Web Analytics

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Acompanhamento Mensal - Abril de 2012


Fala, galera!
Bom, como todo mundo da blogosfera coloca as carteiras, resolvi colocar a minha para compartilhar.
Tomei contato com a Bolsa em 2008. Um amigo meu havia acabado de começar a investir, 1 ou 2 semanas antes da Bolsa começar a entrar em colapso. Na época, ele entrou igual a maioria: sem conhece absolutamente nada. Viu os papéis da Petrobras passarem de 50 pra 16 em poucas semanas. Marcopolo então, nem falo.
De qualquer forma, na época não era formado, era estagiário, não tinha lá muito dinheiro para investir e a corretagem da XP (baseada na tabela bovespa) engolia todo e qualquer lucro, além de potencializar os prejuízos. Só no final de 2010 que meu interesse voltou, mas mesmo assim lento. Participei da capitalização da Petrobras (por ser funcionário, tinha direito a 15% de desconto). Depois fiz uns trades aqui, outro ali e nada demais. Fiquei parado novamente. E em meados de 2011 resolvi começar a seguir os princípios de análise fundamentalista e investimento gradual (aportes mensais). Mas faltou eu controlar. Não tava controlando nada! Só via preço médio comparando com o atual.
Eu estava muito indisciplinado neste ponto. Apesar deu estar acompanhando de perto as empresas nas quais estou comprado, não estava prestando muita atenção à rentabilidade da minha carteira.
Na verdade, eu de vez em quando olhava no site da XP (onde está minha conta) e lá tem uma ferramenta legal, e ali eu acompanhava mais ou menos. Em fevereiro, quando a Bolsa era só amor minha carteira batia 19,2%. Essa semana estava em 10,8%.
A ferramenta que eu estou falando é essa:

Cortei os dados do valor absoluto do patrimônio mesmo, pois muita gente que lê aqui me conhece pessoalmente.
Bom, sobre este valor aí de cima, a XP ainda não acertou os valores corretos da bonificação da Cemig, então por isso está aquele valor alto. A valorização real está em torno de 70%. Acho que a carteira está batendo em torno de 10-11%. Eu comecei a INVESTIR mesmo em julho do ano passado, então um bom resultado por enquanto, julgo eu.
A propósito, vocês deverão notar diferenças no preço médio também. É que essa ferramenta da XP desconta automaticamente os dividendos do preço médio da ação. Será que daqui a 20 anos terei ações com preço médio negativo? rs
Mas chega de blá blá blá. Num mês bem ruim pra maioria, minha carteira foi razoavelmente bem. Alta de 0,87%.
Papel
Preço Médio
Março
Abril
30/mar
30/abr
Var%
BBAS3
23,66
25,95
23,58
-9,13%
CGRA4
13,00
14,80
14,02
-5,27%
CMIG4
29,29
34,89
37,78
8,29%
CPLE6
35,28
42,75
48,29
12,96%
CTSA3
3,37
3,45
3,38
-2,03%
ETER3
9,00
9,24
9,98
8,01%
PETR4
22,86
23,35
21,29
-8,82%
POMO3
5,95
7,76
8,60
10,82%
TRPN3
15,59
14,00
13,70
-2,14%
VALE5
40,37
41,46
41,45
-0,02%
Carteira

0,87%
Esta carteira apresenta o preço médio de COMPRA.
Em termos de patrimônio, a carteira se encontra dividida da seguinte maneira:

A Cemig foi o ponto positivo do mês, anunciando bonificação + dividendos. Fora a belíssima alta. O ponto negativo foi o Banco do Brasil. Eu estava com uma valorização entre 25-30% nos papéis e com a especulação sobre a diminuição do spread voltei pro mesmo patamar de compra (realizada ano passado!). Mas a empresa irá superar isso, não me preocupo.
Não fiz aportes esse mês. Infelizmente, pois acredito que Petrobras neste final de abril estava a preços ridículos.
Bom, creio que é isso galera! Tentarei utilizar o sistema de cotas nas próximas vezes.
Abraços a todos!

14 comentários:

  1. Respostas
    1. CPLE6 !! COPEL !!!

      http://www.copel.com

      Elétrica do Paraná!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Realmente, ela não faz muito o meu tipo de empresa. Mas é pequena e possui bons gestores. É a minha "aposta".

      Apesar de não ter lucros constantes, sempre tem lucro! hehe

      Excluir
  3. dimarcinho, tem certeza q quer minha planilha? eu adaptei p a forma que utilizo, não sei se vai entender as mudanças que fiz rsrsrsrs

    de qq forma, estou zerando os valores e conferindo as formulas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, está aqui: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0As56VKTsxy7ZdFRNZEZ1V1NEWGxFcTFHb3VKcTdhLXc

      como eu disse, adaptei p minha realidade, e vou conferindo/alterando conforme o uso, precisa dar uma verificada ok?
      bjs

      Excluir
    2. Valeu, Ostra! É mais curiosidade mesmo!

      Excluir
    3. Ostra
      Você adicionou novas abas e colocou mais funcionalidades na planilha que eu disponibilizei. Ficou muito bom. Mas ao adicionar novas abas, tem que ajustar as células da aba consolidado. Esta aba soma o valor das outras abas originais. Elas podem ser renomeadas que o sistema continua funcionando, mas ao adicionar novas abas o sistema ignora. Faz um teste lá. Coloque um valor nas últimas abas e veja se o consolidado responde.

      Abraços

      Excluir
    4. AdP, eu atualizei as formulas! As abas "ACAO1" ate "acao nao lembro o numero" fa a soma na aba "acoes" e essa junto com as outra de investimentos totalizam o consolidado.
      Ao menos a minha ta funcionando corretamente.
      Ahh so disponibilizei pq o dimarcinho pediu ta? Continuo achando suas planilhas perfeitas :)

      Excluir
    5. Então ta certo. Pensei que não tinha atualizado :)

      Abraços

      Excluir
    6. Ostra,

      na verdade eu tava falando da planilha que vc mencionou que tinha feito com gráficos e etc; essa do Google Docs não permite muitos recursos, né? rsrsrsrs

      Mas já tá ótimo, to fazendo a minha tb, vai ficar legalzinha. Qdo ficar no esquema eu disponibilizo tb! =]

      []s

      Excluir
    7. dimarcinho, é essa mesma, se vc ler o texto eu digo justamente isso, q não dá p rodar graficos pq está no google docs (limitado, mas gratuito e acesso de onde estiver), mas eu praticamente não uso graficos.

      disponibiliza sim, quem sabe eu enfeito mais a minha
      bjs

      Excluir
  4. Parabéns pela carteira.
    CTSA3 é uma empresa interessante, mas não me atrai.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CTSA3 é meu "azarão". Pode ser uma futura Hering... vai saber? rsrsrs

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...