Web Analytics

terça-feira, 10 de julho de 2012

Asset Allocation ou Aportes Periódicos?


No meu último artigo confirmei, mais uma vez, que o Método de Rebalanceamento da Alocação de Ativos só funciona quando o ativo de renda variável vai bem. Mas todas as contas eram baseadas em um capital inicial que seria sendo gerenciado ao longo do tempo.
Neste estudo resolvi analisar a situação mais comum para a maioria dos pequenos investidores, que é o de investir aos poucos ao longo do tempo, através de Aportes Periódicos.
Antes, lembremos o pilar principal de investir na renda variável: obter retornos acima da renda fixa (neste estudo, caracterizado como o CDI)!
Essa é a meta do investidor. Vencer o CDI. Qualquer coisa abaixo disso não faria sentido, pois levaria o mesmo a investir diretamente no CDI (onde o risco é baixíssimo).
Ou seja, se existe algum método que não vence o CDI, então não vale à pena utilizá-lo. Acho que até aqui todos concordam, não é verdade? Vamos ao estudo, então!
Capital Inicial: R$ 1.000,00
Aportes Mensais: R$ 500,00
Método do Rebalanceamento (40% no IBOV / 60% no CDI) (carteira Moderada)
Método dos Aportes Periódicos (100% no IBOV)
Segue o gráfico com o resultado:

Resultado muito interessante, não?
Logo de cara vemos que o Método de Alocação fica praticamente sempre atrás do investidor que apenas comprou o IBOV. Para ser mais exato, em apenas 24% dos casos o Método de Alocação conseguiu vencer o investidor 100% alocado no IBOV. Ou seja, o método perde 76% das vezes para o IBOV.
E, como sabemos que investir em ações é coisa de longo prazo, se retiramos os 2 primeiros anos, esse percentual de perda aumenta para 82%.
Não parecem bons números para tudo que o método prega, que é “maiores retornos com menor risco”, não é verdade?
E é aqui que lógica de todo o meu questionamento entra. Vamos à todas as conclusões obtidas:
1)      Precisamos vencer o CDI;
2)      O Método do Rebalanceamento só vence o CDI quando o IBOV também o faz.
3)      Quando o IBOV perde para o CDI, o Método do Rebalanceamento também perde.
4)      Quando o IBOV vence o CDI, o Método do Rebalanceamento perde feio para o IBOV (apesar de vencer o CDI, como já dito no 2)
Vejamos: se analisarmos essas conclusões logicamente, a única conclusão que se chega é que não faz sentido utilizar o Método do Rebalanceamento!
Ou você investe no IBOV ou no CDI!
A partir do momento que você investe nos dois, está arriscado a duas situações:
1)      Ver o IBOV decolar e perder toda alta dele, ficando no meio do caminho entre o IBOV e o CDI.
2)      Ver o IBOV derreter e, juntamente, perder para o CDI
Pense bem: se você está investindo no IBOV então está esperando que ele se valorize no longo prazo, não é verdade? Mas se ele valorizar, como mostrado acima, utilizar o Método do Rebalanceamento só diminuiria sua rentabilidade.
Por outro lado, se você crê que o IBOV irá virar pó no longo prazo, então não investiria nenhum centavinho nele, pois ele destruiria sua rentabilidade utilizando o Método do Rebalanceamento. Seria melhor ir direto no CDI, não é verdade?
Ou seja, se você é um investidor conservador, colocar o IBOV na sua carteira corre o risco de piorar sua carteira.
E se o IBOV está tendo rendimentos bem acima do CDI, por que investir parte neste último, visto tudo isto explicado acima?????
Não faz sentido! É LÓGICA. Pura e simples. Caso você ainda não esteja convencido, primeiro olhe o gráfico. Ele é bem claro.
Depois olhe com calma as 4 considerações que descrevi acima.
Os dados falam por si só, mas encontro várias e várias pessoas defendendo o método. Será algum tipo de paradigma? É possível.
Talvez seja como o Problema de Monty Hall. O que não faltou foi eu ver casos de pessoas dizendo que a probabilidade era de 50%, mesmo com provas matemáticas bem à frente delas! A propósito, tente entender o problema, vai agregar bastante ao raciocínio.
Curiosamente, o Problema de Monty Hall é resolvido tranquilamente com a Estatística Bayesiana. E esta situação que eu coloco recai na mesma situação.
“Qual a probabilidade do método vencer o CDI dado que o IBOV não conseguiu?” (este "dado que" faz TODA a diferença)
O engraçado é que hoje eu comecei a explicar o método para um amigo meu e quando ainda estava no 3º exemplo de rebalanceamento, apenas explicando pra ele como funcionava, ele falou assim:
“- Po, mas isso aí é um lixo! Vai diminuir muito a rentabilidade nas altas!”
Pelo menos alguém viu rápido isso.
E é por isso que estou 100% em renda variável.
OBS.: Warren Buffett também partilha da mesma ideia, ou seja, 100% em ações.
Grande abraço a todos!

