Web Analytics

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O momento é bom para comprar ações?


Originalmente publicado em 03/01/2012

Ano de 2012 começando, e o mundo das Finanças fica com aquela futurologia toda, tentando adivinhar quanto vai chegar o Ibovespa ao final do ano, preços alvos de ações e etc.
Vou dar um exemplo prático neste artigo para depois extrapolar para o mercado de ações.
Começo com uma pergunta, você tem duas oportunidades de negócio que se apresentam a você, a saber:
1) Franquia com custo inicial de 430mil e lucro anual 25mil
2) Franquia com custo inicial de 290mil e lucro anual de 40mil
Bom, não precisa ser formado em nenhuma faculdade pra saber a resposta. Obviamente a 2ª opção é muito melhor, pois o investimento inicial é menor e o lucro anual é maior do que na 1ª opção.
Percentualmente falando, na opção 1, teríamos um retorno de 25/430 = 5,8% ao ano, enquanto que na opção 2 o retorno seria de 40/290=13,8% ao ano (mais do que o dobro).
Bom e se eu lhe dissesse que a situação um já ocorreu, só que uma ação. E, quando ocorreu, todas as pessoas estavam achando um excelente negócio, comprando ações sem parar dessa empresa.
Atualmente, a empresa está na segunda situação, no entanto, o mercado vem castigando ela há um ano, e sua cotação sofreu bastante.
Faz sentido? Não parece, não é verdade?
Bom, estou falando da Petrobras (PETR4). Os valores da 1ª situação são de 2008 (só que em bilhões ao invés de milhares), pouco antes de eclodir a crise, quando as ações estavam na estratosfera e qualquer notícia de descoberta de poço fazia as ações subirem como foguete. Inclusive foi nessa época que saiu a notícia do pré-sal (a qual logo depois descobriram que seria caríssimo pra explorar naquele momento), mas o mercado só queria saber de alegria, pois estava otimista. Mas muito otimismo traz uma bolha. E, desavisados e curiosos são os primeiros a se dar mal. Inclusive, conheço vários que se arrasaram, comprando ações uma semana antes da Bolsa começar a derreter.
Já hoje, o cenário é de total pessimismo, crise aqui, crise não sei onde, e blá, blá, blá. Curiosamente, o lucro da empresa só aumentou de lá pra cá (inclusive, batendo o lucro recorde da América Latina). Mas, hoje a empresa valendo 32,5% menos e com lucro 60% maior, as cotações valem 50% menos!
Muito louco, não? É o pessimismo. Quando no fundo do poço, as pessoas acham que o mundo vai acabar, haverá um colapso mundial na economia, as empresas vão quebrar, enfim, voltaremos à Idade da Pedra. Só que a história mostra que não é bem o que ocorre. As empresas podem até patinar, mas as boas empresas se recuperam.
É nessas horas que você deve confiar no seu conhecimento e COMPRAR. “Mas tá todo mundo fugindo da bolsa, vendendo tudo que tem” você dirá. Mas peraí, quem então está comprando? Seriam os otários ou os espertos? Os apressados ou os pacientes? Os desinformados ou os estudiosos do assunto?
É claro que você deve comprar empresas lucrativas e que, mesmo com a crise futura, muito provavelmente continuarão dando lucros.
E, assim como ocorreu com a Petrobras, existem várias outras ações em situação parecida (lucro aumentou, valor de mercado diminuiu). É só procurar, comprar e ser feliz! Então, respondendo ao título do meu e-mail, SIM, o momento é bom para comprar ações. Ano passado estava melhor, mas ainda tem bastante ação barata por aí.
Deixo aqui uma clássica frase do mundo financeiro, quem tem tudo a ver com a artigo:
“Compre ao som dos rojões e venda ao som dos violinos”
Abraços!
OBS.: informo que em nenhum momento estou recomendando compra ou venda de quaisquer ativos da Petrobras. E, como política de transparência, informo que sou acionista da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...