Web Analytics

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Acompanhamento Mensal - Janeiro de 2013

Fala, galera!! E hoje vamos com o fechamento mensal de todo santo mês. (pleonasmo nenhum, né? rs)

Janeiro começou com animação, mas veio um pessimismo forte depois. Como será que fechamos?




Primeiramente começando com o desempenho individual dos papéis:

Papel
Dezembro
Janeiro
31/dez
31/jan
Var%
BBAS3
25,40
24,36
-4,09%
CGRA4
15,99
18,40
15,07%
CMIG3
21,90
21,53
-1,69%
CPLE6
31,18
32,57
4,46%
CRIV4
4,60
4,85
5,43%
ETER3
8,10
8,41
3,83%
NATU3
58,99
54,30
-7,95%
PETR4
19,52
18,09
-7,33%
POMO3
11,85
11,83
-0,17%
TRPN3
14,80
16,09
8,72%
VALE5
40,87
38,57
-5,63%
Carteira
2,23%


A carteira ponderada por pesos teve rentabilidade de +2,23%. Este valor não considera dividendos. Para isto, é necessário utilizar o Sistema de Cotas:

Data Movimentação
Variação
30-abr-12

31-mai-12
-4,42%
30-jun-12
0,73%
31-jul-12
4,74%
31-ago-12
-1,18%
30-set-12
-4,24%
31-out-12
4,17%
30-nov-12
0,56%
31-dez-12
5,05%
31-jan-13
3,62%


Pelo Sistema de Cotas a carteira obteve rentabilidade de +3,62%. Neste mês não houve aporte.

Parte do bom resultado foi relacionado à quantidade de dividendos pagos pela Cemig e da Copel, além de um trade bem sucedido em Cemig, no termo. Estou também posicionado num termo em Natura, vamos ver no que vai dar.

A trava de alta em opções em PDG perdeu muito valor e, a não ser que o papel dispare agora em fevereiro, é provável que eu saia no prejuízo, quando eu estava obtendo 100% de lucro da operação em dezembro. No entanto, eu já havia planejado levar a operação até o final, então vou apenas observar até o vencimento.

E pela primeira vez a carteira conseguiu ficar acima de todos os índices que utilizo como referência  (CDI, IPCA, IGP-M, IBOV). No entanto, uma diferença pequena, apenas 2% acima do IGP-M. Por saber que mercado atravessa momentos de alta volatilidade, não me empolgo tanto.

Fechando, a situação atual está desta maneira:



Continuo com a mesma estratégia: buscar investir em papéis de empresas boas e lucrativas.

Bom, é isso aí, pessoal!

Abraços a todos!

39 comentários:

  1. Parabés DF! Em breve espero ter bons resultados assim. Uma dúvida de iniciante: o que significa estar "posicionado no termo"?
    Abraços.
    Geek.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Geek!

      Seja bem vindo!

      Operar a termo é operar no futuro. É uma operação alavancada. Compra-se o ativo pelo preço de hoje no futuro.

      Por ser alavancada, é uma operação de alto risco. Você pode conferir mais aqui:

      http://www.bmfbovespa.com.br/Pdf/termo.pdf

      []s!

      Excluir
    2. Obrigado Dimarcinho! Vou pesquisar mais a respeito!

      Excluir
  2. oi dimarcinho,
    belissimo rendimento! Mesmo com que da Natu, Petr e Vale vc fechou legal :)

    Curiosidade, qual o peso de cada papel na carteira? (se tiver em outro post, me desculpe, mas não me lembro rsrs)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ostra!

      Esqueci de postar, vou colocar ali! rsrsrs

      bjão!

      Excluir
  3. Realmente Janeiro começou bem, mas no finalzinho a coisa azedou !! rsrsrs
    Parabéns pelos rendimentos !!