39 comentários:

  1. Oi Dimarcinho eu também prefiro estar em renda variável pois o CDI pra mim só serve de proteção, eu estou tentando fazer um estudo que é o seguinte, durante as altas o percentual em renda variavel seria de 70% mas nas baixas cairia para uns 30%, mas estou meio sem tempo.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Lord!

      Mas aí vc não está fazendo o que o método prega!

      Minha crítica é ao método.

      Veja, sou totalmente a favor da diversificação, mas isto deve ser feito de forma inteligente e não apenas utilizando estatística!

      []s!

      Excluir
  2. Só de olhar o gráfico ja da para perceber que no máximo o que o cara vai conseguir é uma rentabilidade mediana, cheguei a pensar que no final do texto você apresentaria algum contra argumento para defender o método, ainda bem que não fez isso. rsrs

    Vamos trocar links de nossos blogs!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou veemente contra este método, rapaz! rs

      Já é o 4º artigo que escrevo sobre o assunto e ainda vou escrever outros mais!

      Acho que desenhando, pra ver se convence a galera! rsrsrsrs

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Nao se esqueça de que ninguem investe no índice, mas em papeis. A vantagem da variação rf e rv é nao somente balancear entre as duas formas, mas equilibrar os papeis da carteira de forma a minimizar as perdas e maximizar os lucros. O método que o sr postou segue a logica nao muito confiável de pareamento com o Ibov. Acredito que o AA pode ser mais inteligente do que isso, repito, usando a realocacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L.,

      existem ETFs que simulam o índice, ou seja, é sim possível investir no índice.

      Para o IBOV, é só comprar o BOVA11.

      Os dados são bem claros. Não vê aquele que não quer.

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Buffet partilha isso pq ele tem liquidez em outras formas para nao ter que tirar dinheiro de um bom papel para investir em outro papel promissor. A ideia do AA é minimizar perdas, muito mais do que maximizar lucros.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário.

      Buffett fala que infelizmente precisa de alguns bilhões em títulos do tesouro pois ele precisa de liquidez para manter as operações dele (ou seja, tem sempre gente tirando dinheiro, que ele sabe que não pode sumir na época da crise)

      Ele não precisa. Mas como o dinheiro não é dele....

      []s!

      Excluir
  5. a melhor estrategia é aquela que funciona e deixa o investidor feliz. Que alias, qdo está satisfeito com ela nem se preocupa com as outras opções :)

    dimarcinho, experimenta alterar do ibov para outros indices, tipo de dividendos ou small, acredito q terá uma diferença grande, ibov não é um bom indice, alias, fiz um grafico dos meus investimentos desde 2002 comparativo com ibov, cdi e igmp e fiquei surpresa com o resultado (e feliz :)
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisto eu concordo, Ostra. O investidor deve estar tranquilo quanto ao que está fazendo.

