Web Analytics

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Acompanhe a empresa, não as notícias!


Hoje saiu assim no ADVFN:
Petrobras: Pré-sal começa a mostrar menores resultados
As reservas de petróleo de poços do pré-sal registraram a incorporação de 580 milhões de barris de óleo equivalente à Petrobras (PETR4) em 2012, uma queda de 40% em comparação à 2011. A petrolífera começa a mostrar dificuldades em manter um superavit entre a extração e o descobrimento de novas reservas. No ano passado as reservas comprovadas da companhia cresceram apenas 0,2%, para 16,44 bilhões de barris de óleo equivalente
Repare no “tom” da notícia: “mostrar menores resultados”. E depois vêm assim “a petrolífera começa a mostrar dificuldades em manter um superávit entre extração e o descobrimento de novas reservas”. PQP
Cara, que notícia tendenciosa!
Essas notícias de curto prazo são de matar qualquer um mesmo. E ainda metem um “40% menor” pra ficar bem impactante mesmo.
Partindo de 2001, vejamos a curva de reservas do Brasil (em sua maior parte, Petrobras): 
Fonte: Anuário da ANP 2012
Olha que engraçado: a curva vinha num crescimento logarítmico, ou seja, relativamente cada vez menor. Daí após 2008, o pré-sal começou ser explorado. E o que a Petrobras levou 8 anos para descobrir, descobriu em apenas metade do tempo, ou seja, 4 anos.
Agora, olhando para este gráfico, você realmente acha que a situação das reservas da Petrobras são preocupantes? Faça-me o favor. E numa conta burra: produção é de aproximadamente 0,75bi/ano. Com reservas na faixa de 16bi, isto dá um fator utilizado na indústria de petróleo estilo o P/L (pois sabe-se que o lucro vai aumentar, e sabemos que o consumo deve aumentar também). Assim, as reservas ainda durariam por 21 anos.
Sendo que a Petrobras irá atingir uns 25bi de reservas sem maiores problemas. E há quem acredite que as reservas podem chegar até 100bi... vai saber?
Mas não estou levando em conta os fatores de recuperação, que com o avanço da tecnologia tendem só a melhorar. Há décadas atrás este fator ficava na casa de 15-20%. Hoje temos poços com fator de recuperação de 40%.
Outro “detalhe”: a empresa está focando na Produção e não na Exploração. Como mostrado acima, petróleo descoberto já tem de sobra. Só que a produção está “estacionada”. A produção como um todo. No pré-sal, que é do que se trata a notícia, olha como está a situação:
Na boa: se tem alguém achando que o pré-sal está parado ou não está dando resultado ou é maluco ou é desinformado mesmo.
Minha dica de hoje: desconfiem muito da mídia. Estude você a fundo as empresas. Desta maneira você não será contaminado com este tipo de notícia que é veiculado nessa nossa porcaria de mídia.
Abraços a todos!

14 comentários:

  1. Esse tipo de noticia é boa pra conseguir um "desconto" na ação. Sempre é bom ter varias fontes, ou até mesmo ir a fundo em qualquer informação obtida.

    É nessas horas que muitos arrancam uns trocos em DT... Menos eu, pq não tenho tempo/conhecimento =[ (ainda =P)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Notícias são complicadas, principalmente pra quem não conhece a empresa.

      []s!

      Excluir
  2. Respostas
    1. AdP,

      acho q não entrou não, pq olhei lá no spam e tá vazio.

      =/

      []s!

      Excluir
  3. operar noticia é pedir p perder dinheiro, o titulo do post é a regra basica de investimentos, ao menos deveria ser :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza, Ostra!

      As duas últimas péssimas notícias para Petrobras foram:
      - Trimestre negativo
      - Rebaixamento pela Moody's

      Em ambos os casos, o mercado SUBIU FORTE no dia seguinte.

      Vai entender.

      bjs

      Excluir
  4. Verdade,

    Tem uma notícia, daí os sites criam a matéria e esperam a ação subir ou cair no pregão, daí eles adaptam a manchete para onde a ação andou, pra cima ou pra baixo!!! kkkkkkkkkkk

    Mais a situação de Petromico tá complicada viu, há anos a produção não sobe, governo intervencionista interferindo na empresa e fluxo de caixa apertadíssimo.

    É aquela estória...
    Tá complicado mas tá barata!!!
    Quem quer emoção, pega esse bonde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brasil.investidor,

      a "Petromico" mostra o quão atrelado as notícias vc está hj.

      O governo SEMPRE utilizou a Petrobras da forma que a utiliza atualmente. Não tem novidade alguma.

      No entanto ela ao longo do tempo sempre conseguiu aumentar o seu lucro...

      []s!

      Excluir
  5. Tudo que vem da mídia costumo filtrar bem para emitir opinião.

    na maioria dos casos agem com parcialidade.

    Ótimo post

    valeu

    ResponderExcluir
  6. Isso sim é uma análise boa! Pena que estudos como o seu não vendem jornal. O que o povo quer é pânico e euforia e isso só a mídia sensacionalista pode dar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esses estudos mais "avançados" normalmente são pagos. "Avançados" pois é uma simples coleta de dados.

      E ainda me vêm com historinha de mercados eficientes... é até piada...

      O q eu ouço de gente dizer que o pré-sal é um elefante branco e q não produz nada, rapaz, "não tá no gibi"...

      []s!

      Excluir
    2. Não quero defender a empresa nem a atacar a gestão dela, mas alguém dizer que não investe em Petro pq ela é controlada pelo governo é tomar o mercado por bobo, pois risco de gestão sempre existiu e sempre esteve refletido no preço das ações.

      Claro que o governo usa a empresa como instrumento de contenção da inflação e eu não vejo como poderia ser diferente. Até parece que as pessoas que criticam fariam melhor.

      Não sei dizer qual o futuro da empresa, mas vou dizer uma coisa que vc já sabe: Petr4 é ruim hoje pq está na casa dos 20,xx. Vamos ver o que esses mesmos analistas dizem quando ela estiver custando 40,xx... rs

      Excluir
    3. Desde 2003 que a empresa não bate as metas de produção prometidas. No entanto, com o oba-oba, ela disparou nesse tempo.

      Também quero saber o que os analistas estarão falando no próximo ciclo de alta... rsrsrs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...