Fiz o aporte apenas no final do mês, então ainda não comprei nada. Vou deixar isso para o início da próxima semana.

Sobre o Termo, ele adiciona muita volatilidade à carteira. Meu maior erro foi ter aumentado a posição. A grande vantagem do mesmo é poder realizar trades sem precisar do dinheiro em conta.

 No entanto, notem que se fosse só a carteira sem os trades, teria tido no mínimo rentabilidade de +2,53% (este mês entraram dividendos de várias empresas, patrimonialmente falando, seria maior). Ou seja, ficaria bem acima do iBov, que fechou o mês com rentabilidade de -1,92%.

Bom, acho que é isso, galera! Aproveitem o feriado.

[]s a todos!

26 comentários:

  1. Curto muito esse lance de termo não, Dimarcinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Troll,

      eu acho q é a melhor maneira para fazer trades sem precisar se desfazer de posições.

      Alavancagem baixa pode ser saudável.

      []s!

      Excluir
    2. Já pensou em mexer com mini-contratos de índice, DiMarcinho?
      Vc pode usar sua carteira como garantia para os trades, o que lhe permite alavancar.

      Excluir
    3. Olá, Marilo,

      eu já pensei em ver isso sim, mas ainda não me aventurei por esses lados.

      []s!

      Excluir
  2. Não tenho conhecimento sobre Termo. Depois vou dar uma estudada sobre isto. abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID,

      é uma operação que permite comprar alavancado, mas não necessariamente vc precisa usar desta maneira...

      []s!

      Excluir
  3. Puxa Di, vc foi escolher justo o XPCM11 !

    Qual o motivo, além do preço em promoção ?

    Ele tem muitos porens, não tenho ele e não pretendo entrar, não faz parte do meu perfil.

    1) O FII é de apenas 1 imóvel
    2) Não está pronto, não tem Habite-se
    3) Não tem nem inquilino !

    No mais, acho bacana sim vc diversificar em FII. Ficar só com Ações é por demais arrojamento !

    Ótima Páscoa,
    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Poney,

      a Petrobras já assinou um contrato de intenção e de que vai alugar o prédio. É em Macaé e num ótimo local de lá (não Macaé em si, kkkkk)

      O habite-se é previsto para junho. Há uma conta especial para pagar os aluguéis, não lembro agora por quanto tempo, mas acho que uns 12 meses.

      Claro, existe sempre o risco, mas resolvi entrar para ver.

      []s!

      Excluir
  4. Olá Di,

    Não posso falar nada porque ano passado tomei uma paulada semelhante, só que nas opções a seco. Não entendo nada de termo, deixo para investidores mais experiente como você e inclusive estou acompanhando desde que começou, uma pena que esse último não deu resultado.
    Sua carteira é excelente, acredito que estará melhor sem essas operações.
    Olhando pelo site do Bastter esse fundo tem previsão de um aluguel muito bom de 0,61 semana que vem... Vou analisar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, GI!

      Pois é, eu estou movimentando um volume alto. Vou diminuir sensivelmente.

      Esse fundo da XP representa muito pouco, por isso nem abri uma comparação em categorias diferentes, vou levando pra ver.

      []s!

      Excluir
  5. DM, andei falando que voce não atualizou, mas não ta aparecendo aqui no meu blogroll nada depois do post de elisão, desculpe! vou te calcular aqui e em breve fecho o ranking. Abraço. V.

    ResponderExcluir
  6. O dinamá, resultado bem fraco da sua carteira.

    ResponderExcluir
  7. Você considera um resultado, apenas da carteira, de +2,53% fraco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi resultado do termo, Supervisor Cambaleão.

      Informe-se melhor.

      Excluir
    2. Sim, foi bem ruim.

      Mas vc vai ficar nessa de mês a mês comparar o resultado de curto prazo mesmo?

      Boa sorte.

      Excluir
  8. ótimo rendimento!
    abraço

    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Carteira rendeu bem, mas -9% é tenso! E eu tenho que arrumar tempo pra aprender sobre termo, não entendo nada! =p

    ResponderExcluir
  10. É rapaz, quase -10% não é mole não. Não gosto destes termos aí. Para falar a verdade nem sei o que eles são, não os entendo e não tenho um pingo de vontade de conhecê-los, kkkkkkkk. Minhas açõezinhas já são ótimas. Estou satisfeito.

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...