      Mas se vc olhar toda a metodologia, não interessa qual índice eu utilize, vai sempre dar no mesmo (ou seja, o método vai ficar no meio do caminho entre o índice XPTO e o CDI)

      bjs!

      Excluir
    2. Dimarcinho, se vc concorda com a minha citação e está satisfeito com sua posicao de 100% em açoes, pq quer cnvencer quem faz alocaçao de q esse metodo é ruim? Ate pq, quem utiliza essa metodologia provavelmente tb esta satisfeito e nao vai mudar de ideia :)
      Para quem esta iniciando, tb é complicado ter conhecimento e seguranca suficiente p ficar apenas em RV, entao alocacao pode ser uma excelente opçao para eles, e a propria rentabilidade e crescimento de patrimonio mostrara a longo prazo se o metodo esta de acordo com a expectativa do investidor.

      A alocaçao existe por um motivo simples, deixar td em RF há o risco de um calote do governo e ai la se foi todo o patrimonio, deixar td em açoes sempre ha risco de um crash e o investidor nao ter estomago OU tempo p se recuperar, FII é uma outra opcao, mas tb existe um risco altissimo em alocar 100%, ou seja, nao sabemos o futuro e um investidor q pratica alocaçao quer se previnir contra possiveis "acidentes de percurso", e vc nao vai convence-los de fazer o contrario apenas mostrando simulacoes com base em indices!

      :)
      Bjs

      Excluir
    3. Ostra,

      qdo eu vejo algo que não funciona, não vou me calar! rs

      Assim como sempre falei das metas de produção da OGX (e fui duramente criticado, igual estou sendo agora), sempre irei questionar coisas absurdas.

      Minha crítica à este método começou qdo eu achei ele indo e qdo fui fazer a simulação deu errado (vide meu 1º artigo sobre o assunto).

      Eu acho o método ruim pelo simples fato que ele prejudica o cara que gosta variável e o cara q gosta de renda fixa!! Não ajuda ninguém!

      Veja, não confunda as coisas. Estou criticando o método. Separar um dinheiro na renda fixa pra aplicar numa forte baixa deve funcionar, mas aí é a bola de cristal: quando é a baixa?

      É o mesmo que operar! Totalmente contrátio ao que prega este método.

      bjs!

      Excluir
  6. Veja bem, Dimarcinho

    Existe um erro de lógica (ou, mais precisamente, de retórica) no seu argumento. Trata-se da falácia da "falsa dicotomia", que vc usou no parágrafo abaixo:

    "Pense bem: se você está investindo no IBOV então está esperando que ele se valorize no longo prazo, não é verdade? Mas se ele valorizar, como mostrado acima, utilizar o Método do Rebalanceamento só diminuiria sua rentabilidade.
    Por outro lado, se você crê que o IBOV irá virar pó no longo prazo, então não investiria nenhum centavinho nele, pois ele destruiria sua rentabilidade utilizando o Método do Rebalanceamento. Seria melhor ir direto no CDI, não é verdade?"
    .
    Vc coloca somente 2 opções (ou o investido acha que o IBOV cresce, ou acha que vai virar pó)... Mas e os 100% dos investidores que não sabem? E os outros poucos alocadores de ativos que sabem que não sabem?
    .
    É pra isso que serve a alocação de ativos, para trocar rentabilidade por redução de risco da forma mais favorável possível, não para maximizar a rentabilidade.
    .
    É óbvio que se vc investe em mais de um ativo, vai ter menor rentabilidade do que se investisse somente no ativo mais rentável. O grande problema é que vc não sabe de antemão qual o ativo mais rentável. (pelo menos eu não sei)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, existe outra opção para o IBOV?? rsrsrs

      Claro que eu exagerei, mas as duas opções que quis dizer são:
      1) IBOV vence CDI no longo prazo
      2) IBOV perde CDI no longo prazo

      O que tem de falsa dicotomia nisso?!

      Bom, NA MINHA OPINIÃO, eu acho que o IBOV irá vencer a renda fixa no longo prazo.