    []´s

    ResponderExcluir
  4. Fala, Di!
    Parabéns pela rentabilidade! Tomara que eu consiga atingir próximo disso ao longo do ano..rs
    Vou publicar amanhã o início da minha aventura na bolsa..rs
    Bjos,
    Jovem Investidora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, JI,

      ao longo do ano? Nem nos meus sonhos! rsrsrsrsrs

      bjs!

      Excluir
  5. Caramba. A CGRA4 bombou hein!
    Ótima rentabilidade da sua carteira!
    abs!

    ResponderExcluir
  6. Rendimento excelente. Queria eu que meu mês terminasse sempre assim hehe
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, IO,

      ahhhhh, quem me dera eu ter todo mês essa rentabilidade... iria deixar Buffett comendo poeira... rsrsrsrs

      []s!

      Excluir
  7. Parabéns Dimarcinho

    Ótima rentabilidade.

    Vejo que não fui só eu que ficou sem aporte rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, ganhandomuito!

      Ainda não fechei o orçamento do ano, então preferi não fazer aporte. Fora q janeiro é um mês legalllllll pra contas.... rsrsrs

      []s!

      Excluir
  8. Dimarcinho, vc só investe em ações?
    Kd o resto do seu protfolio?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela excelente rentabilidade, até agora foi uma das melhores q vi nos blogs.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Corey!

      Obrigado pela visita!

      Desculpe a demora em responder, estava viajando! Os trades ajudaram! Mas a carteira em si teve boa rentabilidade.

      []s!

      Excluir
  10. Olá Di,

    Ótima rentabilidade :)
    Carteira muito bem balanceada, poderia futuramente relatar suas operações a termo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, GI!

      Valeu! Vi sua entrevista na revista ADVFN desse mês! ;)

      Posso relatar sim, mas, em geral, quando um papel bom cai muito forte, eu aguardo uma certa estabilização e entro no termo.

      []s!

      Excluir
  11. muito bom o rendimento. Há vários meses eu tinha comprado cgra4 no topo a 18,00 e só tava no vermelho desde então. Agora passou para verde. Só espero que não seja fogo de palha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PB!

      CGRA4 é um papelzinho interessante. Acho ótimo para levar pra frente. E é do setor de consumo...

      []s!

      Excluir
  12. Crescimento muito bom, mostrando alocação equilibrada.

    Mas diga-nos uma coisa, meu caro: o Jênio critica tanto nossos posts, dizendo que só falamos besteira, certo? Mas o que ele disse de útil até hoje?! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Troll!

      Esse aí é uma piada. Ele está há 10 anos sem contribuir em nada. Deve tipo esses acadêmicos q só ficam na teoria...

      []s!

      Excluir
  13. Olá Dimarcinho,

    Parabéns pela rentabilidade!

    Aki, estou com a seguinte duvida:

    Quando vc diz "A carteira ponderada por pesos teve rentabilidade de +2,23%."

    A conta que leva a esse resultado seria:

    XPTO (Preço Final/Preço Inicial - 1)*Peso na Carteira.

    No qual os preços são tomados no ultimo dia de cada mês (atual e anterior).

    ResponderExcluir
  14. Novo na comunidade... meu endereço: http://blogdouo.blogspot.com.br/
    Parabéns pelo seu blog, voltarei mais vezes...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo exelete mês!!

    Natura deu uma corrigida grande hein, tá ficando atrativa ao contrário de Ambev, por exemplo, que jamais entraria tão esticada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, BI,

      sim, Natura deu uma boa corrigida e entrei nela no termo para 60 dias. Vamos ver agora no que dá.

      []s!

      Excluir
  16. Olá DI.

    Sempre acompanhei seu blog, apesar de nunca ter comentado.
    Criei meu portal para também compartilhar algumas ideias e aumentar nossa fonte de conhecimento.
    Te adicionei aos meus favoritos, agradeço se puder fazer também. Ah e aguardo uma passada sua lá!

    Forte abraço!

    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...