      Assim sendo, de acordo com os meus estudos, eu estou 100% em ações.

      Caso eu achasse que o IBOV não irá conseguir vencer o CDI no longo prazo, então eu estaria 100% alocado no CDI.

      Max, uma questão bastante colocada é o aumento do retorno com redução do risco (utilizando a melhor do índice de sharpe como uma das referências). Mas o que o ocorre é o q vc disse: vc diminui a rentabilidade em vista de menor risco (ou seja, não é nada mais que uma diversificação.

      A história de comprar na baixa e vender na alta, essa sim, é uma grande falácia.

      Ninguém tem certeza de nada. Investir é se arriscar.

      Eu acho que os números são bem claros. Contra fatos não há argumentos.

      Gostaria que alguém apresentasse números e resultados que contradizem o que estou colocando.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Olá,

      fiz um post também sobre a estratégia, mas defendendo. Gostaria de seus comentários: http://www.aposentandoem2038.blogspot.com.br/2012/07/rebalanceamento-de-carteira-funciona.html

      Percebi que citou o problema de probabilidade das três portas. Gosta de probabilidade? Conhece o problema dos três atiradores? Se tiver interesse: http://www.aposentandoem2038.blogspot.com.br/2012/06/probabilidade-o-jogo-dos-tres.html

      Enfim, achei interessante suas postagens e te adicionei na minha lista de blogs.

      Excluir
    3. Vou te deixar uma questao dimarcinho: como sabe com tanta certeza q o ibov ira vencer o CDI? De qto tempo estamos falando?

      Ja estudou os rendimentos da bolsa na dec de 70?
      (só p jogar lenha na fogueira pois adoro fogo kkkk)
      Beijao

      Excluir
    4. Aposentando em 2038,

      deixei um comentário lá. Seus cálculos estão diferentes dos meus e também do eBook do HC. Mas sua metodologia é um pouquinho diferente em relação à tolerância no primeiro cálculo, mas acho que não mudaria tanto.

      Em relação ao 2º cálculo, será meu próximo post aki (realocação dinâmica), mas acho que se vc errou as contas no 1o, pode estar errando no 2o. Vamos dar uma checada.

      Gosto de probabilidade. E é por gostar que o que mais vejo são pessoas usando da maneira errada.

      Em algum momento, ela se perdem... e começam a somar maças com laranjas... daí não pode...

      Estou para escrever algumas coisas sobre o assunto aki tb, mas é mta coisa! rsrsrs

      []s!

      Excluir
    5. Ostra, não deturpe minhas palavaras! =)

      Em que momento eu falei que tenho certeza que o IBOV irá superar a renda fixa?

      Olha aí:
      "Bom, NA MINHA OPINIÃO, eu acho que o IBOV irá vencer a renda fixa no longo prazo."

      Eu ACHO. E estou me arriscando nisso.

      Mas lembre-se que não invisto no índice (como é pregado pelo método, a propósito!)

      Eu aplico em empresas lucrativas. E, essas sim, tem bons motivos para seguir suas cotações e seus dividendos para alto e avante.

      Quando elas pararem de dar lucro eu vendo e saio fora (ao invés de deixar no "piloto automático").

      Década de 70? Ditadura militar? Hiperinflação?

      Ótimo momento político-econômico para investir na Bolsa, não é mesmo?

      Excluir
    6. Tinha feito a planilha no Excel, tentei passar pro google docs: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AtSBdF_6UgardHNhSXVNS0ZHekx4STRRTjdiOHc5bmc

      Esse é o primeiro caso. Caso ache algum erro ou não tenha entendido a planilha, me avise!

      Não comprei o ebook do HC,então não sei como ele monta os cálculos. Se vc colocar o desvio de 0%, ele deveria convergir pros seus dados (realocação mensal).

      []'s

      Excluir
    7. AP em 2008,

      o método também tem tolerância, mas é diferente do seu; é uma tolerância de 20%.
      Assim, uma carteira 40/60, iria variar se o primeiro ficasse fora de 20% dele, ou seja:
      40% => entre 32% e 48%
      60% => entre 48% e 72%

      Assim, o rebalanceamento só é realizado quando um dos ativos fica fora da faixa, ou seja, não é necessariamente mensal.

      Olhei rápido aqui as suas contas, mas em casa pego os dados para fazer com o meu, mas não entendi pq vc está usando sistema de cotas, visto que não existem aportes nem retiradas ao longo do tempo....

      []s!

      Excluir
    8. Fiz a planilha em 2008/2009, não lembro por que usei sistema de cotas. Só sei que facilitava as contas... Agora eu só completei ela com os dados de 2009 pra cá.

      O seu rebalanceamento é em %, o meu é em p.p., faz diferença pro caso geral, mas não para o caso de alocação 50-50 (meus 10 p.p. deixa oscilar entre 40% e 60%, o mesmo que os seus 20%.

      Excluir
    9. " (...)
      Claro que eu exagerei, mas as duas opções que quis dizer são:
      1) IBOV vence CDI no longo prazo
      2) IBOV perde CDI no longo prazo

      O que tem de falsa dicotomia nisso?!
      "

      A falsa dicotomia está na ausência da 3a opção:
      3) Eu não sei se o IBOV vence ou perde para o CDI no longo prazo.
      .
      É baseado nesse opção que a diversificação e a alocação de ativos se baseiam.
      .
      Dando um exemplo bem simples...
      Por que vc compra ações de mais de uma empresa?
      Se vc ACHA que uma empresa vai vencer todas as outras no longo prazo, porque não comprar só ações dela?
      A resposta é a mesma para a diversificação em renda fixa.

      Excluir
    10. Lembrei pq usei cota. Foi por causa das compras e vendas no rebalanceamento. Poderia ser feito de outra forma, mas na época achei mais fácil assim, simular dois fundos de RV e RF onde eu investiria o dinheiro da carteira.

      Excluir
    11. Max,

      As 2 opções são concretas. Obviamente não dá pra saber o que vai ocorrer, mas não é dicotomia, não...

      E investir em apenas uma empresa é arriscado devido a inúmeros fatores, mas principalmente pq vc concentra todos os riscos que existem em apenas uma empresa (risco de mercado, risco operacional, risco de crédito, risco legal, etc, etc, etc)

      Quando DIVERSIFICAMOS as empresas, estamos evitando alguns riscos de uma que não teriam nas outras....

      Não tem nada a ver com que está sendo discutido aki...

      []s!

      Excluir
    12. Aposentando em 2008,

      realmente, achei os meus dados que você.

      Apesar de seus dados do IBOV estarem bem diferentes dos meus, curiosamente eles ficam quase iguais em termos de retorno.

      De qualquer maneira, achei algumas coisas interessantes, que vai render bastante.

      Você fez com 25/75 e 75/25 ?? Pois nas simulações que fiz aqui, os resultados são completamente diferentes!

      []s!

      Excluir
    13. Opa,

      Te respondi lá no meu post. Não to conseguindo copiar pra cá pelo tablet.

      Quanto aos dados, se não me engano eu tinha pegado os dados no site da bolsa. Pegava o primeiro pregão de cada mês e fazia a conta da rentabilidade.

      No aguardo de novos estudos!

      []'s

      Excluir
  7. dimarcinho,esse é o ponto, vc apenas acha q o ibov vai superar o cdi, não temos como garantir, assim como não temos como garantir q um cenario como dos anos 70 não volte a se repetir, não digo de ditadura, mas quem garante q não podemos ter uma hiperinflação? ou uma bolsa andando de lado por uma decada? é com base nessa incerteza q se baseia a diversificação e alocação, vc está se arriscando na sua opção, e pode parar para analisar e mudar de opinião a qq momento, assim como quem pratica alocação de ativos.

    Alias, esse é um ponto q acho importante, um investidor deve reavaliar seus investimentos a cada, sei lá, 3, 6 ou 12 meses, dependendo do metodo q utiliza para investir e verificar se está no melhor caminho, ter 'certeza' de algo é sempre meio caminho para se dar mal :P

    Rebalancear a carteira tem um outro inconveniente, que a maioria dos que utilizam esse metodo nos blogs ainda não enfrenta, que é o IR.

    ahh entenda q não sou nem contra o seu método, nem a favor do outro, cada investidor tem q saber qual é o melhor para seu caso.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra,

      acho que você ainda não entendeu o básico. Eu não sou contra a diversificação/alocação.

      Eu contra este método maldito e contra as teorias que "sustentam" ele, entende?

      Sou mto à favor de rever as estratégias. Mas isso é contra quem pratica a alocação (chamam de alfa).

      Desculpa, mas não vejo sentido em comprar um ativo, colocar todo bunitinhu na carteira e partir do momento que está indo mal de verdade (fundamentalistamente falando), eu teria q ficar comprando mais ele no piloto automático. Fala sério, né?

      Nos próximos post eu escreverei sobre estratégias mais inteligentes de alocação, e não isso aí...

      Além disso, com o exemplo do AP2038 (alguém apresentando NÚMEROS ao invés de blá, blá, blá), encontrei algo interessante... existe alguma vida para o método! kkk

      Farei um post mais à frente.

      Outro fato importante, que talvez não seja o caso de muitos, é eu tenho FGTS, plano de previdência, etc. Minha aposentadoria está garantida. Por isso vou 100% em ações!

      Eu só sigo os ensinamentos do mestre.... hehehe....

      bjs!

      Excluir
    2. Eu entendi sim dimarcinho, só estou debatendo pois acho o tema interessante, veja em nenhum momento critiquei o seu metodo ou o outro, p ambos tenho minhas observaçoes.

      Prcebeu pelo q escrevi q tb não sou a favor da realocação no piloto automatico? acredito na alocaçao de ativos e rebalanceamento, mas de forma alguma eu deixaria no automatico e sem acompanhar de perto cada ativo, ja sei, ja sei, eu nao me encaixo no sistema, mas esse é o ponto, podemos utilizar uma forma de alocação mais funcional e que melhore o rendimento, e nesse caso uma simulação dificilmente mostraria o resultado.

      Bjs

      Excluir
    3. Ah e só p constar.... acho esse papo de alfa, beta, gama, pi, muuuito chato :P

      Excluir
    4. Oi, Ostra!

      A ideia é debater. Pode acreditar, o maior interessado em um método tranquilo e que dê certo sou eu! Qto menos trabalho, melhor! kkkkkkkkkk

      Infelizmente ainda não encontrei.

      O exemplo do AP2038 realmente me surpreendeu, pois são os mesmos ativos, só que ele pegou um tempo maior. No entanto, dependendo da relação percentual entre as alocações, o resultado muda muito!

      Esse papo de renda passiva não pode dar certo nunca... rs...

      bjs!

      Excluir

  8. "Desculpa, mas não vejo sentido em comprar um ativo, colocar todo bunitinhu na carteira e partir do momento que está indo mal de verdade (fundamentalistamente falando), eu teria q ficar comprando mais ele no piloto automático. Fala sério, né?"

    A intenção é sempre comprar um ativo com bons fundamentos e barato.


    Como você disse, a sua aposentadoria está garantida. Esse investimento é somente uma brincadeira para ter uma graninha a mais.

    Acredito que o Alocação de Ativos é ótima para investidores que estão construindo um patrimônio e precisam ter uma certa segurança.

    No seu gráfico dá pra ver que o 100%IBOV tem as maiores altas. Porém tem também as maiores baixas também. A carteira Allocation segurou melhor essas quedas.


    Você simulou uma carteira com 60% no CDI. É óbvio que ela não vai acompanhar nenhuma alta da Ibov. Ela tem mais da metade no CDI.
    Quando você fez essa escolha de 60% no CDI provavelmente você pensava em baixa volatilidade. Isso você teve.

    Para finalizar. A linha azul terminou acima da vermelha.

    Ganhando Muito
    ganhandomuito.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, ganhandomuito!

      Minha crítica é ao Método do Rebalanceamento colocado no eBook do HC e, pelo q andei vendo, nada mais é do que a teoria sobre o assunto (ou seja, não é culpa dele)


      O negócio é fazer o tal piloto automático. No outro artigo, por exemplo, deu pra ver que o dólar foi uma péssima influência. E mesmo assim ficou na carteira ad-eternum


      Não confunda minhas aspirações pessoais com os estudos técnicos que tenho realizado aki.
      Eu poderia escrever tudo isso e concluir q iria ficar só no CDI. Não confunda o cu com as calças.


      Muito relativo isso. Fiz centenas de simulações, não é bem assim, não

      E seu último comentário sobre "a linha azul terminou acima da vermelha" mostra que vc não está entendendo o que está sendo discutido.

      Não importa o ponto final. Importa o comportamento.

      Este seu comentário seria o mesmo que pegar a bolsa em 2008 antes da crise e dizer que estava mto acima do CDI. Não faz sentido algum.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Obrigado pelas respostas.

    Fiquei ansioso para ver o estudo que vc disse que vai apresentar em seu blog

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi dimarcinho,
    Não te vi ainda falando sobre FIIs, não gosta?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ostra!

      Não falo pq não entendo absolutamente nada do assunto! rsrs

      Sei o funcionamento, mas eu acho q é mto difícil avaliar um FII.

      Com as empresas temos alguns números, mas não sei como fazer isso com FII.

      Essa semana cheguei a tentar ver alguma coisa do ALMI11B (pq a Petrobras aluga), mas com esse negócio do Asset Allocation, não sobrou mto tempo... rsrsrsrs

      Mas tenho interesse sim!

      bjs

      Excluir
    2. então vc é como eu!! tb acho complicado avaliar, prefiro ações, tenho mais facilidade com isso.

      Tive varios FII´s, consegui bons rendimentos e valorização nos papeis, mas me desfiz de todos.
      Cada vez q vejo os blogueiros com rendimentos de FII´s penso em voltar (hj mesmo o Dividendos colocou um texto com a valorização dele), mas vou ser forte e manter minha estrategia atual rsrs
      Seria interessante fazer uma dessas suas pesquisas de rendimentos colocando eles junto, sei que não existem a muito tempo p avaliar, assim como tb sei q o cenario p investimentos em imoveis no ultimos anos foi super valorizado, mas poderiamos fazer um estudo se a presença deles em uma carteira faz muita diferença, o q acha?
      beijão

      Excluir
    3. Oi, Ostra!

      Posso incluir sim e pelo que tenho visto os rendimentos serão bem melhores, pois os FII's vão empurrar as curvas pra cima.

      Bom, como eu não entendo nada do funcionamento, não coloco meu dinheiro lá.

      Não sei os outros blogueiros, mas me passa a impressão que o pessoal só olha pra rentabilidade e os aluguéis.

      Mas e o que está por trás disso? O que está fazendo isso funconar?

      Me interessam essas coisas, pois aí sim poderei tentar avaliar se é um bom negócio ou não.

      O ALMI11BB, por exemplo, sei que é da Petrobras aqui no centro do RJ e q está precisando desesperadamente de lugar pra colocar as pessoas e só tende a aumentar, então acho q vão ficar um bom tempo por lá. Além disso, tem q ver até qdo vai o contrato, etc.

      Enfim, não é só ver os números e pá.

      Como aki mesmo nos comentários eu falei, não interessa um ponto. Interessa o comportamento.

      Mas antes vou falar sobre porquê da diferença do meu estudo com o do AP2038.

      Entender os porquês faz toda a diferença! ;)

      bjs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...